As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Paula Veruska Alexandre de, Mateus, Raquel da Silva, Saraiva, Edilne Maria Luna Bacurau, Santana, Juliana Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2466
Resumo: A capoeira nos tempos atuais vem crescendo em quantidades de adeptos a sua prática, tanto no Brasil como em outros países, trabalhando educação tanto formal, como informal e não formal. Os praticantes desta arte unem um corpo mais saudável e uma mente mais aberta. É um esporte muito completo, unindo: força, flexibilidade e equilíbrio num jogo que é quase uma dança, não fossem pelos golpes deferidos pelos capoeiristas. O intuito deste trabalho de pesquisa é analisar através da história da capoeira a identidade cultural afro-brasileira, reconhecimento da mesma como luta, influências regionais cearenses para o crescimento da arte genuinamente brasileira e a força da Capoeira como educação na formação cidadã no exercício da cidadania. A população e a amostra da pesquisa serão qualitativas, sendo uma pesquisa bibliográfica, foram usados artigos e livros para levantar informações teóricas e históricas sobre o assunto para um questionamento sobre a capoeira como patrimônio brasileiro, cultura, luta e educação. Serão utilizados para as escolhas desses artigos aqueles que mais se adequam ao que se deseja questionar e levantar informações teóricas suficientes sobre o assunto, no intuito de ser o mais claro possível para não chegar às contradições que surgem em relação ao estudo da história da capoeira e sua origem, buscando, além disso, a importância da mesma para a formação educacional, cultural, histórico, social, difusora da língua portuguesa e identidade do povo brasileiro. 
id IPES_f80870815b626c2f1b98ad8d490b59d5
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2466
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in EducationCapoeira; Educação; História; LutaA capoeira nos tempos atuais vem crescendo em quantidades de adeptos a sua prática, tanto no Brasil como em outros países, trabalhando educação tanto formal, como informal e não formal. Os praticantes desta arte unem um corpo mais saudável e uma mente mais aberta. É um esporte muito completo, unindo: força, flexibilidade e equilíbrio num jogo que é quase uma dança, não fossem pelos golpes deferidos pelos capoeiristas. O intuito deste trabalho de pesquisa é analisar através da história da capoeira a identidade cultural afro-brasileira, reconhecimento da mesma como luta, influências regionais cearenses para o crescimento da arte genuinamente brasileira e a força da Capoeira como educação na formação cidadã no exercício da cidadania. A população e a amostra da pesquisa serão qualitativas, sendo uma pesquisa bibliográfica, foram usados artigos e livros para levantar informações teóricas e históricas sobre o assunto para um questionamento sobre a capoeira como patrimônio brasileiro, cultura, luta e educação. Serão utilizados para as escolhas desses artigos aqueles que mais se adequam ao que se deseja questionar e levantar informações teóricas suficientes sobre o assunto, no intuito de ser o mais claro possível para não chegar às contradições que surgem em relação ao estudo da história da capoeira e sua origem, buscando, além disso, a importância da mesma para a formação educacional, cultural, histórico, social, difusora da língua portuguesa e identidade do povo brasileiro. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Tiago daLima, Paula Veruska Alexandre deMateus, Raquel da SilvaSaraiva, Edilne Maria Luna BacurauSantana, Juliana Alves2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/246610.14295/idonline.v14i50.2466ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 557-5771981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2466/3840Direitos autorais 2021 Tiago da Silva, Paula Veruska Alexandre de Lima, Raquel da Silva Mateus, Edilne Maria Luna Bacurau Saraiva, Juliana Alves Santanahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education
title As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education
spellingShingle As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education
Silva, Tiago da
Capoeira; Educação; História; Luta
title_short As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education
title_full As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education
title_fullStr As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education
title_full_unstemmed As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education
title_sort As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education
author Silva, Tiago da
author_facet Silva, Tiago da
Lima, Paula Veruska Alexandre de
Mateus, Raquel da Silva
Saraiva, Edilne Maria Luna Bacurau
Santana, Juliana Alves
author_role author
author2 Lima, Paula Veruska Alexandre de
Mateus, Raquel da Silva
Saraiva, Edilne Maria Luna Bacurau
Santana, Juliana Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tiago da
Lima, Paula Veruska Alexandre de
Mateus, Raquel da Silva
Saraiva, Edilne Maria Luna Bacurau
Santana, Juliana Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira; Educação; História; Luta
topic Capoeira; Educação; História; Luta
description A capoeira nos tempos atuais vem crescendo em quantidades de adeptos a sua prática, tanto no Brasil como em outros países, trabalhando educação tanto formal, como informal e não formal. Os praticantes desta arte unem um corpo mais saudável e uma mente mais aberta. É um esporte muito completo, unindo: força, flexibilidade e equilíbrio num jogo que é quase uma dança, não fossem pelos golpes deferidos pelos capoeiristas. O intuito deste trabalho de pesquisa é analisar através da história da capoeira a identidade cultural afro-brasileira, reconhecimento da mesma como luta, influências regionais cearenses para o crescimento da arte genuinamente brasileira e a força da Capoeira como educação na formação cidadã no exercício da cidadania. A população e a amostra da pesquisa serão qualitativas, sendo uma pesquisa bibliográfica, foram usados artigos e livros para levantar informações teóricas e históricas sobre o assunto para um questionamento sobre a capoeira como patrimônio brasileiro, cultura, luta e educação. Serão utilizados para as escolhas desses artigos aqueles que mais se adequam ao que se deseja questionar e levantar informações teóricas suficientes sobre o assunto, no intuito de ser o mais claro possível para não chegar às contradições que surgem em relação ao estudo da história da capoeira e sua origem, buscando, além disso, a importância da mesma para a formação educacional, cultural, histórico, social, difusora da língua portuguesa e identidade do povo brasileiro. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2466
10.14295/idonline.v14i50.2466
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2466
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2466/3840
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 557-577
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957489557504