Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v13i47.2052 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2052 |
Resumo: | O presente artigo é fruto da vivência enquanto profissional e estagiário de educação física há quase uma década, experiências estas que influenciaram a sensibilização para o trabalho com pessoas com deficiência através da natação e da hidroginástica. O despertar para a relevância do estudo se deu a partir das reuniões do Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (LIEV/ UNILEÃO), fato este que insurgiu na intensificação de leituras e amadurecimento acadêmico e na percepção da necessidade de melhoria de atividades didático-pedagógicas para facilitar o ensino e as práticas de ações de educação física adaptadas aos esportes aquáticos, o qual tornou-se o objetivo da presente investigação. A metodologia utilizada é fruto da abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e método de procedimento de análise documental com uso da abordagem crítica dos discursos. A fundamentação teórica especifica se deu a partir de estudos prévios de amplo reconhecimento pelos pares, a saber: a) o estudo sobre as dificuldades e estratégias para a inserção e melhoria do desempenho escolar de deficientes visuais de Tamires Borges (2016); b) a busca do movimento com autonomia através da natação de Márcia Greguol (2010); e c) o estudo sobre a aprendizagem da natação com crianças com deficiência visual de Catarina Marazini (2006). Os achados nos permitiram concluir que, por um lado, os termos “integração”, “inclusão” e até “infusão” de indivíduos no contexto do esporte são usados como sinônimos para pessoas com deficiência; por outro lado, se foi constado que o termo “esportes para a integração”, no entanto, não conseguiu atingir o sentimento coletivo de inclusão e de adaptação daqueles indivíduos com deficiência; por fim, percebeu-se que o termo “atividade física adaptada” abrangeria o esporte com todos os grupos especiais, entre estes há de se inserir, as com pessoas com deficiência, doenças crônicas e outras restrições. |
id |
IPES_dd865ae282adc3573a96783cf3085c3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2052 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports IntegrativesPessoas com Deficiência; Esportes para Integração; Atividade Física Adaptada; Educação para a Diversidade; Interculturalidade no esporteO presente artigo é fruto da vivência enquanto profissional e estagiário de educação física há quase uma década, experiências estas que influenciaram a sensibilização para o trabalho com pessoas com deficiência através da natação e da hidroginástica. O despertar para a relevância do estudo se deu a partir das reuniões do Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (LIEV/ UNILEÃO), fato este que insurgiu na intensificação de leituras e amadurecimento acadêmico e na percepção da necessidade de melhoria de atividades didático-pedagógicas para facilitar o ensino e as práticas de ações de educação física adaptadas aos esportes aquáticos, o qual tornou-se o objetivo da presente investigação. A metodologia utilizada é fruto da abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e método de procedimento de análise documental com uso da abordagem crítica dos discursos. A fundamentação teórica especifica se deu a partir de estudos prévios de amplo reconhecimento pelos pares, a saber: a) o estudo sobre as dificuldades e estratégias para a inserção e melhoria do desempenho escolar de deficientes visuais de Tamires Borges (2016); b) a busca do movimento com autonomia através da natação de Márcia Greguol (2010); e c) o estudo sobre a aprendizagem da natação com crianças com deficiência visual de Catarina Marazini (2006). Os achados nos permitiram concluir que, por um lado, os termos “integração”, “inclusão” e até “infusão” de indivíduos no contexto do esporte são usados como sinônimos para pessoas com deficiência; por outro lado, se foi constado que o termo “esportes para a integração”, no entanto, não conseguiu atingir o sentimento coletivo de inclusão e de adaptação daqueles indivíduos com deficiência; por fim, percebeu-se que o termo “atividade física adaptada” abrangeria o esporte com todos os grupos especiais, entre estes há de se inserir, as com pessoas com deficiência, doenças crônicas e outras restrições. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Francisco Renato SilvaIfadireó, Miguel MeloTeixeira, Marlene Menezes de SouzaBitu, Vanessa de Carvalho NiloPinheiro, Tássia Lobato2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/205210.14295/idonline.v13i47.2052ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 508-5261981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2052/3139Direitos autorais 2021 Francisco Renato Silva Ferreira, Miguel Melo Ifadireó, Marlene Menezes de Souza Teixeira, Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Tássia Lobato Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives |
