“A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Religião & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872020000200031 |
Resumo: | Resumo: Ao contrário do que previa a tese clássica da secularização, a religiosidade não combaliu. Na realidade, o que temos observado na contemporaneidade poderia ser definido como um caso de reconfiguração religiosa de características próprias. Dentre as mais diversas e significativas mudanças no cenário religioso brasileiro dos últimos anos, destaca-se a desinstitucionalização, incluindo a evangélica. Os evangélicos sem-igreja, termo usado para designar os que se encontram nesse processo, estão inseridos numa variável crescente. O presente artigo busca ponderar a respeito desses novos sujeitos religiosos, bem como estudar a relação entre o seu crescimento vinculado aos aspectos próprios do recente período histórico da modernidade radicalizada nele reverberados. Para tanto, toma a comunidade Caminho da Graça, liderada por Caio Fábio D’Araújo Filho, como principal caso de campo. |
id |
ISER-1_1ec933ce3ab3a1ab006a8ca545ee1448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-85872020000200031 |
network_acronym_str |
ISER-1 |
network_name_str |
Religião & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graçasem-igrejadesinstitucionalizaçãoevangélicosmodernidade radicalizadaResumo: Ao contrário do que previa a tese clássica da secularização, a religiosidade não combaliu. Na realidade, o que temos observado na contemporaneidade poderia ser definido como um caso de reconfiguração religiosa de características próprias. Dentre as mais diversas e significativas mudanças no cenário religioso brasileiro dos últimos anos, destaca-se a desinstitucionalização, incluindo a evangélica. Os evangélicos sem-igreja, termo usado para designar os que se encontram nesse processo, estão inseridos numa variável crescente. O presente artigo busca ponderar a respeito desses novos sujeitos religiosos, bem como estudar a relação entre o seu crescimento vinculado aos aspectos próprios do recente período histórico da modernidade radicalizada nele reverberados. Para tanto, toma a comunidade Caminho da Graça, liderada por Caio Fábio D’Araújo Filho, como principal caso de campo.Instituto de Estudos da Religião2020-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872020000200031Religião & Sociedade v.40 n.2 2020reponame:Religião & Sociedade (Online)instname:Instituto de Estudos da Religião (ISER)instacron:ISER10.1590/0100-85872020v40n2cap02info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Douglas Alessandro SouzaMartinez,Elias David Moralespor2020-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-85872020000200031Revistahttp://www.scielo.br/rsPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||religiaoesociedade@iser.org.br1984-04380100-8587opendoar:2020-09-29T00:00Religião & Sociedade (Online) - Instituto de Estudos da Religião (ISER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graça |
title |
“A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graça |
spellingShingle |
“A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graça Santos,Douglas Alessandro Souza sem-igreja desinstitucionalização evangélicos modernidade radicalizada |
title_short |
“A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graça |
title_full |
“A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graça |
title_fullStr |
“A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graça |
title_full_unstemmed |
“A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graça |
title_sort |
“A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graça |
author |
Santos,Douglas Alessandro Souza |
author_facet |
Santos,Douglas Alessandro Souza Martinez,Elias David Morales |
author_role |
author |
author2 |
Martinez,Elias David Morales |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Douglas Alessandro Souza Martinez,Elias David Morales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sem-igreja desinstitucionalização evangélicos modernidade radicalizada |
topic |
sem-igreja desinstitucionalização evangélicos modernidade radicalizada |
description |
Resumo: Ao contrário do que previa a tese clássica da secularização, a religiosidade não combaliu. Na realidade, o que temos observado na contemporaneidade poderia ser definido como um caso de reconfiguração religiosa de características próprias. Dentre as mais diversas e significativas mudanças no cenário religioso brasileiro dos últimos anos, destaca-se a desinstitucionalização, incluindo a evangélica. Os evangélicos sem-igreja, termo usado para designar os que se encontram nesse processo, estão inseridos numa variável crescente. O presente artigo busca ponderar a respeito desses novos sujeitos religiosos, bem como estudar a relação entre o seu crescimento vinculado aos aspectos próprios do recente período histórico da modernidade radicalizada nele reverberados. Para tanto, toma a comunidade Caminho da Graça, liderada por Caio Fábio D’Araújo Filho, como principal caso de campo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872020000200031 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872020000200031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0100-85872020v40n2cap02 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos da Religião |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos da Religião |
dc.source.none.fl_str_mv |
Religião & Sociedade v.40 n.2 2020 reponame:Religião & Sociedade (Online) instname:Instituto de Estudos da Religião (ISER) instacron:ISER |
instname_str |
Instituto de Estudos da Religião (ISER) |
instacron_str |
ISER |
institution |
ISER |
reponame_str |
Religião & Sociedade (Online) |
collection |
Religião & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Religião & Sociedade (Online) - Instituto de Estudos da Religião (ISER) |
repository.mail.fl_str_mv |
||religiaoesociedade@iser.org.br |
_version_ |
1752128690448236544 |