A Família da Criança com o Transtorno Espectro Autista (TEA) / The Family of a Child with Autism Spectrum Disorder (ASD)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3421 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo tem como base a observação do número crescente de casos no que tange o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na contemporaneidade. Tendo em vista a pluralidade dos arranjos familiares bem como a especificidade do diagnóstico, além da rotina das famílias que é o ponto central do olhar psicossocial. Desta feita, em consonância com tal perspectiva observa-se um amplo campo de pesquisa, através da análise de dos desdobramentos na subjetividade do indivíduo diante das atitudes dos membros do sistema familiar, de maneira nutritiva ou estressora, pois, entende-se ser de vital importância na construção da identidade do infante em sua interação com o mundo. Será relatado acerca dos encargos pelos quais a família se depara para coexistir no mesmo espaço com a criança portadora de TEA ou autismo e sua resiliência em face às adversidades psicossociais. Serão relatadas, também, as peculiaridades do TEA dentro do campo da Psicologia, enfatizando a importância desta para subsidiar outros profissionais bem como a família dessas crianças que desenvolvem tal transtorno, devendo ser impulsionada a se adequar às necessidades procedentes. Além disso, buscou-se identificar as características dos impactos de tormentos psicológicos e as perspectivas futuras destas famílias e de como elas se reconhecem neste contexto. Analisaram-se os reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos e os métodos usados pela família que pode corroborar relações positivas ou negativas no seu cotidiano, sendo de cabal e vital importância na edificação da identidade da criança e o mundo em que se encontra inserida. Acredita-se que o uso do interacionismo simbólico da família e familiares possam subsidiar à capacidade e/ou habilidade para o entendimento dessa questão de acordo com suas praxes e diagnoses. |
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A Família da Criança com o Transtorno Espectro Autista (TEA) / The Family of a Child with Autism Spectrum Disorder (ASD)Autismo. Família. Psicossocial.Resumo: O presente estudo tem como base a observação do número crescente de casos no que tange o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na contemporaneidade. Tendo em vista a pluralidade dos arranjos familiares bem como a especificidade do diagnóstico, além da rotina das famílias que é o ponto central do olhar psicossocial. Desta feita, em consonância com tal perspectiva observa-se um amplo campo de pesquisa, através da análise de dos desdobramentos na subjetividade do indivíduo diante das atitudes dos membros do sistema familiar, de maneira nutritiva ou estressora, pois, entende-se ser de vital importância na construção da identidade do infante em sua interação com o mundo. Será relatado acerca dos encargos pelos quais a família se depara para coexistir no mesmo espaço com a criança portadora de TEA ou autismo e sua resiliência em face às adversidades psicossociais. Serão relatadas, também, as peculiaridades do TEA dentro do campo da Psicologia, enfatizando a importância desta para subsidiar outros profissionais bem como a família dessas crianças que desenvolvem tal transtorno, devendo ser impulsionada a se adequar às necessidades procedentes. Além disso, buscou-se identificar as características dos impactos de tormentos psicológicos e as perspectivas futuras destas famílias e de como elas se reconhecem neste contexto. Analisaram-se os reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos e os métodos usados pela família que pode corroborar relações positivas ou negativas no seu cotidiano, sendo de cabal e vital importância na edificação da identidade da criança e o mundo em que se encontra inserida. Acredita-se que o uso do interacionismo simbólico da família e familiares possam subsidiar à capacidade e/ou habilidade para o entendimento dessa questão de acordo com suas praxes e diagnoses. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/342110.14295/idonline.v16i60.3421ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 15-271981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3421/5320Copyright (c) 2022 Ana Paula de Lima, Carina Costa Pessoa, Manuella Pereira Silva, Patrícia Amaral de Oliveira, Martha Maria Macêdo Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ana Paula dePessoa, Carina CostaSilva, Manuella PereiraOliveira, Patrícia Amaral deBezerra, Martha Maria Macêdo2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3421Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
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