O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Milene Iraneide da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França, Aurenia Pereira de, Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2766
Resumo: Resumo: O artigo em pauta busca desenvolver a temática do letramento e alfabetização no ensino fundamental – anos iniciais na escola pública Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante-PE. Cujo objetivo é analisar o desempenho dos alunos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na perspectiva do letramento, tendo como premissa básica a leitura e a escrita em relação a compreensão dos mesmos nos contextos sociais. O estudo diz respeito aos conceitos, metodologias e estratégias de ação no processo de leitura e escrita dos estudantes, na perspectiva de contribuir para sanar as lacunas existentes com foco no letramento como prática social. A metodologia adotada será de caráter qualitativo e procedimento monográfico (estudo de caso), através de um questionário aplicado à duas professoras da Educação Básica, contendo 04 perguntas e suas respectivas respostas, que serão apresentadas e analisadas a luz das práticas sociais. Contudo, com o apoio familiar, é possível chegar perto do desejável que é o ensino e a aprendizagem com sucesso. Com base nisso, constatou-se que letrar vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências da sociedade atual. 
id IPES_edd893ff235569de0297df56ba370c9a
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2766
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PEAlfabetização. Ensino. Escola. Família. LetramentoResumo: O artigo em pauta busca desenvolver a temática do letramento e alfabetização no ensino fundamental – anos iniciais na escola pública Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante-PE. Cujo objetivo é analisar o desempenho dos alunos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na perspectiva do letramento, tendo como premissa básica a leitura e a escrita em relação a compreensão dos mesmos nos contextos sociais. O estudo diz respeito aos conceitos, metodologias e estratégias de ação no processo de leitura e escrita dos estudantes, na perspectiva de contribuir para sanar as lacunas existentes com foco no letramento como prática social. A metodologia adotada será de caráter qualitativo e procedimento monográfico (estudo de caso), através de um questionário aplicado à duas professoras da Educação Básica, contendo 04 perguntas e suas respectivas respostas, que serão apresentadas e analisadas a luz das práticas sociais. Contudo, com o apoio familiar, é possível chegar perto do desejável que é o ensino e a aprendizagem com sucesso. Com base nisso, constatou-se que letrar vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências da sociedade atual. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Milene Iraneide daFrança, Aurenia Pereira deSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/276610.14295/idonline.v14i52.2766ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 879-8911981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2766/4342Direitos autorais 2021 Milene Iraneide da Silva, Aurenia Pereira de França, Maria do Socorro Cordeiro de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE
title O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE
spellingShingle O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE
Silva, Milene Iraneide da
Alfabetização. Ensino. Escola. Família. Letramento
title_short O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE
title_full O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE
title_fullStr O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE
title_full_unstemmed O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE
title_sort O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE
author Silva, Milene Iraneide da
author_facet Silva, Milene Iraneide da
França, Aurenia Pereira de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author_role author
author2 França, Aurenia Pereira de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Milene Iraneide da
França, Aurenia Pereira de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Ensino. Escola. Família. Letramento
topic Alfabetização. Ensino. Escola. Família. Letramento
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O artigo em pauta busca desenvolver a temática do letramento e alfabetização no ensino fundamental – anos iniciais na escola pública Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante-PE. Cujo objetivo é analisar o desempenho dos alunos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na perspectiva do letramento, tendo como premissa básica a leitura e a escrita em relação a compreensão dos mesmos nos contextos sociais. O estudo diz respeito aos conceitos, metodologias e estratégias de ação no processo de leitura e escrita dos estudantes, na perspectiva de contribuir para sanar as lacunas existentes com foco no letramento como prática social. A metodologia adotada será de caráter qualitativo e procedimento monográfico (estudo de caso), através de um questionário aplicado à duas professoras da Educação Básica, contendo 04 perguntas e suas respectivas respostas, que serão apresentadas e analisadas a luz das práticas sociais. Contudo, com o apoio familiar, é possível chegar perto do desejável que é o ensino e a aprendizagem com sucesso. Com base nisso, constatou-se que letrar vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências da sociedade atual. 
description Resumo: O artigo em pauta busca desenvolver a temática do letramento e alfabetização no ensino fundamental – anos iniciais na escola pública Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante-PE. Cujo objetivo é analisar o desempenho dos alunos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na perspectiva do letramento, tendo como premissa básica a leitura e a escrita em relação a compreensão dos mesmos nos contextos sociais. O estudo diz respeito aos conceitos, metodologias e estratégias de ação no processo de leitura e escrita dos estudantes, na perspectiva de contribuir para sanar as lacunas existentes com foco no letramento como prática social. A metodologia adotada será de caráter qualitativo e procedimento monográfico (estudo de caso), através de um questionário aplicado à duas professoras da Educação Básica, contendo 04 perguntas e suas respectivas respostas, que serão apresentadas e analisadas a luz das práticas sociais. Contudo, com o apoio familiar, é possível chegar perto do desejável que é o ensino e a aprendizagem com sucesso. Com base nisso, constatou-se que letrar vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências da sociedade atual. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2766
10.14295/idonline.v14i52.2766
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2766
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2766/4342
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Milene Iraneide da Silva, Aurenia Pereira de França, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Milene Iraneide da Silva, Aurenia Pereira de França, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 879-891
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037426397478912