Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=897 |
Resumo: | Um projeto de sistema de transporte urbano que leve em consideração o conceito de mobilidade sustentável requer comprometimentos de longo prazo e grandes investimentos de capital. O problema é que um bom traçado ou uma boa configuração de malha não é uma escolha óbvia. Políticos, engenheiros, usuários, ambientalistas e outros grupos de interesse geralmente têm desejos e expectativas diferentes. O primeiro objetivo deste trabalho é estudar a literatura sobre planejamento e projeto de transporte rápido de massa selecionando pontos de vista relevantes, para compor uma lista de critérios abrangente, envolvendo os mais variáveis interesses dos diferentes agentes envolvidos num processo de implantação de um projeto como esse. Depois, objetiva-se utilizar essa lista de critérios para desenvolver um modelo e aplicá-lo em um estudo de caso de escolha entre alternativas para transporte rápido de massa em uma cidade de médio porte brasileira. Para esse estudo de caso, serão propostos critérios e métricas específicas e serão analisados diferentes cenários e pesos entre critérios. |
id |
ITA_1b65b1a69b27bf048d04bdfb3c177efa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:897 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.Transporte urbanoSistemas de tráfego rápidoPlanejamento urbanoSistemas de apoio à decisãoTeoria multicritério da decisãoTransporte públicoTransportesUm projeto de sistema de transporte urbano que leve em consideração o conceito de mobilidade sustentável requer comprometimentos de longo prazo e grandes investimentos de capital. O problema é que um bom traçado ou uma boa configuração de malha não é uma escolha óbvia. Políticos, engenheiros, usuários, ambientalistas e outros grupos de interesse geralmente têm desejos e expectativas diferentes. O primeiro objetivo deste trabalho é estudar a literatura sobre planejamento e projeto de transporte rápido de massa selecionando pontos de vista relevantes, para compor uma lista de critérios abrangente, envolvendo os mais variáveis interesses dos diferentes agentes envolvidos num processo de implantação de um projeto como esse. Depois, objetiva-se utilizar essa lista de critérios para desenvolver um modelo e aplicá-lo em um estudo de caso de escolha entre alternativas para transporte rápido de massa em uma cidade de médio porte brasileira. Para esse estudo de caso, serão propostos critérios e métricas específicas e serão analisados diferentes cenários e pesos entre critérios.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAnderson Ribeiro CorreiaCarlos MüllerMarina Ciarlini Duarte2009-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=897reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:58Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:897http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:37.503Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa. |
title |
Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa. |
spellingShingle |
Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa. Marina Ciarlini Duarte Transporte urbano Sistemas de tráfego rápido Planejamento urbano Sistemas de apoio à decisão Teoria multicritério da decisão Transporte público Transportes |
title_short |
Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa. |
title_full |
Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa. |
title_fullStr |
Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa. |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa. |
title_sort |
Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa. |
author |
Marina Ciarlini Duarte |
author_facet |
Marina Ciarlini Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Anderson Ribeiro Correia Carlos Müller |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marina Ciarlini Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte urbano Sistemas de tráfego rápido Planejamento urbano Sistemas de apoio à decisão Teoria multicritério da decisão Transporte público Transportes |
topic |
Transporte urbano Sistemas de tráfego rápido Planejamento urbano Sistemas de apoio à decisão Teoria multicritério da decisão Transporte público Transportes |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Um projeto de sistema de transporte urbano que leve em consideração o conceito de mobilidade sustentável requer comprometimentos de longo prazo e grandes investimentos de capital. O problema é que um bom traçado ou uma boa configuração de malha não é uma escolha óbvia. Políticos, engenheiros, usuários, ambientalistas e outros grupos de interesse geralmente têm desejos e expectativas diferentes. O primeiro objetivo deste trabalho é estudar a literatura sobre planejamento e projeto de transporte rápido de massa selecionando pontos de vista relevantes, para compor uma lista de critérios abrangente, envolvendo os mais variáveis interesses dos diferentes agentes envolvidos num processo de implantação de um projeto como esse. Depois, objetiva-se utilizar essa lista de critérios para desenvolver um modelo e aplicá-lo em um estudo de caso de escolha entre alternativas para transporte rápido de massa em uma cidade de médio porte brasileira. Para esse estudo de caso, serão propostos critérios e métricas específicas e serão analisados diferentes cenários e pesos entre critérios. |
description |
Um projeto de sistema de transporte urbano que leve em consideração o conceito de mobilidade sustentável requer comprometimentos de longo prazo e grandes investimentos de capital. O problema é que um bom traçado ou uma boa configuração de malha não é uma escolha óbvia. Políticos, engenheiros, usuários, ambientalistas e outros grupos de interesse geralmente têm desejos e expectativas diferentes. O primeiro objetivo deste trabalho é estudar a literatura sobre planejamento e projeto de transporte rápido de massa selecionando pontos de vista relevantes, para compor uma lista de critérios abrangente, envolvendo os mais variáveis interesses dos diferentes agentes envolvidos num processo de implantação de um projeto como esse. Depois, objetiva-se utilizar essa lista de critérios para desenvolver um modelo e aplicá-lo em um estudo de caso de escolha entre alternativas para transporte rápido de massa em uma cidade de médio porte brasileira. Para esse estudo de caso, serão propostos critérios e métricas específicas e serão analisados diferentes cenários e pesos entre critérios. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=897 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Transporte urbano Sistemas de tráfego rápido Planejamento urbano Sistemas de apoio à decisão Teoria multicritério da decisão Transporte público Transportes |
_version_ |
1706809263743041536 |