A Influência da Reforma Gerencial sobre a Cultura Organizacional no Âmbito da Gestão Escolar
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/809 |
Resumo: | A reforma gerencial tentou introduzir na Administração Pública brasileira, até então marcada pelas disfunções dos modelos anteriores, princípios já aplicados pela gestão empresarial, sobretudo o foco no resultado e a busca pela excelência. O presente trabalho tem como objetivo, através da pesquisa bibliográfica, analisar a influência da reforma gerencial sobre a cultura organizacional na gestão escolar, identificando as ações implementadas para promover a mudança cultural bem como os principais entraves a essa implementação. Percebe-se que a implementação dos princípios da Administração Gerencial no âmbito escolar vem se desenvolvendo de forma lenta, visto a complexidade da cultura organizacional em um ambiente tradicionalista como a escola, o que ratificou a importância do incentivo a iniciativas como a participação democrática na gestão escolar e a descentralização da gestão como auxiliares na assimilação das práticas gerenciais na cultura organizacional escolar com o fim de aumentar os resultados e a melhoria da educação no Brasil. |
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A Influência da Reforma Gerencial sobre a Cultura Organizacional no Âmbito da Gestão EscolarAdministração Pública; Reforma Gerencial; Cultura Organizacional; Gestão EscolarA reforma gerencial tentou introduzir na Administração Pública brasileira, até então marcada pelas disfunções dos modelos anteriores, princípios já aplicados pela gestão empresarial, sobretudo o foco no resultado e a busca pela excelência. O presente trabalho tem como objetivo, através da pesquisa bibliográfica, analisar a influência da reforma gerencial sobre a cultura organizacional na gestão escolar, identificando as ações implementadas para promover a mudança cultural bem como os principais entraves a essa implementação. Percebe-se que a implementação dos princípios da Administração Gerencial no âmbito escolar vem se desenvolvendo de forma lenta, visto a complexidade da cultura organizacional em um ambiente tradicionalista como a escola, o que ratificou a importância do incentivo a iniciativas como a participação democrática na gestão escolar e a descentralização da gestão como auxiliares na assimilação das práticas gerenciais na cultura organizacional escolar com o fim de aumentar os resultados e a melhoria da educação no Brasil.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarros, Clarície Novaes ValgueiroMoura, Jocimara Santos deBrandão, Niuvania Layze MunizAlexandre, Lucimara Araújo Campos2017-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/80910.14295/idonline.v11i37.809ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 66-791981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/809/1165Direitos autorais 2021 Clarície Novaes Valgueiro Barros, Jocimara Santos de Moura, Niuvania Layze Muniz Brandão, Lucimara Araújo Campos Alexandrehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-17T23:11:14Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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A reforma gerencial tentou introduzir na Administração Pública brasileira, até então marcada pelas disfunções dos modelos anteriores, princípios já aplicados pela gestão empresarial, sobretudo o foco no resultado e a busca pela excelência. O presente trabalho tem como objetivo, através da pesquisa bibliográfica, analisar a influência da reforma gerencial sobre a cultura organizacional na gestão escolar, identificando as ações implementadas para promover a mudança cultural bem como os principais entraves a essa implementação. Percebe-se que a implementação dos princípios da Administração Gerencial no âmbito escolar vem se desenvolvendo de forma lenta, visto a complexidade da cultura organizacional em um ambiente tradicionalista como a escola, o que ratificou a importância do incentivo a iniciativas como a participação democrática na gestão escolar e a descentralização da gestão como auxiliares na assimilação das práticas gerenciais na cultura organizacional escolar com o fim de aumentar os resultados e a melhoria da educação no Brasil. |
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