Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Religião & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000100008 |
Resumo: | A Igreja Católica enfrenta, de forma ambígua, as vicissitudes dos mercados, o religioso e o econômico propriamente dito. Na década de 90, isso se tornou evidente por causa de dois movimentos opostos. De um lado, a Renovação Carismática - resposta católica à concorrência pentecostal no mercado religioso - fomentou o uso de técnicas de marketing e a projeção de padres cantores na grande mídia. De outro, a Teologia da Libertação, corrente politizada de esquerda que desencadeou, entre outras coisas, o engajamento em atividades associativas de produção econômica em um conjunto chamado economia solidária, apontado como resposta à "exclusão do mercado de trabalho" ou ao desemprego. O artigo contextualiza a relação do catolicismo com esses mercados na sociedade brasileira. |
id |
ISER-1_85b557cb21d6bfbf66ffd724b97d0ff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-85872007000100008 |
network_acronym_str |
ISER-1 |
network_name_str |
Religião & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competiçãoreligião e mercadoRenovação Carismáticamarketing católicoTeologia da Libertaçãoeconomia solidáriaA Igreja Católica enfrenta, de forma ambígua, as vicissitudes dos mercados, o religioso e o econômico propriamente dito. Na década de 90, isso se tornou evidente por causa de dois movimentos opostos. De um lado, a Renovação Carismática - resposta católica à concorrência pentecostal no mercado religioso - fomentou o uso de técnicas de marketing e a projeção de padres cantores na grande mídia. De outro, a Teologia da Libertação, corrente politizada de esquerda que desencadeou, entre outras coisas, o engajamento em atividades associativas de produção econômica em um conjunto chamado economia solidária, apontado como resposta à "exclusão do mercado de trabalho" ou ao desemprego. O artigo contextualiza a relação do catolicismo com esses mercados na sociedade brasileira.Instituto de Estudos da Religião2007-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000100008Religião & Sociedade v.27 n.1 2007reponame:Religião & Sociedade (Online)instname:Instituto de Estudos da Religião (ISER)instacron:ISER10.1590/S0100-85872007000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,André Ricardo depor2008-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-85872007000100008Revistahttp://www.scielo.br/rsPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||religiaoesociedade@iser.org.br1984-04380100-8587opendoar:2008-05-12T00:00Religião & Sociedade (Online) - Instituto de Estudos da Religião (ISER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição |
title |
Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição |
spellingShingle |
Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição Souza,André Ricardo de religião e mercado Renovação Carismática marketing católico Teologia da Libertação economia solidária |
title_short |
Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição |
title_full |
Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição |
title_fullStr |
Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição |
title_full_unstemmed |
Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição |
title_sort |
Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição |
author |
Souza,André Ricardo de |
author_facet |
Souza,André Ricardo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,André Ricardo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
religião e mercado Renovação Carismática marketing católico Teologia da Libertação economia solidária |
topic |
religião e mercado Renovação Carismática marketing católico Teologia da Libertação economia solidária |
description |
A Igreja Católica enfrenta, de forma ambígua, as vicissitudes dos mercados, o religioso e o econômico propriamente dito. Na década de 90, isso se tornou evidente por causa de dois movimentos opostos. De um lado, a Renovação Carismática - resposta católica à concorrência pentecostal no mercado religioso - fomentou o uso de técnicas de marketing e a projeção de padres cantores na grande mídia. De outro, a Teologia da Libertação, corrente politizada de esquerda que desencadeou, entre outras coisas, o engajamento em atividades associativas de produção econômica em um conjunto chamado economia solidária, apontado como resposta à "exclusão do mercado de trabalho" ou ao desemprego. O artigo contextualiza a relação do catolicismo com esses mercados na sociedade brasileira. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-85872007000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos da Religião |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos da Religião |
dc.source.none.fl_str_mv |
Religião & Sociedade v.27 n.1 2007 reponame:Religião & Sociedade (Online) instname:Instituto de Estudos da Religião (ISER) instacron:ISER |
instname_str |
Instituto de Estudos da Religião (ISER) |
instacron_str |
ISER |
institution |
ISER |
reponame_str |
Religião & Sociedade (Online) |
collection |
Religião & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Religião & Sociedade (Online) - Instituto de Estudos da Religião (ISER) |
repository.mail.fl_str_mv |
||religiaoesociedade@iser.org.br |
_version_ |
1752128689360863232 |