Detecção e identificação de falhas em sensores de ângulo de ataque utilizando redundância analítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1629 |
Resumo: | Este trabalho é a aplicação da estrutura de detecção e identificação de falhas para sensores de ângulos de ataque desenvolvido para a aeronave F-8 DFBW e adaptado a uma aeronave de transporte aéreo regional. Foram estudados outros pontos do envelope operacional da aeronave (decolagem, subida, estol e pouso). A determinação de parâmetros do teste se baseou em uma análise estatística dos dados provenientes de ensaios em vôo da aeronave em questão. Foram considerados quatro tipos de erro: Ausência de sinal, Travamento, Off-set e Drift. O resultado dos ensaios mostram que a estrutura de DIF proposta tem o potencial para uma implementação real, entretanto melhorias devem ser introduzidas na estrutura de DIF e no modelamento, de forma a melhorar o desempenho nas fases de estol e pouso e na identificação no caso do erro tipo "Drift". |
id |
ITA_253fa8814c0daa143b2690fee58c20a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1629 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Detecção e identificação de falhas em sensores de ângulo de ataque utilizando redundância analíticaSensoresÂngulos de ataqueFalhasAeronavesDetectoresControleEngenharia aeronáuticaEngenharia eletrônicaEste trabalho é a aplicação da estrutura de detecção e identificação de falhas para sensores de ângulos de ataque desenvolvido para a aeronave F-8 DFBW e adaptado a uma aeronave de transporte aéreo regional. Foram estudados outros pontos do envelope operacional da aeronave (decolagem, subida, estol e pouso). A determinação de parâmetros do teste se baseou em uma análise estatística dos dados provenientes de ensaios em vôo da aeronave em questão. Foram considerados quatro tipos de erro: Ausência de sinal, Travamento, Off-set e Drift. O resultado dos ensaios mostram que a estrutura de DIF proposta tem o potencial para uma implementação real, entretanto melhorias devem ser introduzidas na estrutura de DIF e no modelamento, de forma a melhorar o desempenho nas fases de estol e pouso e na identificação no caso do erro tipo "Drift".Instituto Tecnológico de AeronáuticaTakashi YoneyamaMarcos Antonio Viana Tavares1995-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1629reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:46Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1629http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:53.302Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Detecção e identificação de falhas em sensores de ângulo de ataque utilizando redundância analítica |
title |
Detecção e identificação de falhas em sensores de ângulo de ataque utilizando redundância analítica |
spellingShingle |
Detecção e identificação de falhas em sensores de ângulo de ataque utilizando redundância analítica Marcos Antonio Viana Tavares Sensores Ângulos de ataque Falhas Aeronaves Detectores Controle Engenharia aeronáutica Engenharia eletrônica |
title_short |
Detecção e identificação de falhas em sensores de ângulo de ataque utilizando redundância analítica |
title_full |
Detecção e identificação de falhas em sensores de ângulo de ataque utilizando redundância analítica |
title_fullStr |
Detecção e identificação de falhas em sensores de ângulo de ataque utilizando redundância analítica |
title_full_unstemmed |
Detecção e identificação de falhas em sensores de ângulo de ataque utilizando redundância analítica |
title_sort |
Detecção e identificação de falhas em sensores de ângulo de ataque utilizando redundância analítica |
author |
Marcos Antonio Viana Tavares |
author_facet |
Marcos Antonio Viana Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Takashi Yoneyama |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Antonio Viana Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sensores Ângulos de ataque Falhas Aeronaves Detectores Controle Engenharia aeronáutica Engenharia eletrônica |
topic |
Sensores Ângulos de ataque Falhas Aeronaves Detectores Controle Engenharia aeronáutica Engenharia eletrônica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho é a aplicação da estrutura de detecção e identificação de falhas para sensores de ângulos de ataque desenvolvido para a aeronave F-8 DFBW e adaptado a uma aeronave de transporte aéreo regional. Foram estudados outros pontos do envelope operacional da aeronave (decolagem, subida, estol e pouso). A determinação de parâmetros do teste se baseou em uma análise estatística dos dados provenientes de ensaios em vôo da aeronave em questão. Foram considerados quatro tipos de erro: Ausência de sinal, Travamento, Off-set e Drift. O resultado dos ensaios mostram que a estrutura de DIF proposta tem o potencial para uma implementação real, entretanto melhorias devem ser introduzidas na estrutura de DIF e no modelamento, de forma a melhorar o desempenho nas fases de estol e pouso e na identificação no caso do erro tipo "Drift". |
description |
Este trabalho é a aplicação da estrutura de detecção e identificação de falhas para sensores de ângulos de ataque desenvolvido para a aeronave F-8 DFBW e adaptado a uma aeronave de transporte aéreo regional. Foram estudados outros pontos do envelope operacional da aeronave (decolagem, subida, estol e pouso). A determinação de parâmetros do teste se baseou em uma análise estatística dos dados provenientes de ensaios em vôo da aeronave em questão. Foram considerados quatro tipos de erro: Ausência de sinal, Travamento, Off-set e Drift. O resultado dos ensaios mostram que a estrutura de DIF proposta tem o potencial para uma implementação real, entretanto melhorias devem ser introduzidas na estrutura de DIF e no modelamento, de forma a melhorar o desempenho nas fases de estol e pouso e na identificação no caso do erro tipo "Drift". |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1629 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Sensores Ângulos de ataque Falhas Aeronaves Detectores Controle Engenharia aeronáutica Engenharia eletrônica |
_version_ |
1706809272949538816 |