Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1888 |
Resumo: | O tema dessa pesquisa é o ensino da geografia, tendo como foco o uso da cartografia no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de abordagem quantitativa. O principal objetivo trazer uma reflexão sobre a importância da linguagem cartográfica presente no cotidiano para o ensino da Geografia. Com o propósito de verificar como os professores utilizam os recursos cartográficos no Ensino Fundamental, Médio e Normal Médio da escola. O universo de pesquisa foi a Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga, em Araripina - PE. A amostra foi composta de 215 sujeitos, sendo eles: 15 professores e 200 alunos. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da entrevista com utilização do instrumento o questionário dirigido aos professores e alunos, e realizou-se a análise dos instrumentos. Concluiu-se que o ensino da Geografia associado a uma prática pedagógica com ênfase na Cartografia encontra-se muito comprometido, ao ponto dos alunos do Ensino Médio e do Normal Médio em séries finais, especificadamente nos terceiros e quartos anos, manifestarem expectativas de aprendizagens iguais aos dos anos finais, especificadamente nonos anos do Ensino Fundamental, não consolidando as expectativas propostas para cada ano de escolaridade, ou seja, a proficiência não avança do básico para o desejável. |
id |
IPES_e06ba386ca92a15a308ee9e5f1f43e00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1888 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz GonzagaCartografia, Ensino da Geografia, Prática Pedagógica, RepresentaçõesO tema dessa pesquisa é o ensino da geografia, tendo como foco o uso da cartografia no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de abordagem quantitativa. O principal objetivo trazer uma reflexão sobre a importância da linguagem cartográfica presente no cotidiano para o ensino da Geografia. Com o propósito de verificar como os professores utilizam os recursos cartográficos no Ensino Fundamental, Médio e Normal Médio da escola. O universo de pesquisa foi a Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga, em Araripina - PE. A amostra foi composta de 215 sujeitos, sendo eles: 15 professores e 200 alunos. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da entrevista com utilização do instrumento o questionário dirigido aos professores e alunos, e realizou-se a análise dos instrumentos. Concluiu-se que o ensino da Geografia associado a uma prática pedagógica com ênfase na Cartografia encontra-se muito comprometido, ao ponto dos alunos do Ensino Médio e do Normal Médio em séries finais, especificadamente nos terceiros e quartos anos, manifestarem expectativas de aprendizagens iguais aos dos anos finais, especificadamente nonos anos do Ensino Fundamental, não consolidando as expectativas propostas para cada ano de escolaridade, ou seja, a proficiência não avança do básico para o desejável. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFeitosa, Ana Karyna RégisVideira, Márcia Cristina Moraes Cotas2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/188810.14295/idonline.v13i46.1888ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 332-3581981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1888/2860Direitos autorais 2021 Ana Karyna Régis Feitosa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T13:02:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga |
title |
Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga |
spellingShingle |
Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga Feitosa, Ana Karyna Régis Cartografia, Ensino da Geografia, Prática Pedagógica, Representações |
title_short |
Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga |
title_full |
Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga |
title_fullStr |
Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga |
title_full_unstemmed |
Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga |
title_sort |
Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga |
author |
Feitosa, Ana Karyna Régis |
author_facet |
Feitosa, Ana Karyna Régis Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas |
author_role |
author |
author2 |
Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Ana Karyna Régis Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia, Ensino da Geografia, Prática Pedagógica, Representações |
topic |
Cartografia, Ensino da Geografia, Prática Pedagógica, Representações |
description |
O tema dessa pesquisa é o ensino da geografia, tendo como foco o uso da cartografia no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de abordagem quantitativa. O principal objetivo trazer uma reflexão sobre a importância da linguagem cartográfica presente no cotidiano para o ensino da Geografia. Com o propósito de verificar como os professores utilizam os recursos cartográficos no Ensino Fundamental, Médio e Normal Médio da escola. O universo de pesquisa foi a Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga, em Araripina - PE. A amostra foi composta de 215 sujeitos, sendo eles: 15 professores e 200 alunos. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da entrevista com utilização do instrumento o questionário dirigido aos professores e alunos, e realizou-se a análise dos instrumentos. Concluiu-se que o ensino da Geografia associado a uma prática pedagógica com ênfase na Cartografia encontra-se muito comprometido, ao ponto dos alunos do Ensino Médio e do Normal Médio em séries finais, especificadamente nos terceiros e quartos anos, manifestarem expectativas de aprendizagens iguais aos dos anos finais, especificadamente nonos anos do Ensino Fundamental, não consolidando as expectativas propostas para cada ano de escolaridade, ou seja, a proficiência não avança do básico para o desejável. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1888 10.14295/idonline.v13i46.1888 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1888 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i46.1888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1888/2860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Karyna Régis Feitosa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Karyna Régis Feitosa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 332-358 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957929959424 |