Análise espectroscópica do dimorfismo do sulfeto de ortonitrodifenila, 'CIND.12''HIND.9''NOIND.2'S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kumiko Koibuchi Sakane
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1515
Resumo: O presente trabalho consistiu na síntese da primeira forma (& do sulfeto de ortonitrodifenila [1-nitro, 2-(feniltio) - benzeno], preparação da segunda forma (ß) por semeadura, caracterização desta forma e obtenção dos espectros infravermelho e Raman de ambas as formas para analisar as possíveis diferenças estruturais. Foi feita uma tentativa de atribuição de frequências, explicando-se as diferenças entre as duas formas. A análise se baseou mais nos espectros da fase sólida que caracteriza o fenômeno polimorfismo. Os espectros da forma ß são inéditos. Os espectros das formas & e ß em soluções e fundidos são praticamente idênticos aos do sólido ß. Conclui-se que as formas $ e ß apresentam a mesma estrutura em soluções e fundidos, diferindo somente em sólidos. Observou-se também que o fundido de forma ß apresenta dois espectros diferentes. Logo acima do ponto de fusão, o espectro mostra algumas características da forma &. Nesta fase de transição, o fundido se comporta como cristal líquido. A transição polimórfica ß & produzida entre dois cristais de NaCl, formando uma camada fina, mostrou um tipo de transição que é mais facilmente explicado pelo processo cooperativo das moléculas (Transformação homogênea).
id ITA_13b465603ad9bd31cceb44f52318bba4
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1515
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise espectroscópica do dimorfismo do sulfeto de ortonitrodifenila, 'CIND.12''HIND.9''NOIND.2'SFísica atômicaFísica molecularEspectroscopiaFísico-QuímicaFísicaO presente trabalho consistiu na síntese da primeira forma (& do sulfeto de ortonitrodifenila [1-nitro, 2-(feniltio) - benzeno], preparação da segunda forma (ß) por semeadura, caracterização desta forma e obtenção dos espectros infravermelho e Raman de ambas as formas para analisar as possíveis diferenças estruturais. Foi feita uma tentativa de atribuição de frequências, explicando-se as diferenças entre as duas formas. A análise se baseou mais nos espectros da fase sólida que caracteriza o fenômeno polimorfismo. Os espectros da forma ß são inéditos. Os espectros das formas & e ß em soluções e fundidos são praticamente idênticos aos do sólido ß. Conclui-se que as formas $ e ß apresentam a mesma estrutura em soluções e fundidos, diferindo somente em sólidos. Observou-se também que o fundido de forma ß apresenta dois espectros diferentes. Logo acima do ponto de fusão, o espectro mostra algumas características da forma &. Nesta fase de transição, o fundido se comporta como cristal líquido. A transição polimórfica ß & produzida entre dois cristais de NaCl, formando uma camada fina, mostrou um tipo de transição que é mais facilmente explicado pelo processo cooperativo das moléculas (Transformação homogênea).Instituto Tecnológico de AeronáuticaDarwin BassiKumiko Koibuchi Sakane1988-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1515reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:43Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1515http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:33.582Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise espectroscópica do dimorfismo do sulfeto de ortonitrodifenila, 'CIND.12''HIND.9''NOIND.2'S
title Análise espectroscópica do dimorfismo do sulfeto de ortonitrodifenila, 'CIND.12''HIND.9''NOIND.2'S
spellingShingle Análise espectroscópica do dimorfismo do sulfeto de ortonitrodifenila, 'CIND.12''HIND.9''NOIND.2'S
Kumiko Koibuchi Sakane
Física atômica
Física molecular
Espectroscopia
Físico-Química
Física
title_short Análise espectroscópica do dimorfismo do sulfeto de ortonitrodifenila, 'CIND.12''HIND.9''NOIND.2'S
title_full Análise espectroscópica do dimorfismo do sulfeto de ortonitrodifenila, 'CIND.12''HIND.9''NOIND.2'S
title_fullStr Análise espectroscópica do dimorfismo do sulfeto de ortonitrodifenila, 'CIND.12''HIND.9''NOIND.2'S
title_full_unstemmed Análise espectroscópica do dimorfismo do sulfeto de ortonitrodifenila, 'CIND.12''HIND.9''NOIND.2'S
title_sort Análise espectroscópica do dimorfismo do sulfeto de ortonitrodifenila, 'CIND.12''HIND.9''NOIND.2'S
author Kumiko Koibuchi Sakane
author_facet Kumiko Koibuchi Sakane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darwin Bassi
dc.contributor.author.fl_str_mv Kumiko Koibuchi Sakane
dc.subject.por.fl_str_mv Física atômica
Física molecular
Espectroscopia
Físico-Química
Física
topic Física atômica
Física molecular
Espectroscopia
Físico-Química
Física
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho consistiu na síntese da primeira forma (& do sulfeto de ortonitrodifenila [1-nitro, 2-(feniltio) - benzeno], preparação da segunda forma (ß) por semeadura, caracterização desta forma e obtenção dos espectros infravermelho e Raman de ambas as formas para analisar as possíveis diferenças estruturais. Foi feita uma tentativa de atribuição de frequências, explicando-se as diferenças entre as duas formas. A análise se baseou mais nos espectros da fase sólida que caracteriza o fenômeno polimorfismo. Os espectros da forma ß são inéditos. Os espectros das formas & e ß em soluções e fundidos são praticamente idênticos aos do sólido ß. Conclui-se que as formas $ e ß apresentam a mesma estrutura em soluções e fundidos, diferindo somente em sólidos. Observou-se também que o fundido de forma ß apresenta dois espectros diferentes. Logo acima do ponto de fusão, o espectro mostra algumas características da forma &. Nesta fase de transição, o fundido se comporta como cristal líquido. A transição polimórfica ß & produzida entre dois cristais de NaCl, formando uma camada fina, mostrou um tipo de transição que é mais facilmente explicado pelo processo cooperativo das moléculas (Transformação homogênea).
description O presente trabalho consistiu na síntese da primeira forma (& do sulfeto de ortonitrodifenila [1-nitro, 2-(feniltio) - benzeno], preparação da segunda forma (ß) por semeadura, caracterização desta forma e obtenção dos espectros infravermelho e Raman de ambas as formas para analisar as possíveis diferenças estruturais. Foi feita uma tentativa de atribuição de frequências, explicando-se as diferenças entre as duas formas. A análise se baseou mais nos espectros da fase sólida que caracteriza o fenômeno polimorfismo. Os espectros da forma ß são inéditos. Os espectros das formas & e ß em soluções e fundidos são praticamente idênticos aos do sólido ß. Conclui-se que as formas $ e ß apresentam a mesma estrutura em soluções e fundidos, diferindo somente em sólidos. Observou-se também que o fundido de forma ß apresenta dois espectros diferentes. Logo acima do ponto de fusão, o espectro mostra algumas características da forma &. Nesta fase de transição, o fundido se comporta como cristal líquido. A transição polimórfica ß & produzida entre dois cristais de NaCl, formando uma camada fina, mostrou um tipo de transição que é mais facilmente explicado pelo processo cooperativo das moléculas (Transformação homogênea).
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1515
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Física atômica
Física molecular
Espectroscopia
Físico-Química
Física
_version_ 1706809270738092032