Subalternização e Violência: O Feminino em Cena em Fogo Morto, de José Lins do Rego / Subalternization and Violence: The Female in Scene on Dead Fire by José Lins do Rego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Anjos, Hosanete Farias Porto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Rômulo Davi da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3009
Resumo:  Resumo: Na literatura brasileira, personagens fortes e decididos tendem a tomar o protagonismo de histórias marcadas pelo realismo e uma narrativa densa e envolvente. Esses seres, por vezes, reverberam discursos que fundamentaram a nossa cultura ocidental, naquilo que há de mais primitivo no homem e norteador de seu modo de ser agir, ou seja, as obras literárias são capazes de refletir a nós mesmos e os desejos que guardamos no recôndito de nossas almas. Neste sentido, quando a narrativa descreve e explora o sofrimento da personagem, com a qual no identificamos, o resultado é encontrarmos uma trama capaz de sensibilizar e envolver o leitor. Este é o caso de Marta, uma das sofredoras e mais intrigantes personagens do romance Fogo Morto, escrito por José Lins do Rego, publicado em 1943. Considerado a obra prima do escritor regionalista, a narrativa descreve a decadência dos engenhos de cana-de-açúcar e com eles dos sujeitos que moram ao redor, bem como nas imediações e dependem deles para sobreviver as agruras de um Nordeste tomado pela seca e a posterior fome. Marta, filha do Mestre Zé Amaro, sofre de convulsões nervosas inexplicáveis, além de ser desprezada por seu pai pelo fato de não haver casado com cerca de trinta anos de idade. Sua doença é razão suficiente para que seja espancada por seu pai, preso a ideologia patriarcais, trauma que a faz enlouquecer definitivamente. Nossa pesquisa, numa conexão entre os estudos de gênero e a literatura, pretende investigar, no corpus em cena, as manifestações dessa ideologia dominante que vitimiza e oprime a personagem feminina.  
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