Proposta de método para priorização de alternativas por múltiplos critérios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Carlana da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=314
Resumo: Este trabalho apresenta um método de priorização de alternativas, chamado KT Modificado, que busca, a partir dos princípios da teoria da decisão, integrar simplicidade com robustez, baseando-se em métodos de apoio à decisão que consideram a influência de diversos critérios. Este método dedica-se a estabelecer, para problemas com grande quantidade de critérios e alternativas, uma ordem de relevância de alternativas advindas de um processo de prospectiva tecnológica, de maneira a apoiar o processo de desenvolvimento de um planejamento tecnológico, seja de uma nação ou de uma organização de fomento tecnológico. O trabalho divide-se em três partes: 1. construção e justificação do método de apoio à decisão KT Modificado baseadas na revisão dos métodos KT (Kepner-Tregoe) e AHP (Analytic Hierarchy Process) e em considerações sobre a robustez desses métodos; 2. aplicação do método no setor aeronáutico; e 3. análise da sensibilidade do método utilizando o teste estatístico de Wilcoxon-Mann-Whitney e simulação Monte Carlo. O método de priorização de alternativas aqui apresentado, justificado e testado, apresenta resultados satisfatórios, pois provê a robustez necessária à etapa de seleção de tecnologias do processo de planejamento tecnológico de uma maneira simples o suficiente a estimular o seu uso pelos decisores em um ambiente corporativo.
id ITA_19c176cd76e75ce05bd2ea5aa39a6cd6
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:314
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Proposta de método para priorização de alternativas por múltiplos critérios.Teoria multicritério da decisãoSistemas de apoio à decisãoAvaliação prospectivaAeronáuticaAdministraçãoMatemáticaEste trabalho apresenta um método de priorização de alternativas, chamado KT Modificado, que busca, a partir dos princípios da teoria da decisão, integrar simplicidade com robustez, baseando-se em métodos de apoio à decisão que consideram a influência de diversos critérios. Este método dedica-se a estabelecer, para problemas com grande quantidade de critérios e alternativas, uma ordem de relevância de alternativas advindas de um processo de prospectiva tecnológica, de maneira a apoiar o processo de desenvolvimento de um planejamento tecnológico, seja de uma nação ou de uma organização de fomento tecnológico. O trabalho divide-se em três partes: 1. construção e justificação do método de apoio à decisão KT Modificado baseadas na revisão dos métodos KT (Kepner-Tregoe) e AHP (Analytic Hierarchy Process) e em considerações sobre a robustez desses métodos; 2. aplicação do método no setor aeronáutico; e 3. análise da sensibilidade do método utilizando o teste estatístico de Wilcoxon-Mann-Whitney e simulação Monte Carlo. O método de priorização de alternativas aqui apresentado, justificado e testado, apresenta resultados satisfatórios, pois provê a robustez necessária à etapa de seleção de tecnologias do processo de planejamento tecnológico de uma maneira simples o suficiente a estimular o seu uso pelos decisores em um ambiente corporativo.Instituto Tecnológico de AeronáuticaMischel Carmen Neyra BelderrainRodrigo Carlana da Silva2006-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=314reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:45Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:314http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:56.222Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de método para priorização de alternativas por múltiplos critérios.
title Proposta de método para priorização de alternativas por múltiplos critérios.
spellingShingle Proposta de método para priorização de alternativas por múltiplos critérios.
Rodrigo Carlana da Silva
Teoria multicritério da decisão
Sistemas de apoio à decisão
Avaliação prospectiva
Aeronáutica
Administração
Matemática
title_short Proposta de método para priorização de alternativas por múltiplos critérios.
title_full Proposta de método para priorização de alternativas por múltiplos critérios.
title_fullStr Proposta de método para priorização de alternativas por múltiplos critérios.
title_full_unstemmed Proposta de método para priorização de alternativas por múltiplos critérios.
title_sort Proposta de método para priorização de alternativas por múltiplos critérios.
author Rodrigo Carlana da Silva
author_facet Rodrigo Carlana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mischel Carmen Neyra Belderrain
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Carlana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria multicritério da decisão
Sistemas de apoio à decisão
Avaliação prospectiva
Aeronáutica
Administração
Matemática
topic Teoria multicritério da decisão
Sistemas de apoio à decisão
Avaliação prospectiva
Aeronáutica
Administração
Matemática
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho apresenta um método de priorização de alternativas, chamado KT Modificado, que busca, a partir dos princípios da teoria da decisão, integrar simplicidade com robustez, baseando-se em métodos de apoio à decisão que consideram a influência de diversos critérios. Este método dedica-se a estabelecer, para problemas com grande quantidade de critérios e alternativas, uma ordem de relevância de alternativas advindas de um processo de prospectiva tecnológica, de maneira a apoiar o processo de desenvolvimento de um planejamento tecnológico, seja de uma nação ou de uma organização de fomento tecnológico. O trabalho divide-se em três partes: 1. construção e justificação do método de apoio à decisão KT Modificado baseadas na revisão dos métodos KT (Kepner-Tregoe) e AHP (Analytic Hierarchy Process) e em considerações sobre a robustez desses métodos; 2. aplicação do método no setor aeronáutico; e 3. análise da sensibilidade do método utilizando o teste estatístico de Wilcoxon-Mann-Whitney e simulação Monte Carlo. O método de priorização de alternativas aqui apresentado, justificado e testado, apresenta resultados satisfatórios, pois provê a robustez necessária à etapa de seleção de tecnologias do processo de planejamento tecnológico de uma maneira simples o suficiente a estimular o seu uso pelos decisores em um ambiente corporativo.
description Este trabalho apresenta um método de priorização de alternativas, chamado KT Modificado, que busca, a partir dos princípios da teoria da decisão, integrar simplicidade com robustez, baseando-se em métodos de apoio à decisão que consideram a influência de diversos critérios. Este método dedica-se a estabelecer, para problemas com grande quantidade de critérios e alternativas, uma ordem de relevância de alternativas advindas de um processo de prospectiva tecnológica, de maneira a apoiar o processo de desenvolvimento de um planejamento tecnológico, seja de uma nação ou de uma organização de fomento tecnológico. O trabalho divide-se em três partes: 1. construção e justificação do método de apoio à decisão KT Modificado baseadas na revisão dos métodos KT (Kepner-Tregoe) e AHP (Analytic Hierarchy Process) e em considerações sobre a robustez desses métodos; 2. aplicação do método no setor aeronáutico; e 3. análise da sensibilidade do método utilizando o teste estatístico de Wilcoxon-Mann-Whitney e simulação Monte Carlo. O método de priorização de alternativas aqui apresentado, justificado e testado, apresenta resultados satisfatórios, pois provê a robustez necessária à etapa de seleção de tecnologias do processo de planejamento tecnológico de uma maneira simples o suficiente a estimular o seu uso pelos decisores em um ambiente corporativo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=314
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Teoria multicritério da decisão
Sistemas de apoio à decisão
Avaliação prospectiva
Aeronáutica
Administração
Matemática
_version_ 1706809256634744832