Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Ana Karyna Régis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1888
Resumo: O tema dessa pesquisa é o ensino da geografia, tendo como foco o uso da cartografia no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de abordagem quantitativa. O principal objetivo trazer uma reflexão sobre a importância da linguagem cartográfica presente no cotidiano para o ensino da Geografia. Com o propósito de verificar como os professores utilizam os recursos cartográficos no Ensino Fundamental, Médio e Normal Médio da escola. O universo de pesquisa foi a Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga, em Araripina - PE. A amostra foi composta de 215 sujeitos, sendo eles: 15 professores e 200 alunos. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da entrevista com utilização do instrumento o questionário dirigido aos professores e alunos, e realizou-se a análise dos instrumentos. Concluiu-se que o ensino da Geografia associado a uma prática pedagógica com ênfase na Cartografia encontra-se muito comprometido, ao ponto dos alunos do Ensino Médio e do Normal Médio em séries finais, especificadamente nos terceiros e quartos anos, manifestarem expectativas de aprendizagens iguais aos dos anos finais, especificadamente nonos anos do Ensino Fundamental, não consolidando as expectativas propostas para cada ano de escolaridade, ou seja, a proficiência não avança do básico para o desejável.   
id IPES_e06ba386ca92a15a308ee9e5f1f43e00
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1888
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz GonzagaCartografia, Ensino da Geografia, Prática Pedagógica, RepresentaçõesO tema dessa pesquisa é o ensino da geografia, tendo como foco o uso da cartografia no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de abordagem quantitativa. O principal objetivo trazer uma reflexão sobre a importância da linguagem cartográfica presente no cotidiano para o ensino da Geografia. Com o propósito de verificar como os professores utilizam os recursos cartográficos no Ensino Fundamental, Médio e Normal Médio da escola. O universo de pesquisa foi a Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga, em Araripina - PE. A amostra foi composta de 215 sujeitos, sendo eles: 15 professores e 200 alunos. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da entrevista com utilização do instrumento o questionário dirigido aos professores e alunos, e realizou-se a análise dos instrumentos. Concluiu-se que o ensino da Geografia associado a uma prática pedagógica com ênfase na Cartografia encontra-se muito comprometido, ao ponto dos alunos do Ensino Médio e do Normal Médio em séries finais, especificadamente nos terceiros e quartos anos, manifestarem expectativas de aprendizagens iguais aos dos anos finais, especificadamente nonos anos do Ensino Fundamental, não consolidando as expectativas propostas para cada ano de escolaridade, ou seja, a proficiência não avança do básico para o desejável.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFeitosa, Ana Karyna RégisVideira, Márcia Cristina Moraes Cotas2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/188810.14295/idonline.v13i46.1888ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 332-3581981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1888/2860Direitos autorais 2021 Ana Karyna Régis Feitosa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T13:02:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga
title Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga
spellingShingle Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga
Feitosa, Ana Karyna Régis
Cartografia, Ensino da Geografia, Prática Pedagógica, Representações
title_short Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga
title_full Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga
title_fullStr Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga
title_full_unstemmed Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga
title_sort Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga
author Feitosa, Ana Karyna Régis
author_facet Feitosa, Ana Karyna Régis
Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas
author_role author
author2 Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Ana Karyna Régis
Videira, Márcia Cristina Moraes Cotas
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia, Ensino da Geografia, Prática Pedagógica, Representações
topic Cartografia, Ensino da Geografia, Prática Pedagógica, Representações
description O tema dessa pesquisa é o ensino da geografia, tendo como foco o uso da cartografia no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de abordagem quantitativa. O principal objetivo trazer uma reflexão sobre a importância da linguagem cartográfica presente no cotidiano para o ensino da Geografia. Com o propósito de verificar como os professores utilizam os recursos cartográficos no Ensino Fundamental, Médio e Normal Médio da escola. O universo de pesquisa foi a Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga, em Araripina - PE. A amostra foi composta de 215 sujeitos, sendo eles: 15 professores e 200 alunos. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da entrevista com utilização do instrumento o questionário dirigido aos professores e alunos, e realizou-se a análise dos instrumentos. Concluiu-se que o ensino da Geografia associado a uma prática pedagógica com ênfase na Cartografia encontra-se muito comprometido, ao ponto dos alunos do Ensino Médio e do Normal Médio em séries finais, especificadamente nos terceiros e quartos anos, manifestarem expectativas de aprendizagens iguais aos dos anos finais, especificadamente nonos anos do Ensino Fundamental, não consolidando as expectativas propostas para cada ano de escolaridade, ou seja, a proficiência não avança do básico para o desejável.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1888
10.14295/idonline.v13i46.1888
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1888
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i46.1888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1888/2860
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Karyna Régis Feitosa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Karyna Régis Feitosa, Márcia Cristina Moraes Cotas Videira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 332-358
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957929959424