title |
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives |
spellingShingle |
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives Ferreira, Francisco Renato Silva Pessoas com Deficiência; Esportes para Integração; Atividade Física Adaptada; Educação para a Diversidade; Interculturalidade no esporte Ferreira, Francisco Renato Silva Pessoas com Deficiência; Esportes para Integração; Atividade Física Adaptada; Educação para a Diversidade; Interculturalidade no esporte |
title_short |
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives |
title_full |
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives |
title_fullStr |
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives |
title_full_unstemmed |
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives |
title_sort |
Estratégias no Trabalho com Crianças e Adolescentes com Deficiências Através de Esportes Aquáticos Integrativos / Strategies in Working with Children and Adolescents with Disabilities Through Water Sports Integratives |
author |
Ferreira, Francisco Renato Silva |
author_facet |
Ferreira, Francisco Renato Silva Ferreira, Francisco Renato Silva Ifadireó, Miguel Melo Teixeira, Marlene Menezes de Souza Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo Pinheiro, Tássia Lobato Ifadireó, Miguel Melo Teixeira, Marlene Menezes de Souza Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo Pinheiro, Tássia Lobato |
author_role |
author |
author2 |
Ifadireó, Miguel Melo Teixeira, Marlene Menezes de Souza Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo Pinheiro, Tássia Lobato |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Francisco Renato Silva Ifadireó, Miguel Melo Teixeira, Marlene Menezes de Souza Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo Pinheiro, Tássia Lobato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoas com Deficiência; Esportes para Integração; Atividade Física Adaptada; Educação para a Diversidade; Interculturalidade no esporte |
topic |
Pessoas com Deficiência; Esportes para Integração; Atividade Física Adaptada; Educação para a Diversidade; Interculturalidade no esporte |
description |
O presente artigo é fruto da vivência enquanto profissional e estagiário de educação física há quase uma década, experiências estas que influenciaram a sensibilização para o trabalho com pessoas com deficiência através da natação e da hidroginástica. O despertar para a relevância do estudo se deu a partir das reuniões do Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (LIEV/ UNILEÃO), fato este que insurgiu na intensificação de leituras e amadurecimento acadêmico e na percepção da necessidade de melhoria de atividades didático-pedagógicas para facilitar o ensino e as práticas de ações de educação física adaptadas aos esportes aquáticos, o qual tornou-se o objetivo da presente investigação. A metodologia utilizada é fruto da abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e método de procedimento de análise documental com uso da abordagem crítica dos discursos. A fundamentação teórica especifica se deu a partir de estudos prévios de amplo reconhecimento pelos pares, a saber: a) o estudo sobre as dificuldades e estratégias para a inserção e melhoria do desempenho escolar de deficientes visuais de Tamires Borges (2016); b) a busca do movimento com autonomia através da natação de Márcia Greguol (2010); e c) o estudo sobre a aprendizagem da natação com crianças com deficiência visual de Catarina Marazini (2006). Os achados nos permitiram concluir que, por um lado, os termos “integração”, “inclusão” e até “infusão” de indivíduos no contexto do esporte são usados como sinônimos para pessoas com deficiência; por outro lado, se foi constado que o termo “esportes para a integração”, no entanto, não conseguiu atingir o sentimento coletivo de inclusão e de adaptação daqueles indivíduos com deficiência; por fim, percebeu-se que o termo “atividade física adaptada” abrangeria o esporte com todos os grupos especiais, entre estes há de se inserir, as com pessoas com deficiência, doenças crônicas e outras restrições. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2052 10.14295/idonline.v13i47.2052 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2052 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.2052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2052/3139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 508-526 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822114007832592384 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.2052 |