Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2107 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva verificar o quanto a prática avaliativa dos docentes do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri se aproxima ou se distancia da proposta de avaliação processual, contínua e mediadora. Para isso, faz uma análise sobre os tipos de instrumentos avaliativos utilizados, a frequência com que a atividade avaliativa se processa, as concepções dos docentes em relação à avaliação e a relação discurso versus prática avaliativa. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos de coleta de dados: um questionário de quesitos objetivos e questões discursivas, que foi respondido por professores do mencionado curso; entrevista semiestruturada com uma das coordenadoras do curso; e observação da fala espontânea dos professores. Os dados e informações coletados foram analisados quanti-qualitativamente, à luz do pertinente referencial teórico adotado. Espera-se que este trabalho investigativo contribua para a sistematização de conhecimentos referentes à prática avaliativa no ensino superior, ajudando a otimizá-la. |
id |
IPES_f4046bffbb7e63e5025bbd00fe959ef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2107 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course /Avaliação. Processo avaliativo. Ensino Superior. Ensino-aprendizagemO presente trabalho objetiva verificar o quanto a prática avaliativa dos docentes do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri se aproxima ou se distancia da proposta de avaliação processual, contínua e mediadora. Para isso, faz uma análise sobre os tipos de instrumentos avaliativos utilizados, a frequência com que a atividade avaliativa se processa, as concepções dos docentes em relação à avaliação e a relação discurso versus prática avaliativa. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos de coleta de dados: um questionário de quesitos objetivos e questões discursivas, que foi respondido por professores do mencionado curso; entrevista semiestruturada com uma das coordenadoras do curso; e observação da fala espontânea dos professores. Os dados e informações coletados foram analisados quanti-qualitativamente, à luz do pertinente referencial teórico adotado. Espera-se que este trabalho investigativo contribua para a sistematização de conhecimentos referentes à prática avaliativa no ensino superior, ajudando a otimizá-la.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORVieira, Luzineide de Sousa dos SantosLima, Maria Loureto2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/210710.14295/idonline.v13i47.2107ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 1097-11221981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2107/3211Direitos autorais 2021 Luzineide de Sousa dos Santos Vieira, Maria Loureto Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T18:02:40Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course / |
title |
Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course / |
spellingShingle |
Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course / Vieira, Luzineide de Sousa dos Santos Avaliação. Processo avaliativo. Ensino Superior. Ensino-aprendizagem |
title_short |
Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course / |
title_full |
Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course / |
title_fullStr |
Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course / |
title_full_unstemmed |
Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course / |
title_sort |
Avaliação no Ensino Superior: Um olhar à Prática Avaliativa do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri / Evaluation in Higher Education: A view of the Evaluation Practice of the Cariri Regional University Pedagogy Course / |
author |
Vieira, Luzineide de Sousa dos Santos |
author_facet |
Vieira, Luzineide de Sousa dos Santos Lima, Maria Loureto |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Loureto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Luzineide de Sousa dos Santos Lima, Maria Loureto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação. Processo avaliativo. Ensino Superior. Ensino-aprendizagem |
topic |
Avaliação. Processo avaliativo. Ensino Superior. Ensino-aprendizagem |
description |
O presente trabalho objetiva verificar o quanto a prática avaliativa dos docentes do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri se aproxima ou se distancia da proposta de avaliação processual, contínua e mediadora. Para isso, faz uma análise sobre os tipos de instrumentos avaliativos utilizados, a frequência com que a atividade avaliativa se processa, as concepções dos docentes em relação à avaliação e a relação discurso versus prática avaliativa. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos de coleta de dados: um questionário de quesitos objetivos e questões discursivas, que foi respondido por professores do mencionado curso; entrevista semiestruturada com uma das coordenadoras do curso; e observação da fala espontânea dos professores. Os dados e informações coletados foram analisados quanti-qualitativamente, à luz do pertinente referencial teórico adotado. Espera-se que este trabalho investigativo contribua para a sistematização de conhecimentos referentes à prática avaliativa no ensino superior, ajudando a otimizá-la. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2107 10.14295/idonline.v13i47.2107 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2107 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.2107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2107/3211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Luzineide de Sousa dos Santos Vieira, Maria Loureto Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Luzineide de Sousa dos Santos Vieira, Maria Loureto Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 1097-1122 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053947562688512 |