As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2466 |
Resumo: | A capoeira nos tempos atuais vem crescendo em quantidades de adeptos a sua prática, tanto no Brasil como em outros países, trabalhando educação tanto formal, como informal e não formal. Os praticantes desta arte unem um corpo mais saudável e uma mente mais aberta. É um esporte muito completo, unindo: força, flexibilidade e equilíbrio num jogo que é quase uma dança, não fossem pelos golpes deferidos pelos capoeiristas. O intuito deste trabalho de pesquisa é analisar através da história da capoeira a identidade cultural afro-brasileira, reconhecimento da mesma como luta, influências regionais cearenses para o crescimento da arte genuinamente brasileira e a força da Capoeira como educação na formação cidadã no exercício da cidadania. A população e a amostra da pesquisa serão qualitativas, sendo uma pesquisa bibliográfica, foram usados artigos e livros para levantar informações teóricas e históricas sobre o assunto para um questionamento sobre a capoeira como patrimônio brasileiro, cultura, luta e educação. Serão utilizados para as escolhas desses artigos aqueles que mais se adequam ao que se deseja questionar e levantar informações teóricas suficientes sobre o assunto, no intuito de ser o mais claro possível para não chegar às contradições que surgem em relação ao estudo da história da capoeira e sua origem, buscando, além disso, a importância da mesma para a formação educacional, cultural, histórico, social, difusora da língua portuguesa e identidade do povo brasileiro. |
id |
IPES_f80870815b626c2f1b98ad8d490b59d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2466 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in EducationCapoeira; Educação; História; LutaA capoeira nos tempos atuais vem crescendo em quantidades de adeptos a sua prática, tanto no Brasil como em outros países, trabalhando educação tanto formal, como informal e não formal. Os praticantes desta arte unem um corpo mais saudável e uma mente mais aberta. É um esporte muito completo, unindo: força, flexibilidade e equilíbrio num jogo que é quase uma dança, não fossem pelos golpes deferidos pelos capoeiristas. O intuito deste trabalho de pesquisa é analisar através da história da capoeira a identidade cultural afro-brasileira, reconhecimento da mesma como luta, influências regionais cearenses para o crescimento da arte genuinamente brasileira e a força da Capoeira como educação na formação cidadã no exercício da cidadania. A população e a amostra da pesquisa serão qualitativas, sendo uma pesquisa bibliográfica, foram usados artigos e livros para levantar informações teóricas e históricas sobre o assunto para um questionamento sobre a capoeira como patrimônio brasileiro, cultura, luta e educação. Serão utilizados para as escolhas desses artigos aqueles que mais se adequam ao que se deseja questionar e levantar informações teóricas suficientes sobre o assunto, no intuito de ser o mais claro possível para não chegar às contradições que surgem em relação ao estudo da história da capoeira e sua origem, buscando, além disso, a importância da mesma para a formação educacional, cultural, histórico, social, difusora da língua portuguesa e identidade do povo brasileiro. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Tiago daLima, Paula Veruska Alexandre deMateus, Raquel da SilvaSaraiva, Edilne Maria Luna BacurauSantana, Juliana Alves2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/246610.14295/idonline.v14i50.2466ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 557-5771981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2466/3840Direitos autorais 2021 Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Lima, Raquel da Silva Mateus, Edilne Maria Luna Bacurau Saraiva, Juliana Alves Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education |
title |
As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education |
spellingShingle |
As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education Silva, Tiago da Capoeira; Educação; História; Luta |
title_short |
As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education |
title_full |
As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education |
title_fullStr |
As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education |
title_full_unstemmed |
As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education |
title_sort |
As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education |
author |
Silva, Tiago da |
author_facet |
Silva, Tiago da Lima, Paula Veruska Alexandre de Mateus, Raquel da Silva Saraiva, Edilne Maria Luna Bacurau Santana, Juliana Alves |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Paula Veruska Alexandre de Mateus, Raquel da Silva Saraiva, Edilne Maria Luna Bacurau Santana, Juliana Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tiago da Lima, Paula Veruska Alexandre de Mateus, Raquel da Silva Saraiva, Edilne Maria Luna Bacurau Santana, Juliana Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capoeira; Educação; História; Luta |
topic |
Capoeira; Educação; História; Luta |
description |
A capoeira nos tempos atuais vem crescendo em quantidades de adeptos a sua prática, tanto no Brasil como em outros países, trabalhando educação tanto formal, como informal e não formal. Os praticantes desta arte unem um corpo mais saudável e uma mente mais aberta. É um esporte muito completo, unindo: força, flexibilidade e equilíbrio num jogo que é quase uma dança, não fossem pelos golpes deferidos pelos capoeiristas. O intuito deste trabalho de pesquisa é analisar através da história da capoeira a identidade cultural afro-brasileira, reconhecimento da mesma como luta, influências regionais cearenses para o crescimento da arte genuinamente brasileira e a força da Capoeira como educação na formação cidadã no exercício da cidadania. A população e a amostra da pesquisa serão qualitativas, sendo uma pesquisa bibliográfica, foram usados artigos e livros para levantar informações teóricas e históricas sobre o assunto para um questionamento sobre a capoeira como patrimônio brasileiro, cultura, luta e educação. Serão utilizados para as escolhas desses artigos aqueles que mais se adequam ao que se deseja questionar e levantar informações teóricas suficientes sobre o assunto, no intuito de ser o mais claro possível para não chegar às contradições que surgem em relação ao estudo da história da capoeira e sua origem, buscando, além disso, a importância da mesma para a formação educacional, cultural, histórico, social, difusora da língua portuguesa e identidade do povo brasileiro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2466 10.14295/idonline.v14i50.2466 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2466 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2466/3840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 557-577 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957489557504 |