Monitoramento de saúde em sistema acionado por motor de corrente contínua sem escova

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Gustavo Nuñez Rosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1232
Resumo: O objetivo de estudo desta dissertação é apresentar uma metodologia para a realização de prognóstico e gerenciamento da saúde (Condition-Based Maintenance/Prognostic Health Management) de sistemas dinâmicos, assunto que vem crescendo de importância nas indústrias de forma global. O estudo de caso é realizado em um sistema de flap de uma aeronave regional acionado por motores CC sem escova, que foi modelado em MATLAB/SIMULINK. Através do modelo foi possível a realização do estudo de testabilidade e diagnosticabilidade das degradações e falhas do sistema e a implementação de técnicas de detecção de degradação através de controle estatístico de processo multivariável (MSPC), largamente utilizadas em diversas áreas da indústria. As técnicas de controle estatístico através de distâncias estatísticas, Hotelling';s T e Runger U, proporcionam uma medida de boa qualidade como mostrado nos resultados do estudo e pode ser usada para o prognóstico, como sugerido para trabalhos futuros.
id ITA_1532e497a8924fd1994c842d6bf6fd4c
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1232
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Monitoramento de saúde em sistema acionado por motor de corrente contínua sem escovaManutenção de aeronavesAnálise de falhasManutenção preditivaMotores de corrente contínua sem escovaAnálise estatística multivariadaControle de processosSistemas dinâmicosFlapes (superfícies de controle)Engenharia aeronáuticaO objetivo de estudo desta dissertação é apresentar uma metodologia para a realização de prognóstico e gerenciamento da saúde (Condition-Based Maintenance/Prognostic Health Management) de sistemas dinâmicos, assunto que vem crescendo de importância nas indústrias de forma global. O estudo de caso é realizado em um sistema de flap de uma aeronave regional acionado por motores CC sem escova, que foi modelado em MATLAB/SIMULINK. Através do modelo foi possível a realização do estudo de testabilidade e diagnosticabilidade das degradações e falhas do sistema e a implementação de técnicas de detecção de degradação através de controle estatístico de processo multivariável (MSPC), largamente utilizadas em diversas áreas da indústria. As técnicas de controle estatístico através de distâncias estatísticas, Hotelling';s T e Runger U, proporcionam uma medida de boa qualidade como mostrado nos resultados do estudo e pode ser usada para o prognóstico, como sugerido para trabalhos futuros.Instituto Tecnológico de AeronáuticaTakashi YoneyamaCarlos Gustavo Nuñez Rosa2009-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1232reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:36Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1232http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:54.175Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento de saúde em sistema acionado por motor de corrente contínua sem escova
title Monitoramento de saúde em sistema acionado por motor de corrente contínua sem escova
spellingShingle Monitoramento de saúde em sistema acionado por motor de corrente contínua sem escova
Carlos Gustavo Nuñez Rosa
Manutenção de aeronaves
Análise de falhas
Manutenção preditiva
Motores de corrente contínua sem escova
Análise estatística multivariada
Controle de processos
Sistemas dinâmicos
Flapes (superfícies de controle)
Engenharia aeronáutica
title_short Monitoramento de saúde em sistema acionado por motor de corrente contínua sem escova
title_full Monitoramento de saúde em sistema acionado por motor de corrente contínua sem escova
title_fullStr Monitoramento de saúde em sistema acionado por motor de corrente contínua sem escova
title_full_unstemmed Monitoramento de saúde em sistema acionado por motor de corrente contínua sem escova
title_sort Monitoramento de saúde em sistema acionado por motor de corrente contínua sem escova
author Carlos Gustavo Nuñez Rosa
author_facet Carlos Gustavo Nuñez Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takashi Yoneyama
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Gustavo Nuñez Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Manutenção de aeronaves
Análise de falhas
Manutenção preditiva
Motores de corrente contínua sem escova
Análise estatística multivariada
Controle de processos
Sistemas dinâmicos
Flapes (superfícies de controle)
Engenharia aeronáutica
topic Manutenção de aeronaves
Análise de falhas
Manutenção preditiva
Motores de corrente contínua sem escova
Análise estatística multivariada
Controle de processos
Sistemas dinâmicos
Flapes (superfícies de controle)
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo de estudo desta dissertação é apresentar uma metodologia para a realização de prognóstico e gerenciamento da saúde (Condition-Based Maintenance/Prognostic Health Management) de sistemas dinâmicos, assunto que vem crescendo de importância nas indústrias de forma global. O estudo de caso é realizado em um sistema de flap de uma aeronave regional acionado por motores CC sem escova, que foi modelado em MATLAB/SIMULINK. Através do modelo foi possível a realização do estudo de testabilidade e diagnosticabilidade das degradações e falhas do sistema e a implementação de técnicas de detecção de degradação através de controle estatístico de processo multivariável (MSPC), largamente utilizadas em diversas áreas da indústria. As técnicas de controle estatístico através de distâncias estatísticas, Hotelling';s T e Runger U, proporcionam uma medida de boa qualidade como mostrado nos resultados do estudo e pode ser usada para o prognóstico, como sugerido para trabalhos futuros.
description O objetivo de estudo desta dissertação é apresentar uma metodologia para a realização de prognóstico e gerenciamento da saúde (Condition-Based Maintenance/Prognostic Health Management) de sistemas dinâmicos, assunto que vem crescendo de importância nas indústrias de forma global. O estudo de caso é realizado em um sistema de flap de uma aeronave regional acionado por motores CC sem escova, que foi modelado em MATLAB/SIMULINK. Através do modelo foi possível a realização do estudo de testabilidade e diagnosticabilidade das degradações e falhas do sistema e a implementação de técnicas de detecção de degradação através de controle estatístico de processo multivariável (MSPC), largamente utilizadas em diversas áreas da indústria. As técnicas de controle estatístico através de distâncias estatísticas, Hotelling';s T e Runger U, proporcionam uma medida de boa qualidade como mostrado nos resultados do estudo e pode ser usada para o prognóstico, como sugerido para trabalhos futuros.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1232
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Manutenção de aeronaves
Análise de falhas
Manutenção preditiva
Motores de corrente contínua sem escova
Análise estatística multivariada
Controle de processos
Sistemas dinâmicos
Flapes (superfícies de controle)
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809267560906752