Psicodrama Público como Método de Abordagem no Contexto das Subjetividades / Public Psychodrama as a Method of Approach in the Context of Subjectivities
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2626 |
Resumo: | A depender do tema de pesquisa, a composição de grupos de estudo traz dificuldades ao pesquisador que vão desde a mobilização à captação de participantes colaborativos, e nos estudos em que o objeto a ser estudado é a subjetividade essa dificuldade se amplia. Identificar a capacidade do psicodrama em mobilizar e abordar pessoas para essa composição foi o objetivo do presente artigo. Optou-se pelo método do psicodrama público, sendo no centro da cidade o cenário para a sessão. A abordagem resultou na composição de um grupo de 18 participantes colaborativas, todas do sexo feminino. Aponta-se nesse resultado uma limitação de abordagem para pesquisas que se voltam à percepção masculina. Conclui-se que, a sessão de psicodrama na modalidade pública se configurou como um facilitador na captação de participantes dinâmicos e capazes de verbalizar suas subjetividades. Ambos, elementos essenciais para participantes em metodologias participativas no contexto das subjetividades. Sugerem-se novos estudos para compreensão da participação feminina em estudos dessa natureza. |
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Psicodrama Público como Método de Abordagem no Contexto das Subjetividades / Public Psychodrama as a Method of Approach in the Context of Subjectivitiesmulheres, psicodrama, promoção da saúde.A depender do tema de pesquisa, a composição de grupos de estudo traz dificuldades ao pesquisador que vão desde a mobilização à captação de participantes colaborativos, e nos estudos em que o objeto a ser estudado é a subjetividade essa dificuldade se amplia. Identificar a capacidade do psicodrama em mobilizar e abordar pessoas para essa composição foi o objetivo do presente artigo. Optou-se pelo método do psicodrama público, sendo no centro da cidade o cenário para a sessão. A abordagem resultou na composição de um grupo de 18 participantes colaborativas, todas do sexo feminino. Aponta-se nesse resultado uma limitação de abordagem para pesquisas que se voltam à percepção masculina. Conclui-se que, a sessão de psicodrama na modalidade pública se configurou como um facilitador na captação de participantes dinâmicos e capazes de verbalizar suas subjetividades. Ambos, elementos essenciais para participantes em metodologias participativas no contexto das subjetividades. Sugerem-se novos estudos para compreensão da participação feminina em estudos dessa natureza.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAntoniassi Junior, GilmarBeretta, Regina Celia de SouzaFigueiredo, Glória Lúcia Alves2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/262610.14295/idonline.v14i51.2626ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 745-7531981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2626/4016https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2626/313Direitos autorais 2021 Gilmar Antoniassi Junior, Regina Celia de Souza Beretta, Glória Lúcia Alves Figueiredohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T18:39:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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