Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Francisco Renato Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ifadireó, Miguel Melo, Teixeira, Marlene Menezes de Souza, Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo, Pinheiro, Tássia Lobato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v13i47.2052
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2052
Resumo: O presente artigo é fruto da vivência enquanto profissional e estagiário de educação física há quase uma década, experiências estas que influenciaram a sensibilização para o trabalho com pessoas com deficiência através da natação e da hidroginástica. O despertar para a relevância do estudo se deu a partir das reuniões do Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (LIEV/ UNILEÃO), fato este que insurgiu na intensificação de leituras e amadurecimento acadêmico e na percepção da necessidade de melhoria de atividades didático-pedagógicas para facilitar o ensino e as práticas de ações de educação física adaptadas aos esportes aquáticos, o qual tornou-se o objetivo da presente investigação. A metodologia utilizada é fruto da abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e método de procedimento de análise documental com uso da abordagem crítica dos discursos. A fundamentação teórica especifica se deu a partir de estudos prévios de amplo reconhecimento pelos pares, a saber: a) o estudo sobre as dificuldades e estratégias para a inserção e melhoria do desempenho escolar de deficientes visuais de Tamires Borges (2016); b) a busca do movimento com autonomia através da natação de Márcia Greguol (2010); e c) o estudo sobre a aprendizagem da natação com crianças com deficiência visual de Catarina Marazini (2006). Os achados nos permitiram concluir que, por um lado, os termos “integração”, “inclusão” e até “infusão” de indivíduos no contexto do esporte são usados como sinônimos para pessoas com deficiência; por outro lado, se foi constado que o termo “esportes para a integração”, no entanto, não conseguiu atingir o sentimento coletivo de inclusão e de adaptação daqueles indivíduos com deficiência; por fim, percebeu-se que o termo “atividade física adaptada” abrangeria o esporte com todos os grupos especiais, entre estes há de se inserir, as com pessoas com deficiência, doenças crônicas e outras restrições. 
id IPES_dd865ae282adc3573a96783cf3085c3e
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2052
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports IntegrativesPessoas com Deficiência; Esportes para Integração; Atividade Física Adaptada; Educação para a Diversidade; Interculturalidade no esporteO presente artigo é fruto da vivência enquanto profissional e estagiário de educação física há quase uma década, experiências estas que influenciaram a sensibilização para o trabalho com pessoas com deficiência através da natação e da hidroginástica. O despertar para a relevância do estudo se deu a partir das reuniões do Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (LIEV/ UNILEÃO), fato este que insurgiu na intensificação de leituras e amadurecimento acadêmico e na percepção da necessidade de melhoria de atividades didático-pedagógicas para facilitar o ensino e as práticas de ações de educação física adaptadas aos esportes aquáticos, o qual tornou-se o objetivo da presente investigação. A metodologia utilizada é fruto da abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e método de procedimento de análise documental com uso da abordagem crítica dos discursos. A fundamentação teórica especifica se deu a partir de estudos prévios de amplo reconhecimento pelos pares, a saber: a) o estudo sobre as dificuldades e estratégias para a inserção e melhoria do desempenho escolar de deficientes visuais de Tamires Borges (2016); b) a busca do movimento com autonomia através da natação de Márcia Greguol (2010); e c) o estudo sobre a aprendizagem da natação com crianças com deficiência visual de Catarina Marazini (2006). Os achados nos permitiram concluir que, por um lado, os termos “integração”, “inclusão” e até “infusão” de indivíduos no contexto do esporte são usados como sinônimos para pessoas com deficiência; por outro lado, se foi constado que o termo “esportes para a integração”, no entanto, não conseguiu atingir o sentimento coletivo de inclusão e de adaptação daqueles indivíduos com deficiência; por fim, percebeu-se que o termo “atividade física adaptada” abrangeria o esporte com todos os grupos especiais, entre estes há de se inserir, as com pessoas com deficiência, doenças crônicas e outras restrições. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Francisco Renato SilvaIfadireó, Miguel MeloTeixeira, Marlene Menezes de SouzaBitu, Vanessa de Carvalho NiloPinheiro, Tássia Lobato2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/205210.14295/idonline.v13i47.2052ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 508-5261981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2052/3139Direitos autorais 2021 Francisco Renato Silva Ferreira, Miguel Melo Ifadireó, Marlene Menezes de Souza Teixeira, Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Tássia Lobato Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
title Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
spellingShingle Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
Ferreira, Francisco Renato Silva
Pessoas com Deficiência; Esportes para Integração; Atividade Física Adaptada; Educação para a Diversidade; Interculturalidade no esporte
Ferreira, Francisco Renato Silva
Pessoas com Deficiência; Esportes para Integração; Atividade Física Adaptada; Educação para a Diversidade; Interculturalidade no esporte
title_short Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
title_full Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
title_fullStr Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
title_full_unstemmed Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
title_sort Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
author Ferreira, Francisco Renato Silva
author_facet Ferreira, Francisco Renato Silva
Ferreira, Francisco Renato Silva
Ifadireó, Miguel Melo
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Pinheiro, Tássia Lobato
Ifadireó, Miguel Melo
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Pinheiro, Tássia Lobato
author_role author
author2 Ifadireó, Miguel Melo
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Pinheiro, Tássia Lobato
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Francisco Renato Silva
Ifadireó, Miguel Melo
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Pinheiro, Tássia Lobato
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas com Deficiência; Esportes para Integração; Atividade Física Adaptada; Educação para a Diversidade; Interculturalidade no esporte
topic Pessoas com Deficiência; Esportes para Integração; Atividade Física Adaptada; Educação para a Diversidade; Interculturalidade no esporte
description O presente artigo é fruto da vivência enquanto profissional e estagiário de educação física há quase uma década, experiências estas que influenciaram a sensibilização para o trabalho com pessoas com deficiência através da natação e da hidroginástica. O despertar para a relevância do estudo se deu a partir das reuniões do Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (LIEV/ UNILEÃO), fato este que insurgiu na intensificação de leituras e amadurecimento acadêmico e na percepção da necessidade de melhoria de atividades didático-pedagógicas para facilitar o ensino e as práticas de ações de educação física adaptadas aos esportes aquáticos, o qual tornou-se o objetivo da presente investigação. A metodologia utilizada é fruto da abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e método de procedimento de análise documental com uso da abordagem crítica dos discursos. A fundamentação teórica especifica se deu a partir de estudos prévios de amplo reconhecimento pelos pares, a saber: a) o estudo sobre as dificuldades e estratégias para a inserção e melhoria do desempenho escolar de deficientes visuais de Tamires Borges (2016); b) a busca do movimento com autonomia através da natação de Márcia Greguol (2010); e c) o estudo sobre a aprendizagem da natação com crianças com deficiência visual de Catarina Marazini (2006). Os achados nos permitiram concluir que, por um lado, os termos “integração”, “inclusão” e até “infusão” de indivíduos no contexto do esporte são usados como sinônimos para pessoas com deficiência; por outro lado, se foi constado que o termo “esportes para a integração”, no entanto, não conseguiu atingir o sentimento coletivo de inclusão e de adaptação daqueles indivíduos com deficiência; por fim, percebeu-se que o termo “atividade física adaptada” abrangeria o esporte com todos os grupos especiais, entre estes há de se inserir, as com pessoas com deficiência, doenças crônicas e outras restrições. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2052
10.14295/idonline.v13i47.2052
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2052
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i47.2052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2052/3139
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 508-526
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822114007832592384
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v13i47.2052