Planejamento Estratégico Tributário: Um Estudo de Caso em Empresa do Ramo Varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ubaldo de Jesus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vale Júnior, João Sotero do, Andrade, Carlos Magno Diniz Guerra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/846
Resumo: O presente artigo tem como objetivo de avaliar a importância do planejamento estratégico tributário como ferramenta de gestão eficaz, tomando como base uma empresa comercial do ramo varejista no recôncavo da Bahia. Porque tal ferramenta de gestão é importante para todas as empresas, independente do seu ramo de atividade ou porte econômico. O aporte teórico foi sustentado por: Catelli (1999), Gubert (2004), Maximiano (2006), Camasmie (2011), Lincoln (2011), Oliveira; Chieregato; Júnior e Gomes (2011) dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e explicativa, para análise e tratamento dos dados foi utilizado o método quantitativo. Os resultados encontrados nesse estudo revelam que para realizar o planejamento estratégico tributário, faz-se necessário a consulta a especialistas (Contadores, Administradores ou Advogados) que estudem e/ou trabalhem nas áreas de finanças e tributos, a fim de orientar a alta administração na projeção futura e preventiva para tomada de decisões de forma segura.  
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