Readaptação dos Professores em Bibliotecas Escolares Públicas no Brasil: Uma Reflexão Psicológica sobre a Autoestima
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v11i34.689 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/689 |
Resumo: | O artigo propõe compreender o adoecimento laboral dos professores readaptados por lei em bibliotecas escolares públicas no Brasil e a relação com concepção psicológica da autoestima. Para tanto é necessário conhecer a história da formação dos professores no Brasil; compreender o processo de adoecimento dos professores readaptados e relacionar a constituição da autoestima com o processo de adoecimento. Diante da experiência obtida na primeira graduação acadêmica em biblioteconomia e a experiência de trabalho, foi possível ampliar o debate do adoecimento em uma perspectiva psicológica e as condições da autoestima destes profissionais. Percebendo a relação entre o direito à readaptação e as possibilidades estruturais de realização profissional e humana. A metodologia empregada foi a pesquisa de caráter qualitativa e bibliográfica, explicativa que abrirá caminho para uma pesquisa de campo que refute ou confirme questões da autoestima relacionada à saúde dos professores readaptados. Dimensionado por pesquisas na internet em plataformas como Scielo, Blogs, Revistas Acadêmicas, Dissertações e Teses. Delimitadas do ano de 1900 a 2016. Os textos foram escolhidos de maneira aleatória em plataformas utilizando frases como: história da formação de professores no Brasil; readaptação de professores; readaptação de professores em bibliotecas escolares; leis da readaptação de professores; bibliotecário exercício profissional, adoecimento psicológico e psicologia versus autoestima. Realizando um recorte de obras de referência das áreas de Biblioteconomia, Direito, Pedagogia e Psicologia, este estudo pretende instigar um novo olhar dos professores readaptados sobre si mesmos sem perderem a identidade profissional, possibilitando no ambiente das bibliotecas escolares públicas um maior desenvolvimento social, educacional, vida profissional e pessoal perante a percepção da autoestima. |
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