Aplicação de dinâmicas de jogos na avaliação do desempenho de projetos de inovação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus Simões de Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3103
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a aplicação de dinâmicas de jogos na gestão de projetos de inovação tecnológica. Devido ao alto volume de recursos aportado em pesquisa, desenvolvimento e inovação por meio de editais de projetos, e considerando a baixa realização financeira dos executores, a proposta é incorporar ferramentas de dinâmicas de jogos para estimular os gestores de projetos a melhorar seu desempenho na execução dos projetos. Para tanto, é utilizada uma metodologia para seleção dos indicadores a serem medidos, forma de quantificação dos indicadores e forma de visualização das informações. Para validar a aplicação do jogo na gestão de projetos, foi realizado um estudo de caso com 10 projetos pertencentes ao portfólio do Edital SENAI SESI de Inovação. Com a aplicação, foi possível efetuar uma análise do desempenho dos projetos por meio de mecanismos de visualização e comparação de rápida e fácil percepção.
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