Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marina Ciarlini Duarte
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=897
Resumo: Um projeto de sistema de transporte urbano que leve em consideração o conceito de mobilidade sustentável requer comprometimentos de longo prazo e grandes investimentos de capital. O problema é que um bom traçado ou uma boa configuração de malha não é uma escolha óbvia. Políticos, engenheiros, usuários, ambientalistas e outros grupos de interesse geralmente têm desejos e expectativas diferentes. O primeiro objetivo deste trabalho é estudar a literatura sobre planejamento e projeto de transporte rápido de massa selecionando pontos de vista relevantes, para compor uma lista de critérios abrangente, envolvendo os mais variáveis interesses dos diferentes agentes envolvidos num processo de implantação de um projeto como esse. Depois, objetiva-se utilizar essa lista de critérios para desenvolver um modelo e aplicá-lo em um estudo de caso de escolha entre alternativas para transporte rápido de massa em uma cidade de médio porte brasileira. Para esse estudo de caso, serão propostos critérios e métricas específicas e serão analisados diferentes cenários e pesos entre critérios.
id ITA_1b65b1a69b27bf048d04bdfb3c177efa
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:897
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.Transporte urbanoSistemas de tráfego rápidoPlanejamento urbanoSistemas de apoio à decisãoTeoria multicritério da decisãoTransporte públicoTransportesUm projeto de sistema de transporte urbano que leve em consideração o conceito de mobilidade sustentável requer comprometimentos de longo prazo e grandes investimentos de capital. O problema é que um bom traçado ou uma boa configuração de malha não é uma escolha óbvia. Políticos, engenheiros, usuários, ambientalistas e outros grupos de interesse geralmente têm desejos e expectativas diferentes. O primeiro objetivo deste trabalho é estudar a literatura sobre planejamento e projeto de transporte rápido de massa selecionando pontos de vista relevantes, para compor uma lista de critérios abrangente, envolvendo os mais variáveis interesses dos diferentes agentes envolvidos num processo de implantação de um projeto como esse. Depois, objetiva-se utilizar essa lista de critérios para desenvolver um modelo e aplicá-lo em um estudo de caso de escolha entre alternativas para transporte rápido de massa em uma cidade de médio porte brasileira. Para esse estudo de caso, serão propostos critérios e métricas específicas e serão analisados diferentes cenários e pesos entre critérios.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAnderson Ribeiro CorreiaCarlos MüllerMarina Ciarlini Duarte2009-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=897reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:58Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:897http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:37.503Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.
title Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.
spellingShingle Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.
Marina Ciarlini Duarte
Transporte urbano
Sistemas de tráfego rápido
Planejamento urbano
Sistemas de apoio à decisão
Teoria multicritério da decisão
Transporte público
Transportes
title_short Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.
title_full Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.
title_fullStr Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.
title_sort Desenvolvimento de modelo de auxílio à tomada de decisão para planejamento de sistema de transporte rápido de massa.
author Marina Ciarlini Duarte
author_facet Marina Ciarlini Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anderson Ribeiro Correia
Carlos Müller
dc.contributor.author.fl_str_mv Marina Ciarlini Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte urbano
Sistemas de tráfego rápido
Planejamento urbano
Sistemas de apoio à decisão
Teoria multicritério da decisão
Transporte público
Transportes
topic Transporte urbano
Sistemas de tráfego rápido
Planejamento urbano
Sistemas de apoio à decisão
Teoria multicritério da decisão
Transporte público
Transportes
dc.description.none.fl_txt_mv Um projeto de sistema de transporte urbano que leve em consideração o conceito de mobilidade sustentável requer comprometimentos de longo prazo e grandes investimentos de capital. O problema é que um bom traçado ou uma boa configuração de malha não é uma escolha óbvia. Políticos, engenheiros, usuários, ambientalistas e outros grupos de interesse geralmente têm desejos e expectativas diferentes. O primeiro objetivo deste trabalho é estudar a literatura sobre planejamento e projeto de transporte rápido de massa selecionando pontos de vista relevantes, para compor uma lista de critérios abrangente, envolvendo os mais variáveis interesses dos diferentes agentes envolvidos num processo de implantação de um projeto como esse. Depois, objetiva-se utilizar essa lista de critérios para desenvolver um modelo e aplicá-lo em um estudo de caso de escolha entre alternativas para transporte rápido de massa em uma cidade de médio porte brasileira. Para esse estudo de caso, serão propostos critérios e métricas específicas e serão analisados diferentes cenários e pesos entre critérios.
description Um projeto de sistema de transporte urbano que leve em consideração o conceito de mobilidade sustentável requer comprometimentos de longo prazo e grandes investimentos de capital. O problema é que um bom traçado ou uma boa configuração de malha não é uma escolha óbvia. Políticos, engenheiros, usuários, ambientalistas e outros grupos de interesse geralmente têm desejos e expectativas diferentes. O primeiro objetivo deste trabalho é estudar a literatura sobre planejamento e projeto de transporte rápido de massa selecionando pontos de vista relevantes, para compor uma lista de critérios abrangente, envolvendo os mais variáveis interesses dos diferentes agentes envolvidos num processo de implantação de um projeto como esse. Depois, objetiva-se utilizar essa lista de critérios para desenvolver um modelo e aplicá-lo em um estudo de caso de escolha entre alternativas para transporte rápido de massa em uma cidade de médio porte brasileira. Para esse estudo de caso, serão propostos critérios e métricas específicas e serão analisados diferentes cenários e pesos entre critérios.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=897
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Transporte urbano
Sistemas de tráfego rápido
Planejamento urbano
Sistemas de apoio à decisão
Teoria multicritério da decisão
Transporte público
Transportes
_version_ 1706809263743041536