O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social Inclusion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3173 |
Resumo: | Resumo: Os programas de transferência de renda foram elaborados em um momento histórico cuja conjuntura socioeconômica estava marcada pelo grande crescimento do desemprego e pela queda da renda oriunda do trabalho, o aumento da pobreza e da desigualdade social. Dentre eles está o Programa Bolsa Família articulando a transferência de renda a implementação de programas complementares, a fim de promover o desenvolvimento de capital humano e a autonomia dos beneficiários. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos do Programa Bolsa Família e a política de educação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva em relação aos objetivos. Referente aos procedimentos, o estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e documental. Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Periódicos Capes e considerado o período de 4 anos ( 2016-2019).. A partir da realização da pesquisa foi possível concluir que os programas de transferência de renda existentes no Brasil, possibilitam uma maior capilaridade com outros programas relacionados à educação e permitem à educação exercer seu papel de agente de transformação e mobilidade social. |
id |
IPES_ffb4e9bf9afe35c486ddee2f81296bdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3173 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social InclusionPrograma Bolsa Família; Transferência de Renda; Educação. Escola públicaResumo: Os programas de transferência de renda foram elaborados em um momento histórico cuja conjuntura socioeconômica estava marcada pelo grande crescimento do desemprego e pela queda da renda oriunda do trabalho, o aumento da pobreza e da desigualdade social. Dentre eles está o Programa Bolsa Família articulando a transferência de renda a implementação de programas complementares, a fim de promover o desenvolvimento de capital humano e a autonomia dos beneficiários. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos do Programa Bolsa Família e a política de educação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva em relação aos objetivos. Referente aos procedimentos, o estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e documental. Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Periódicos Capes e considerado o período de 4 anos ( 2016-2019).. A partir da realização da pesquisa foi possível concluir que os programas de transferência de renda existentes no Brasil, possibilitam uma maior capilaridade com outros programas relacionados à educação e permitem à educação exercer seu papel de agente de transformação e mobilidade social. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, Julyane Christiny Matias Patrício dosAlbuquerque, José de LimaVeloso, Gelsomina Maria BignettiSantos, Maria Wellita Bezerra dosFerreira, Sílvia Letícia da Silva2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/317310.14295/idonline.v15i56.3173ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 791-8021981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3173/4993Direitos autorais 2021 Julyane Christiny Matias Patrício dos Santos, José de Lima Albuquerque, Gelsomina Maria Bignetti Veloso, Maria Wellita Bezerra dos Santos, Sílvia Letícia da Silva Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T13:55:44Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social Inclusion |
title |
O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social Inclusion |
spellingShingle |
O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social Inclusion Santos, Julyane Christiny Matias Patrício dos Programa Bolsa Família; Transferência de Renda; Educação. Escola pública |
title_short |
O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social Inclusion |
title_full |
O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social Inclusion |
title_fullStr |
O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social Inclusion |
title_full_unstemmed |
O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social Inclusion |
title_sort |
O Programa Bolsa Família e seus Impactos na Qualidade da Educação e da Inclusão Social / The Family Grant Program and its Impacts on the Quality of Education and Social Inclusion |
author |
Santos, Julyane Christiny Matias Patrício dos |
author_facet |
Santos, Julyane Christiny Matias Patrício dos Albuquerque, José de Lima Veloso, Gelsomina Maria Bignetti Santos, Maria Wellita Bezerra dos Ferreira, Sílvia Letícia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, José de Lima Veloso, Gelsomina Maria Bignetti Santos, Maria Wellita Bezerra dos Ferreira, Sílvia Letícia da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Julyane Christiny Matias Patrício dos Albuquerque, José de Lima Veloso, Gelsomina Maria Bignetti Santos, Maria Wellita Bezerra dos Ferreira, Sílvia Letícia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Bolsa Família; Transferência de Renda; Educação. Escola pública |
topic |
Programa Bolsa Família; Transferência de Renda; Educação. Escola pública |
description |
Resumo: Os programas de transferência de renda foram elaborados em um momento histórico cuja conjuntura socioeconômica estava marcada pelo grande crescimento do desemprego e pela queda da renda oriunda do trabalho, o aumento da pobreza e da desigualdade social. Dentre eles está o Programa Bolsa Família articulando a transferência de renda a implementação de programas complementares, a fim de promover o desenvolvimento de capital humano e a autonomia dos beneficiários. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos do Programa Bolsa Família e a política de educação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva em relação aos objetivos. Referente aos procedimentos, o estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e documental. Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Periódicos Capes e considerado o período de 4 anos ( 2016-2019).. A partir da realização da pesquisa foi possível concluir que os programas de transferência de renda existentes no Brasil, possibilitam uma maior capilaridade com outros programas relacionados à educação e permitem à educação exercer seu papel de agente de transformação e mobilidade social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3173 10.14295/idonline.v15i56.3173 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3173 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i56.3173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3173/4993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 791-802 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956566810624 |