Análise do efeito da conicidade dos furos do piccolo tubo na troca de calor com o lábio da entrada de ar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=867 |
Resumo: | Os sistemas de proteção contra gelo são comumente utilizados na aviação. O piccolo tubo, que é um dispositivo com vários furos por onde passam os jatos de ar quente que aquecem as superfícies a serem protegidas, é o mais utilizado. Dependendo do processo de manufatura, os furos podem variar desde um formato cilíndrico até um formato cônico. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da conicidade destes furos na transferência de calor com o lábio da entrada de ar. Os resultados mostraram que o impacto é mínimo. Para tal análise, foram utilizados tanto programas de geração de malha (ICEM), quanto de mecânica de fluidos computacional - (FLUENT). O modelo térmico foi validado com a vasta literatura disponível, que inclui tanto dados experimentais, quanto simulações que também utilizaram mecânica dos fluidos computacional. |
id |
ITA_0a884422a421ee6d93868ad8c1fed518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:867 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Análise do efeito da conicidade dos furos do piccolo tubo na troca de calor com o lábio da entrada de ar.Análise numéricaEscoamento cônicoTransferência de calorTubosNúmero de NusseltDinâmica dos fluidos computacionalJatos impingentesMecânica dos fluidosSistemas anti-geloFísicaOs sistemas de proteção contra gelo são comumente utilizados na aviação. O piccolo tubo, que é um dispositivo com vários furos por onde passam os jatos de ar quente que aquecem as superfícies a serem protegidas, é o mais utilizado. Dependendo do processo de manufatura, os furos podem variar desde um formato cilíndrico até um formato cônico. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da conicidade destes furos na transferência de calor com o lábio da entrada de ar. Os resultados mostraram que o impacto é mínimo. Para tal análise, foram utilizados tanto programas de geração de malha (ICEM), quanto de mecânica de fluidos computacional - (FLUENT). O modelo térmico foi validado com a vasta literatura disponível, que inclui tanto dados experimentais, quanto simulações que também utilizaram mecânica dos fluidos computacional.Instituto Tecnológico de AeronáuticaNide Geraldo do Couto Ramos Fico JúniorLuis Gustavo D'Andrea Demétrio Corrêa2009-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=867reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:58Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:867http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:32.394Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do efeito da conicidade dos furos do piccolo tubo na troca de calor com o lábio da entrada de ar. |
title |
Análise do efeito da conicidade dos furos do piccolo tubo na troca de calor com o lábio da entrada de ar. |
spellingShingle |
Análise do efeito da conicidade dos furos do piccolo tubo na troca de calor com o lábio da entrada de ar. Luis Gustavo D'Andrea Demétrio Corrêa Análise numérica Escoamento cônico Transferência de calor Tubos Número de Nusselt Dinâmica dos fluidos computacional Jatos impingentes Mecânica dos fluidos Sistemas anti-gelo Física |
title_short |
Análise do efeito da conicidade dos furos do piccolo tubo na troca de calor com o lábio da entrada de ar. |
title_full |
Análise do efeito da conicidade dos furos do piccolo tubo na troca de calor com o lábio da entrada de ar. |
title_fullStr |
Análise do efeito da conicidade dos furos do piccolo tubo na troca de calor com o lábio da entrada de ar. |
title_full_unstemmed |
Análise do efeito da conicidade dos furos do piccolo tubo na troca de calor com o lábio da entrada de ar. |
title_sort |
Análise do efeito da conicidade dos furos do piccolo tubo na troca de calor com o lábio da entrada de ar. |
author |
Luis Gustavo D'Andrea Demétrio Corrêa |
author_facet |
Luis Gustavo D'Andrea Demétrio Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nide Geraldo do Couto Ramos Fico Júnior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luis Gustavo D'Andrea Demétrio Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise numérica Escoamento cônico Transferência de calor Tubos Número de Nusselt Dinâmica dos fluidos computacional Jatos impingentes Mecânica dos fluidos Sistemas anti-gelo Física |
topic |
Análise numérica Escoamento cônico Transferência de calor Tubos Número de Nusselt Dinâmica dos fluidos computacional Jatos impingentes Mecânica dos fluidos Sistemas anti-gelo Física |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Os sistemas de proteção contra gelo são comumente utilizados na aviação. O piccolo tubo, que é um dispositivo com vários furos por onde passam os jatos de ar quente que aquecem as superfícies a serem protegidas, é o mais utilizado. Dependendo do processo de manufatura, os furos podem variar desde um formato cilíndrico até um formato cônico. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da conicidade destes furos na transferência de calor com o lábio da entrada de ar. Os resultados mostraram que o impacto é mínimo. Para tal análise, foram utilizados tanto programas de geração de malha (ICEM), quanto de mecânica de fluidos computacional - (FLUENT). O modelo térmico foi validado com a vasta literatura disponível, que inclui tanto dados experimentais, quanto simulações que também utilizaram mecânica dos fluidos computacional. |
description |
Os sistemas de proteção contra gelo são comumente utilizados na aviação. O piccolo tubo, que é um dispositivo com vários furos por onde passam os jatos de ar quente que aquecem as superfícies a serem protegidas, é o mais utilizado. Dependendo do processo de manufatura, os furos podem variar desde um formato cilíndrico até um formato cônico. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da conicidade destes furos na transferência de calor com o lábio da entrada de ar. Os resultados mostraram que o impacto é mínimo. Para tal análise, foram utilizados tanto programas de geração de malha (ICEM), quanto de mecânica de fluidos computacional - (FLUENT). O modelo térmico foi validado com a vasta literatura disponível, que inclui tanto dados experimentais, quanto simulações que também utilizaram mecânica dos fluidos computacional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=867 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Análise numérica Escoamento cônico Transferência de calor Tubos Número de Nusselt Dinâmica dos fluidos computacional Jatos impingentes Mecânica dos fluidos Sistemas anti-gelo Física |
_version_ |
1706809263323611136 |