Reflexões sobre a Formação dos Discentes de Odontologia para Enfrentamento da Violência Doméstica no Exercício Profissional / Reflections on the Training of Dentistry Students to Cope with Domestic Violence in Professional Practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Antonio Gean Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes Filho, Messias, Ferreira, Francisco Renato Silva, Ifadireó, Miguel Melo, inheiro, Tássia Lobato, Pita Neto, Ivo Cavalcante, Bitu, Vanessa de Carvalho Nilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v14i53.2858
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2858
Resumo: Resumo: A violência doméstica (VD) caracteriza-se pela ação e/ou omissão perpetradas no contexto familiar, resultando em danos à integridade física, psicológica ou a liberdade das vítimas que são geralmente crianças, adolescentes, mulheres e idosos. O objetivo desse estudo é descrever aspectos da violência doméstica e propor reflexões sobre as normatizações que vinculam os odontólogos a essa temática, bem como investigar a formação dos discentes de Odontologia para o enfrentamento dessa problemática. Foi realizada uma revisão de literatura, de natureza qualitativa, através das bases de dados da PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde utilizando as palavras-chaves: violência doméstica, currículo profissional, saúde integral, ensino em saúde e Odontologia. A análise dos artigos selecionados trouxe à tona diversos aspectos sobre as violências e seus fatores agravantes, como a subnotificação dos casos, a formação dos profissionais em relação ao enfrentamento dos casos de VD e sobre os grupos vulneráveis no novo modelo familiar vigente no século XXI.  Conclui-se que o combate à VD precisa ser realizado por uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais de diferentes áreas do conhecimento e que o cirurgião-dentista não pode limitar-se ao modelo biologicista diante dessa problemática social e de saúde.  Sugere-se que as discussões sobre a legislação vigente envolvendo essa temática permeiem a formação discente e as capacitações profissionais. 
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spelling Reflexões sobre a Formação dos Discentes de Odontologia para Enfrentamento da Violência Doméstica no Exercício Profissional / Reflections on the Training of Dentistry Students to Cope with Domestic Violence in Professional Practiceviolência doméstica; currículo profissional; ensino em saúde; OdontologiaResumo: A violência doméstica (VD) caracteriza-se pela ação e/ou omissão perpetradas no contexto familiar, resultando em danos à integridade física, psicológica ou a liberdade das vítimas que são geralmente crianças, adolescentes, mulheres e idosos. O objetivo desse estudo é descrever aspectos da violência doméstica e propor reflexões sobre as normatizações que vinculam os odontólogos a essa temática, bem como investigar a formação dos discentes de Odontologia para o enfrentamento dessa problemática. Foi realizada uma revisão de literatura, de natureza qualitativa, através das bases de dados da PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde utilizando as palavras-chaves: violência doméstica, currículo profissional, saúde integral, ensino em saúde e Odontologia. A análise dos artigos selecionados trouxe à tona diversos aspectos sobre as violências e seus fatores agravantes, como a subnotificação dos casos, a formação dos profissionais em relação ao enfrentamento dos casos de VD e sobre os grupos vulneráveis no novo modelo familiar vigente no século XXI.  Conclui-se que o combate à VD precisa ser realizado por uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais de diferentes áreas do conhecimento e que o cirurgião-dentista não pode limitar-se ao modelo biologicista diante dessa problemática social e de saúde.  Sugere-se que as discussões sobre a legislação vigente envolvendo essa temática permeiem a formação discente e as capacitações profissionais. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlencar, Antonio Gean Oliveira deGomes Filho, MessiasFerreira, Francisco Renato SilvaIfadireó, Miguel Meloinheiro, Tássia LobatoPita Neto, Ivo CavalcanteBitu, Vanessa de Carvalho Nilo2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/285810.14295/idonline.v14i53.2858ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 178-1971981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2858/4563Direitos autorais 2021 Antonio Gean Oliveira de Alencar, Messias Gomes Filho, Francisco Renato Silva Ferreira, Miguel Melo Ifadireó, Tássia Lobato inheiro, Ivo Cavalcante Pita Neto, Vanessa de Carvalho Nilo Bituhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
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