O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2766 |
Resumo: | Resumo: O artigo em pauta busca desenvolver a temática do letramento e alfabetização no ensino fundamental – anos iniciais na escola pública Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante-PE. Cujo objetivo é analisar o desempenho dos alunos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na perspectiva do letramento, tendo como premissa básica a leitura e a escrita em relação a compreensão dos mesmos nos contextos sociais. O estudo diz respeito aos conceitos, metodologias e estratégias de ação no processo de leitura e escrita dos estudantes, na perspectiva de contribuir para sanar as lacunas existentes com foco no letramento como prática social. A metodologia adotada será de caráter qualitativo e procedimento monográfico (estudo de caso), através de um questionário aplicado à duas professoras da Educação Básica, contendo 04 perguntas e suas respectivas respostas, que serão apresentadas e analisadas a luz das práticas sociais. Contudo, com o apoio familiar, é possível chegar perto do desejável que é o ensino e a aprendizagem com sucesso. Com base nisso, constatou-se que letrar vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências da sociedade atual. |
id |
IPES_edd893ff235569de0297df56ba370c9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2766 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PEAlfabetização. Ensino. Escola. Família. LetramentoResumo: O artigo em pauta busca desenvolver a temática do letramento e alfabetização no ensino fundamental – anos iniciais na escola pública Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante-PE. Cujo objetivo é analisar o desempenho dos alunos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na perspectiva do letramento, tendo como premissa básica a leitura e a escrita em relação a compreensão dos mesmos nos contextos sociais. O estudo diz respeito aos conceitos, metodologias e estratégias de ação no processo de leitura e escrita dos estudantes, na perspectiva de contribuir para sanar as lacunas existentes com foco no letramento como prática social. A metodologia adotada será de caráter qualitativo e procedimento monográfico (estudo de caso), através de um questionário aplicado à duas professoras da Educação Básica, contendo 04 perguntas e suas respectivas respostas, que serão apresentadas e analisadas a luz das práticas sociais. Contudo, com o apoio familiar, é possível chegar perto do desejável que é o ensino e a aprendizagem com sucesso. Com base nisso, constatou-se que letrar vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências da sociedade atual. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Milene Iraneide daFrança, Aurenia Pereira deSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/276610.14295/idonline.v14i52.2766ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 879-8911981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2766/4342Direitos autorais 2021 Milene Iraneide da Silva, Aurenia Pereira de França, Maria do Socorro Cordeiro de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE |
title |
O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE |
spellingShingle |
O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE Silva, Milene Iraneide da Alfabetização. Ensino. Escola. Família. Letramento |
title_short |
O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE |
title_full |
O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE |
title_fullStr |
O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE |
title_full_unstemmed |
O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE |
title_sort |
O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE |
author |
Silva, Milene Iraneide da |
author_facet |
Silva, Milene Iraneide da França, Aurenia Pereira de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author_role |
author |
author2 |
França, Aurenia Pereira de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Milene Iraneide da França, Aurenia Pereira de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Ensino. Escola. Família. Letramento |
topic |
Alfabetização. Ensino. Escola. Família. Letramento |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: O artigo em pauta busca desenvolver a temática do letramento e alfabetização no ensino fundamental – anos iniciais na escola pública Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante-PE. Cujo objetivo é analisar o desempenho dos alunos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na perspectiva do letramento, tendo como premissa básica a leitura e a escrita em relação a compreensão dos mesmos nos contextos sociais. O estudo diz respeito aos conceitos, metodologias e estratégias de ação no processo de leitura e escrita dos estudantes, na perspectiva de contribuir para sanar as lacunas existentes com foco no letramento como prática social. A metodologia adotada será de caráter qualitativo e procedimento monográfico (estudo de caso), através de um questionário aplicado à duas professoras da Educação Básica, contendo 04 perguntas e suas respectivas respostas, que serão apresentadas e analisadas a luz das práticas sociais. Contudo, com o apoio familiar, é possível chegar perto do desejável que é o ensino e a aprendizagem com sucesso. Com base nisso, constatou-se que letrar vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências da sociedade atual. |
description |
Resumo: O artigo em pauta busca desenvolver a temática do letramento e alfabetização no ensino fundamental – anos iniciais na escola pública Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante-PE. Cujo objetivo é analisar o desempenho dos alunos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na perspectiva do letramento, tendo como premissa básica a leitura e a escrita em relação a compreensão dos mesmos nos contextos sociais. O estudo diz respeito aos conceitos, metodologias e estratégias de ação no processo de leitura e escrita dos estudantes, na perspectiva de contribuir para sanar as lacunas existentes com foco no letramento como prática social. A metodologia adotada será de caráter qualitativo e procedimento monográfico (estudo de caso), através de um questionário aplicado à duas professoras da Educação Básica, contendo 04 perguntas e suas respectivas respostas, que serão apresentadas e analisadas a luz das práticas sociais. Contudo, com o apoio familiar, é possível chegar perto do desejável que é o ensino e a aprendizagem com sucesso. Com base nisso, constatou-se que letrar vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências da sociedade atual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2766 10.14295/idonline.v14i52.2766 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2766 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i52.2766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2766/4342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Milene Iraneide da Silva, Aurenia Pereira de França, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Milene Iraneide da Silva, Aurenia Pereira de França, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 879-891 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037426397478912 |