Redução de ruído óptico em giroscópios a fibra óptica birrefringente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renato Cunha Rabêlo
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2617
Resumo: Após anos de pesquisa tornou-se possível construir Giroscópios a Fibra Óptica (GFO) com baixa deriva ("bias drift") e baixo coeficiente de ruído ("random walk"). Melhorias na relação sinal/ruído na detecção podem ser obtidas acoplando-se tanta potência quanto seja possível ao circuito óptico do GFO. O ruído de intensidade da fonte luminosa torna-se o componente majoritário de ruído na detecção quando a potência óptica que atinge o fotodetector é maior que algumas dezenas de microwatts, o que se tornou possível com a utilização de diodos superluminescentes (SLD) mais potentes, fontes luminosas superfluorescentes a fibra (SFS), ou ainda diodos laser multimodo. Este trabalho analisa as causas e experimenta um esquema de processamento de sinal que seja capaz de promover a redução do ruído de intensidade da fonte luminosa em torno da freqüência própria do Giroscópio a Fibra Óptica birrefringente, freqüência esta onde ocorre a demodulação do sinal. Desta forma conseguiu-se obter uma melhoria na relação sinal/ruído de 6,6 dB na detecção através de uma redução de 20,4dB na potência de ruído associada ao ruído de intensidade da fonte luminosa.
id ITA_08d27aa75ba422b5758c20c414f26630
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2617
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Redução de ruído óptico em giroscópios a fibra óptica birrefringente.Giroscópios a fibra ópticaRelação sinal/ruídoRedução de ruídoProcessamento de sinaisBirrefringênciaÓpticaSensores ópticos de rotaçãoFísicaEngenharia eletrônicaApós anos de pesquisa tornou-se possível construir Giroscópios a Fibra Óptica (GFO) com baixa deriva ("bias drift") e baixo coeficiente de ruído ("random walk"). Melhorias na relação sinal/ruído na detecção podem ser obtidas acoplando-se tanta potência quanto seja possível ao circuito óptico do GFO. O ruído de intensidade da fonte luminosa torna-se o componente majoritário de ruído na detecção quando a potência óptica que atinge o fotodetector é maior que algumas dezenas de microwatts, o que se tornou possível com a utilização de diodos superluminescentes (SLD) mais potentes, fontes luminosas superfluorescentes a fibra (SFS), ou ainda diodos laser multimodo. Este trabalho analisa as causas e experimenta um esquema de processamento de sinal que seja capaz de promover a redução do ruído de intensidade da fonte luminosa em torno da freqüência própria do Giroscópio a Fibra Óptica birrefringente, freqüência esta onde ocorre a demodulação do sinal. Desta forma conseguiu-se obter uma melhoria na relação sinal/ruído de 6,6 dB na detecção através de uma redução de 20,4dB na potência de ruído associada ao ruído de intensidade da fonte luminosa.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRicardo Teixeira de CarvalhoRenato Cunha Rabêlo1998-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2617reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:53Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2617http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:39:36.531Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Redução de ruído óptico em giroscópios a fibra óptica birrefringente.
title Redução de ruído óptico em giroscópios a fibra óptica birrefringente.
spellingShingle Redução de ruído óptico em giroscópios a fibra óptica birrefringente.
Renato Cunha Rabêlo
Giroscópios a fibra óptica
Relação sinal/ruído
Redução de ruído
Processamento de sinais
Birrefringência
Óptica
Sensores ópticos de rotação
Física
Engenharia eletrônica
title_short Redução de ruído óptico em giroscópios a fibra óptica birrefringente.
title_full Redução de ruído óptico em giroscópios a fibra óptica birrefringente.
title_fullStr Redução de ruído óptico em giroscópios a fibra óptica birrefringente.
title_full_unstemmed Redução de ruído óptico em giroscópios a fibra óptica birrefringente.
title_sort Redução de ruído óptico em giroscópios a fibra óptica birrefringente.
author Renato Cunha Rabêlo
author_facet Renato Cunha Rabêlo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ricardo Teixeira de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Renato Cunha Rabêlo
dc.subject.por.fl_str_mv Giroscópios a fibra óptica
Relação sinal/ruído
Redução de ruído
Processamento de sinais
Birrefringência
Óptica
Sensores ópticos de rotação
Física
Engenharia eletrônica
topic Giroscópios a fibra óptica
Relação sinal/ruído
Redução de ruído
Processamento de sinais
Birrefringência
Óptica
Sensores ópticos de rotação
Física
Engenharia eletrônica
dc.description.none.fl_txt_mv Após anos de pesquisa tornou-se possível construir Giroscópios a Fibra Óptica (GFO) com baixa deriva ("bias drift") e baixo coeficiente de ruído ("random walk"). Melhorias na relação sinal/ruído na detecção podem ser obtidas acoplando-se tanta potência quanto seja possível ao circuito óptico do GFO. O ruído de intensidade da fonte luminosa torna-se o componente majoritário de ruído na detecção quando a potência óptica que atinge o fotodetector é maior que algumas dezenas de microwatts, o que se tornou possível com a utilização de diodos superluminescentes (SLD) mais potentes, fontes luminosas superfluorescentes a fibra (SFS), ou ainda diodos laser multimodo. Este trabalho analisa as causas e experimenta um esquema de processamento de sinal que seja capaz de promover a redução do ruído de intensidade da fonte luminosa em torno da freqüência própria do Giroscópio a Fibra Óptica birrefringente, freqüência esta onde ocorre a demodulação do sinal. Desta forma conseguiu-se obter uma melhoria na relação sinal/ruído de 6,6 dB na detecção através de uma redução de 20,4dB na potência de ruído associada ao ruído de intensidade da fonte luminosa.
description Após anos de pesquisa tornou-se possível construir Giroscópios a Fibra Óptica (GFO) com baixa deriva ("bias drift") e baixo coeficiente de ruído ("random walk"). Melhorias na relação sinal/ruído na detecção podem ser obtidas acoplando-se tanta potência quanto seja possível ao circuito óptico do GFO. O ruído de intensidade da fonte luminosa torna-se o componente majoritário de ruído na detecção quando a potência óptica que atinge o fotodetector é maior que algumas dezenas de microwatts, o que se tornou possível com a utilização de diodos superluminescentes (SLD) mais potentes, fontes luminosas superfluorescentes a fibra (SFS), ou ainda diodos laser multimodo. Este trabalho analisa as causas e experimenta um esquema de processamento de sinal que seja capaz de promover a redução do ruído de intensidade da fonte luminosa em torno da freqüência própria do Giroscópio a Fibra Óptica birrefringente, freqüência esta onde ocorre a demodulação do sinal. Desta forma conseguiu-se obter uma melhoria na relação sinal/ruído de 6,6 dB na detecção através de uma redução de 20,4dB na potência de ruído associada ao ruído de intensidade da fonte luminosa.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2617
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Giroscópios a fibra óptica
Relação sinal/ruído
Redução de ruído
Processamento de sinais
Birrefringência
Óptica
Sensores ópticos de rotação
Física
Engenharia eletrônica
_version_ 1706809288375140352