Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95 |
Resumo: | O presente estudo tem a finalidade de discutir o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita dentro do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, alicerçado pelo estudo de diferentes autores relacionados ao processo de alfabetização. Esta proposta pedagógica refere-se ao ensino estruturado e sistematizado da leitura e da escrita, basicamente na classe de alfabetização. Refletimos que o desenvolvimento da leitura e da escrita não se limitam ao ensino de uma mera decodificação de símbolos ou signos, mas sobretudo, envolve uma concepção bem mais ampla no processo de apreensão e compreensão do mundo em que vivemos. Trata-se de uma rica fonte documental sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita através de novas metodologias educacionais, assunto que deve ser cotidianamente discutido, dadas as modificações técnicas e tecnológicas que tem surgido em nível global, nesta área do conhecimento. |
id |
IPES_f8113531a46a5918e925f9143f525272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/95 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAICleitura, escrita, metodologia educacional, habilidade.O presente estudo tem a finalidade de discutir o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita dentro do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, alicerçado pelo estudo de diferentes autores relacionados ao processo de alfabetização. Esta proposta pedagógica refere-se ao ensino estruturado e sistematizado da leitura e da escrita, basicamente na classe de alfabetização. Refletimos que o desenvolvimento da leitura e da escrita não se limitam ao ensino de uma mera decodificação de símbolos ou signos, mas sobretudo, envolve uma concepção bem mais ampla no processo de apreensão e compreensão do mundo em que vivemos. Trata-se de uma rica fonte documental sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita através de novas metodologias educacionais, assunto que deve ser cotidianamente discutido, dadas as modificações técnicas e tecnológicas que tem surgido em nível global, nesta área do conhecimento.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Cícera Pereira da2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/9510.14295/idonline.v3i10.95ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 10 (2009); 49-691981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95/95Direitos autorais 2021 Cícera Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC |
title |
Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC |
spellingShingle |
Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC Silva, Cícera Pereira da leitura, escrita, metodologia educacional, habilidade. |
title_short |
Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC |
title_full |
Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC |
title_fullStr |
Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC |
title_sort |
Desenvolvimento da leitura e da escrita através do programa alfabetização na idade certa - PAIC |
author |
Silva, Cícera Pereira da |
author_facet |
Silva, Cícera Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cícera Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura, escrita, metodologia educacional, habilidade. |
topic |
leitura, escrita, metodologia educacional, habilidade. |
description |
O presente estudo tem a finalidade de discutir o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita dentro do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, alicerçado pelo estudo de diferentes autores relacionados ao processo de alfabetização. Esta proposta pedagógica refere-se ao ensino estruturado e sistematizado da leitura e da escrita, basicamente na classe de alfabetização. Refletimos que o desenvolvimento da leitura e da escrita não se limitam ao ensino de uma mera decodificação de símbolos ou signos, mas sobretudo, envolve uma concepção bem mais ampla no processo de apreensão e compreensão do mundo em que vivemos. Trata-se de uma rica fonte documental sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita através de novas metodologias educacionais, assunto que deve ser cotidianamente discutido, dadas as modificações técnicas e tecnológicas que tem surgido em nível global, nesta área do conhecimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95 10.14295/idonline.v3i10.95 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v3i10.95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/95/95 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cícera Pereira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cícera Pereira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 10 (2009); 49-69 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053950162108416 |