O Fazer do Psicólogo do NASF e o Processo de Educação em Saúde Frente à Sexualidade na Adolescência
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1027 |
Resumo: | O presente estudo visa analisar através de teorizações como o psicólogo do NASF atua, no processo de educação em saúde, diante da sexualidade na adolescência. Sabe-se que o NASF é um espaço relevante para concretização de intervenções profundas no âmbito psicossocial. Além disso, é imperativo pensar na relevância do trabalho com o público adolescente, visto que esta fase da vida demanda um olhar diferenciado, a adolescência é um fenômeno relativamente novo do ponto de vista científico e empírico, sendo considerada uma fase de alterações relevantes e que repercute em vários âmbitos. Também é primal pensar no processo de Educação em Saúde como lócus central na lida com esses sujeitos tendo em vista sua pertinência como método de atuação, ou seja, mediante intervenções grupais que facilitam o processo de mediação frente ao foco desse tipo de atuação. Nesse sentido, a intervenção psicológica, partindo desses princípios, revela-se fundamental na medida em que gera mudança nos sujeitos e consequentemente espaço para atitudes mais calcadas na realidade vivida por eles e, portanto, mais conscientes. |
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O Fazer do Psicólogo do NASF e o Processo de Educação em Saúde Frente à Sexualidade na AdolescênciaPsicólogo, Educação em saúde, SexualidadeO presente estudo visa analisar através de teorizações como o psicólogo do NASF atua, no processo de educação em saúde, diante da sexualidade na adolescência. Sabe-se que o NASF é um espaço relevante para concretização de intervenções profundas no âmbito psicossocial. Além disso, é imperativo pensar na relevância do trabalho com o público adolescente, visto que esta fase da vida demanda um olhar diferenciado, a adolescência é um fenômeno relativamente novo do ponto de vista científico e empírico, sendo considerada uma fase de alterações relevantes e que repercute em vários âmbitos. Também é primal pensar no processo de Educação em Saúde como lócus central na lida com esses sujeitos tendo em vista sua pertinência como método de atuação, ou seja, mediante intervenções grupais que facilitam o processo de mediação frente ao foco desse tipo de atuação. Nesse sentido, a intervenção psicológica, partindo desses princípios, revela-se fundamental na medida em que gera mudança nos sujeitos e consequentemente espaço para atitudes mais calcadas na realidade vivida por eles e, portanto, mais conscientes. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORTeixeira, Iasminny LoiolaSilva, Adriana Maria Simião da2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/102710.14295/idonline.v12i39.1027ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 772-7851981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1027/1466Direitos autorais 2021 Iasminny Loiola Teixeira, Adriana Maria Simião da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:52:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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