A Família da Criança com o Transtorno Espectro Autista (TEA) / The Family of a Child with Autism Spectrum Disorder (ASD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Paula de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pessoa, Carina Costa, Silva, Manuella Pereira, Oliveira, Patrícia Amaral de, Bezerra, Martha Maria Macêdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3421
Resumo: Resumo: O presente estudo tem como base a observação do número crescente de casos no que tange o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na contemporaneidade. Tendo em vista a pluralidade dos arranjos familiares bem como a especificidade do diagnóstico, além da rotina das famílias que é o ponto central do olhar psicossocial. Desta feita, em consonância com tal perspectiva observa-se um amplo campo de pesquisa, através da análise de dos desdobramentos na subjetividade do indivíduo diante das atitudes dos membros do sistema familiar, de maneira nutritiva ou estressora, pois, entende-se ser de vital importância na construção da identidade do infante em sua interação com o mundo. Será relatado acerca dos encargos pelos quais a família se depara para coexistir no mesmo espaço com a criança portadora de TEA ou autismo e sua resiliência em face às adversidades psicossociais. Serão relatadas, também, as peculiaridades do TEA dentro do campo da Psicologia, enfatizando a importância desta para subsidiar outros profissionais bem como a família dessas crianças que desenvolvem tal transtorno, devendo ser impulsionada a se adequar às necessidades procedentes. Além disso, buscou-se identificar as características dos impactos de tormentos psicológicos e as perspectivas futuras destas famílias e de como elas se reconhecem neste contexto. Analisaram-se os reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos e os métodos usados pela família que pode corroborar relações positivas ou negativas no seu cotidiano, sendo de cabal e vital importância na edificação da identidade da criança e o mundo em que se encontra inserida. Acredita-se que o uso do interacionismo simbólico da família e familiares possam subsidiar à capacidade e/ou habilidade para o entendimento dessa questão de acordo com suas praxes e diagnoses.    
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