Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cícera Pereira da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95
Resumo: O presente estudo tem a finalidade de discutir o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita dentro do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, alicerçado pelo estudo de diferentes autores relacionados ao processo de alfabetização. Esta proposta pedagógica refere-se ao ensino estruturado e sistematizado da leitura e da escrita, basicamente na classe de alfabetização. Refletimos que o desenvolvimento da leitura e da escrita não se limitam ao ensino de uma mera decodificação de símbolos ou signos, mas sobretudo, envolve uma concepção bem mais ampla no processo de apreensão e compreensão do mundo em que vivemos. Trata-se de uma rica fonte documental sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita através de novas metodologias educacionais, assunto que deve ser cotidianamente discutido, dadas as modificações técnicas e tecnológicas que tem surgido em nível global, nesta área do conhecimento.
id IPES_f8113531a46a5918e925f9143f525272
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/95
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAICleitura, escrita, metodologia educacional, habilidade.O presente estudo tem a finalidade de discutir o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita dentro do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, alicerçado pelo estudo de diferentes autores relacionados ao processo de alfabetização. Esta proposta pedagógica refere-se ao ensino estruturado e sistematizado da leitura e da escrita, basicamente na classe de alfabetização. Refletimos que o desenvolvimento da leitura e da escrita não se limitam ao ensino de uma mera decodificação de símbolos ou signos, mas sobretudo, envolve uma concepção bem mais ampla no processo de apreensão e compreensão do mundo em que vivemos. Trata-se de uma rica fonte documental sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita através de novas metodologias educacionais, assunto que deve ser cotidianamente discutido, dadas as modificações técnicas e tecnológicas que tem surgido em nível global, nesta área do conhecimento.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Cícera Pereira da2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/9510.14295/idonline.v3i10.95ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 10 (2009); 49-691981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95/95Direitos autorais 2021 Cícera Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC
title Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC
spellingShingle Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC
Silva, Cícera Pereira da
leitura, escrita, metodologia educacional, habilidade.
title_short Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC
title_full Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC
title_fullStr Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC
title_full_unstemmed Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC
title_sort Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC
author Silva, Cícera Pereira da
author_facet Silva, Cícera Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cícera Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv leitura, escrita, metodologia educacional, habilidade.
topic leitura, escrita, metodologia educacional, habilidade.
description O presente estudo tem a finalidade de discutir o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita dentro do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, alicerçado pelo estudo de diferentes autores relacionados ao processo de alfabetização. Esta proposta pedagógica refere-se ao ensino estruturado e sistematizado da leitura e da escrita, basicamente na classe de alfabetização. Refletimos que o desenvolvimento da leitura e da escrita não se limitam ao ensino de uma mera decodificação de símbolos ou signos, mas sobretudo, envolve uma concepção bem mais ampla no processo de apreensão e compreensão do mundo em que vivemos. Trata-se de uma rica fonte documental sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita através de novas metodologias educacionais, assunto que deve ser cotidianamente discutido, dadas as modificações técnicas e tecnológicas que tem surgido em nível global, nesta área do conhecimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95
10.14295/idonline.v3i10.95
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v3i10.95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95/95
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cícera Pereira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cícera Pereira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 10 (2009); 49-69
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053950162108416