Utilização de modelo de desempenho de motores turbofan para previsão de emissão de NO.x

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arthur Chamorro Ferreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1290
Resumo: Este trabalho se propõe a simular a emissão de NOx na condição de decolagem, para motores de diversos fabricantes, usando o software de simulação de desempenho GasTurb (versão 10) e obter resultados próximos aos dados experimentais apresentados na planilha de certificação de emissões da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil). O GasTurb é utilizado sobretudo em cálculos do ponto de projeto e permite similar, numa única subrotina, vários motores. Mais que isso, objetiva-se apresentar os passos a serem seguidos para a avaliação dos ciclos completes de emissões (LTO), usando-se o GasTurb, embora não seja o objetivo dessa dissertação um estudo detalhado desses ciclos. Finalmente, mostra-se que um modelo empírico de emissões de NOx que depende apenas da pressão e temperatura de entrada na câmara de combustão (P3 e T3) prevê com boa confiabilidade as emissões experimentais desse poluente em combustores convencionais.
id ITA_12b4e4b2bbf69970ddf82819b1de2ac0
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1290
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Utilização de modelo de desempenho de motores turbofan para previsão de emissão de NO.xEmissão de exaustãoMotores turbofanSimulação computadorizadaAvaliação de desempenhoMotores de aeronavesPoluição por gasesÓxidos de nitrogênioSistemas de propulsãoEngenharia mecânicaEngenharia aeronáuticaEste trabalho se propõe a simular a emissão de NOx na condição de decolagem, para motores de diversos fabricantes, usando o software de simulação de desempenho GasTurb (versão 10) e obter resultados próximos aos dados experimentais apresentados na planilha de certificação de emissões da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil). O GasTurb é utilizado sobretudo em cálculos do ponto de projeto e permite similar, numa única subrotina, vários motores. Mais que isso, objetiva-se apresentar os passos a serem seguidos para a avaliação dos ciclos completes de emissões (LTO), usando-se o GasTurb, embora não seja o objetivo dessa dissertação um estudo detalhado desses ciclos. Finalmente, mostra-se que um modelo empírico de emissões de NOx que depende apenas da pressão e temperatura de entrada na câmara de combustão (P3 e T3) prevê com boa confiabilidade as emissões experimentais desse poluente em combustores convencionais.Instituto Tecnológico de AeronáuticaPedro Teixeira LacavaArthur Chamorro Ferreira2009-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1290reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:36Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1290http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:54.468Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de modelo de desempenho de motores turbofan para previsão de emissão de NO.x
title Utilização de modelo de desempenho de motores turbofan para previsão de emissão de NO.x
spellingShingle Utilização de modelo de desempenho de motores turbofan para previsão de emissão de NO.x
Arthur Chamorro Ferreira
Emissão de exaustão
Motores turbofan
Simulação computadorizada
Avaliação de desempenho
Motores de aeronaves
Poluição por gases
Óxidos de nitrogênio
Sistemas de propulsão
Engenharia mecânica
Engenharia aeronáutica
title_short Utilização de modelo de desempenho de motores turbofan para previsão de emissão de NO.x
title_full Utilização de modelo de desempenho de motores turbofan para previsão de emissão de NO.x
title_fullStr Utilização de modelo de desempenho de motores turbofan para previsão de emissão de NO.x
title_full_unstemmed Utilização de modelo de desempenho de motores turbofan para previsão de emissão de NO.x
title_sort Utilização de modelo de desempenho de motores turbofan para previsão de emissão de NO.x
author Arthur Chamorro Ferreira
author_facet Arthur Chamorro Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro Teixeira Lacava
dc.contributor.author.fl_str_mv Arthur Chamorro Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Emissão de exaustão
Motores turbofan
Simulação computadorizada
Avaliação de desempenho
Motores de aeronaves
Poluição por gases
Óxidos de nitrogênio
Sistemas de propulsão
Engenharia mecânica
Engenharia aeronáutica
topic Emissão de exaustão
Motores turbofan
Simulação computadorizada
Avaliação de desempenho
Motores de aeronaves
Poluição por gases
Óxidos de nitrogênio
Sistemas de propulsão
Engenharia mecânica
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho se propõe a simular a emissão de NOx na condição de decolagem, para motores de diversos fabricantes, usando o software de simulação de desempenho GasTurb (versão 10) e obter resultados próximos aos dados experimentais apresentados na planilha de certificação de emissões da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil). O GasTurb é utilizado sobretudo em cálculos do ponto de projeto e permite similar, numa única subrotina, vários motores. Mais que isso, objetiva-se apresentar os passos a serem seguidos para a avaliação dos ciclos completes de emissões (LTO), usando-se o GasTurb, embora não seja o objetivo dessa dissertação um estudo detalhado desses ciclos. Finalmente, mostra-se que um modelo empírico de emissões de NOx que depende apenas da pressão e temperatura de entrada na câmara de combustão (P3 e T3) prevê com boa confiabilidade as emissões experimentais desse poluente em combustores convencionais.
description Este trabalho se propõe a simular a emissão de NOx na condição de decolagem, para motores de diversos fabricantes, usando o software de simulação de desempenho GasTurb (versão 10) e obter resultados próximos aos dados experimentais apresentados na planilha de certificação de emissões da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil). O GasTurb é utilizado sobretudo em cálculos do ponto de projeto e permite similar, numa única subrotina, vários motores. Mais que isso, objetiva-se apresentar os passos a serem seguidos para a avaliação dos ciclos completes de emissões (LTO), usando-se o GasTurb, embora não seja o objetivo dessa dissertação um estudo detalhado desses ciclos. Finalmente, mostra-se que um modelo empírico de emissões de NOx que depende apenas da pressão e temperatura de entrada na câmara de combustão (P3 e T3) prevê com boa confiabilidade as emissões experimentais desse poluente em combustores convencionais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1290
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Emissão de exaustão
Motores turbofan
Simulação computadorizada
Avaliação de desempenho
Motores de aeronaves
Poluição por gases
Óxidos de nitrogênio
Sistemas de propulsão
Engenharia mecânica
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809267565101056