Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,André Ricardo de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Religião & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000100008
Resumo: A Igreja Católica enfrenta, de forma ambígua, as vicissitudes dos mercados, o religioso e o econômico propriamente dito. Na década de 90, isso se tornou evidente por causa de dois movimentos opostos. De um lado, a Renovação Carismática - resposta católica à concorrência pentecostal no mercado religioso - fomentou o uso de técnicas de marketing e a projeção de padres cantores na grande mídia. De outro, a Teologia da Libertação, corrente politizada de esquerda que desencadeou, entre outras coisas, o engajamento em atividades associativas de produção econômica em um conjunto chamado economia solidária, apontado como resposta à "exclusão do mercado de trabalho" ou ao desemprego. O artigo contextualiza a relação do catolicismo com esses mercados na sociedade brasileira.
id ISER-1_85b557cb21d6bfbf66ffd724b97d0ff9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-85872007000100008
network_acronym_str ISER-1
network_name_str Religião & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competiçãoreligião e mercadoRenovação Carismáticamarketing católicoTeologia da Libertaçãoeconomia solidáriaA Igreja Católica enfrenta, de forma ambígua, as vicissitudes dos mercados, o religioso e o econômico propriamente dito. Na década de 90, isso se tornou evidente por causa de dois movimentos opostos. De um lado, a Renovação Carismática - resposta católica à concorrência pentecostal no mercado religioso - fomentou o uso de técnicas de marketing e a projeção de padres cantores na grande mídia. De outro, a Teologia da Libertação, corrente politizada de esquerda que desencadeou, entre outras coisas, o engajamento em atividades associativas de produção econômica em um conjunto chamado economia solidária, apontado como resposta à "exclusão do mercado de trabalho" ou ao desemprego. O artigo contextualiza a relação do catolicismo com esses mercados na sociedade brasileira.Instituto de Estudos da Religião2007-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000100008Religião & Sociedade v.27 n.1 2007reponame:Religião & Sociedade (Online)instname:Instituto de Estudos da Religião (ISER)instacron:ISER10.1590/S0100-85872007000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,André Ricardo depor2008-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-85872007000100008Revistahttp://www.scielo.br/rsPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||religiaoesociedade@iser.org.br1984-04380100-8587opendoar:2008-05-12T00:00Religião & Sociedade (Online) - Instituto de Estudos da Religião (ISER)false
dc.title.none.fl_str_mv Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição
title Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição
spellingShingle Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição
Souza,André Ricardo de
religião e mercado
Renovação Carismática
marketing católico
Teologia da Libertação
economia solidária
title_short Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição
title_full Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição
title_fullStr Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição
title_full_unstemmed Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição
title_sort Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição
author Souza,André Ricardo de
author_facet Souza,André Ricardo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,André Ricardo de
dc.subject.por.fl_str_mv religião e mercado
Renovação Carismática
marketing católico
Teologia da Libertação
economia solidária
topic religião e mercado
Renovação Carismática
marketing católico
Teologia da Libertação
economia solidária
description A Igreja Católica enfrenta, de forma ambígua, as vicissitudes dos mercados, o religioso e o econômico propriamente dito. Na década de 90, isso se tornou evidente por causa de dois movimentos opostos. De um lado, a Renovação Carismática - resposta católica à concorrência pentecostal no mercado religioso - fomentou o uso de técnicas de marketing e a projeção de padres cantores na grande mídia. De outro, a Teologia da Libertação, corrente politizada de esquerda que desencadeou, entre outras coisas, o engajamento em atividades associativas de produção econômica em um conjunto chamado economia solidária, apontado como resposta à "exclusão do mercado de trabalho" ou ao desemprego. O artigo contextualiza a relação do catolicismo com esses mercados na sociedade brasileira.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-85872007000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos da Religião
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos da Religião
dc.source.none.fl_str_mv Religião & Sociedade v.27 n.1 2007
reponame:Religião & Sociedade (Online)
instname:Instituto de Estudos da Religião (ISER)
instacron:ISER
instname_str Instituto de Estudos da Religião (ISER)
instacron_str ISER
institution ISER
reponame_str Religião & Sociedade (Online)
collection Religião & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Religião & Sociedade (Online) - Instituto de Estudos da Religião (ISER)
repository.mail.fl_str_mv ||religiaoesociedade@iser.org.br
_version_ 1752128689360863232