Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Eliane Meira de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Maria Antonieta Pereira Tigre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/589
Resumo: A surdez é caracterizada pela perda da percepção normal dos sons. Os profissionais que atuam na atenção básica precisam estar preparados para acolher e prestar atendimento a toda a população, inclusive ao usuário com deficiência auditiva, pois esta deve considerar o indivíduo em sua particularidade, complexidade, integralidade e inserção sociocultural. A atenção básica é considerada, dentro da rede de atenção à saúde como o primeiro nível, sendo a porta de entrada do usuário para os serviços ofertados pelo sistema único de saúde, e tem o papel de desenvolver estratégias que possibilitem ao indivíduo viver de modo saudável, autônomo e sem limitações físicas ou de comunicação. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral investigar o preparo da equipe multiprofissional quanto ao atendimento a pessoa surda na atenção básica, e como objetivos específicos: identificar as dificuldades encontradas pelos profissionais durante o atendimento ao surdo; evidenciar as estratégias de comunicação utilizadas pelos profissionais no atendimento ao surdo e verificar a existência de formação ou capacitação do profissional da atenção básica para atendimento ao surdo. O estudo foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico através de busca eletrônica de trabalhos científicos. Foi possível perceber que o atendimento aos surdos na saúde pública está em processo de construção e ainda apresenta sérias deficiências. Assim, para sanar as dificuldades existentes é necessário a presença de acompanhante ou intérpretes preparados que estejam à disposição do serviço e a inclusão de curso de LIBRAS e de disciplinas que abordem os aspectos da comunicação com o surdo no currículo acadêmico das graduações da área de saúde.
id IPES_de3b17b162e11164e13b60146bff9057
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/589
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinarAtenção primária a saúde, Deficiência auditiva, Libras, Comunicação.A surdez é caracterizada pela perda da percepção normal dos sons. Os profissionais que atuam na atenção básica precisam estar preparados para acolher e prestar atendimento a toda a população, inclusive ao usuário com deficiência auditiva, pois esta deve considerar o indivíduo em sua particularidade, complexidade, integralidade e inserção sociocultural. A atenção básica é considerada, dentro da rede de atenção à saúde como o primeiro nível, sendo a porta de entrada do usuário para os serviços ofertados pelo sistema único de saúde, e tem o papel de desenvolver estratégias que possibilitem ao indivíduo viver de modo saudável, autônomo e sem limitações físicas ou de comunicação. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral investigar o preparo da equipe multiprofissional quanto ao atendimento a pessoa surda na atenção básica, e como objetivos específicos: identificar as dificuldades encontradas pelos profissionais durante o atendimento ao surdo; evidenciar as estratégias de comunicação utilizadas pelos profissionais no atendimento ao surdo e verificar a existência de formação ou capacitação do profissional da atenção básica para atendimento ao surdo. O estudo foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico através de busca eletrônica de trabalhos científicos. Foi possível perceber que o atendimento aos surdos na saúde pública está em processo de construção e ainda apresenta sérias deficiências. Assim, para sanar as dificuldades existentes é necessário a presença de acompanhante ou intérpretes preparados que estejam à disposição do serviço e a inclusão de curso de LIBRAS e de disciplinas que abordem os aspectos da comunicação com o surdo no currículo acadêmico das graduações da área de saúde.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSousa, Eliane Meira deAlmeida, Maria Antonieta Pereira Tigre2016-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/58910.14295/idonline.v10i33.589ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl. 1; 72-821981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/589/874Direitos autorais 2021 Eliane Meira de Sousa, Maria Antonieta Pereira Tigre Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T12:43:55Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinar
title Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinar
spellingShingle Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinar
Sousa, Eliane Meira de
Atenção primária a saúde, Deficiência auditiva, Libras, Comunicação.
title_short Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinar
title_full Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinar
title_fullStr Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinar
title_full_unstemmed Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinar
title_sort Atendimento ao surdo na atenção básica: perspectiva da equipe multidisciplinar
author Sousa, Eliane Meira de
author_facet Sousa, Eliane Meira de
Almeida, Maria Antonieta Pereira Tigre
author_role author
author2 Almeida, Maria Antonieta Pereira Tigre
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Eliane Meira de
Almeida, Maria Antonieta Pereira Tigre
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária a saúde, Deficiência auditiva, Libras, Comunicação.
topic Atenção primária a saúde, Deficiência auditiva, Libras, Comunicação.
description A surdez é caracterizada pela perda da percepção normal dos sons. Os profissionais que atuam na atenção básica precisam estar preparados para acolher e prestar atendimento a toda a população, inclusive ao usuário com deficiência auditiva, pois esta deve considerar o indivíduo em sua particularidade, complexidade, integralidade e inserção sociocultural. A atenção básica é considerada, dentro da rede de atenção à saúde como o primeiro nível, sendo a porta de entrada do usuário para os serviços ofertados pelo sistema único de saúde, e tem o papel de desenvolver estratégias que possibilitem ao indivíduo viver de modo saudável, autônomo e sem limitações físicas ou de comunicação. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral investigar o preparo da equipe multiprofissional quanto ao atendimento a pessoa surda na atenção básica, e como objetivos específicos: identificar as dificuldades encontradas pelos profissionais durante o atendimento ao surdo; evidenciar as estratégias de comunicação utilizadas pelos profissionais no atendimento ao surdo e verificar a existência de formação ou capacitação do profissional da atenção básica para atendimento ao surdo. O estudo foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico através de busca eletrônica de trabalhos científicos. Foi possível perceber que o atendimento aos surdos na saúde pública está em processo de construção e ainda apresenta sérias deficiências. Assim, para sanar as dificuldades existentes é necessário a presença de acompanhante ou intérpretes preparados que estejam à disposição do serviço e a inclusão de curso de LIBRAS e de disciplinas que abordem os aspectos da comunicação com o surdo no currículo acadêmico das graduações da área de saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/589
10.14295/idonline.v10i33.589
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/589
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i33.589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/589/874
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Eliane Meira de Sousa, Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Eliane Meira de Sousa, Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl. 1; 72-82
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053953574174720