APACHE: um ambiente de pré-autoria de cursos hipermídia estendidos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfa Mercedes Huatuco Zuasnábar
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2385
Resumo: Na atualidade, uma das mais freqüentes aplicações da tecnologia de sistemas hipermídia é no contexto educacional. Isto tem incentivado um grande número de pesquisas, visando desenvolver novas técnicas e métodos capazes de criar um ambiente favorável para busca de conhecimentos, remodelando, assim, as formas de aprendizagem. Dentre os ambientes hipermídia de aprendizagem interativos, destacam-se os assim chamados cursos hipermídia, onde os conteúdos didáticos relativos a um dado assunto são organizados na forma de roteiros. Para facilitar o planejamento e desenvolvimento de cursos hipermídia, uma atividade aqui denominada de pré-autoria, faz-se uso de ferramentas de apoio. SICH (Sistema de Implementação de Cursos Hipermídia) é um exemplo de um ambiente de apoio à pré-autoria de projetos de hiperbase de cursos hipermídia. Este trabalho apresenta um ambiente gráfico e interativo que permite desenvolver todas as etapas da pré-autoria de cursos hipermídia. O ambiente, denominado APACHE (Ambiente de Pré-autoria de Cursos Hipermídia Estendido), incorpora as funcionalidade do SICH, com algumas mudanças e adaptações, para a edição dos objetivos do curso e a construção da hiperbase, adicionando a edição de roteiros e avaliação segundo os objetivos definidos pelo autor do curso hipermídia. Além disso, oferece recursos que facilitam a navegação e orientação global no espaço de modelagem, evitando a sobrecarga cognitiva e visual do autor do projeto de roteiro. No APACHE a construção de projetos de roteiros está baseada nos nós da hiperbase e nós instrucionais, considerando aspectos didáticos, pedagógicos e motivacionais do autor. Neste ambiente, as operações com arquivos são feitas de forma automática e proporciona-se, adicionalmente, a facilidade de reusar os componentes do projeto da hiperbase na geração de novos cursos.
id ITA_2e45f06dd492c902cfa8610706541fde
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2385
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling APACHE: um ambiente de pré-autoria de cursos hipermídia estendidos.EnsinoHipermídiaDesenvolvimento de softwareAprendizagemMétodos educacionaisEngenharia de softwareEducaçãoNa atualidade, uma das mais freqüentes aplicações da tecnologia de sistemas hipermídia é no contexto educacional. Isto tem incentivado um grande número de pesquisas, visando desenvolver novas técnicas e métodos capazes de criar um ambiente favorável para busca de conhecimentos, remodelando, assim, as formas de aprendizagem. Dentre os ambientes hipermídia de aprendizagem interativos, destacam-se os assim chamados cursos hipermídia, onde os conteúdos didáticos relativos a um dado assunto são organizados na forma de roteiros. Para facilitar o planejamento e desenvolvimento de cursos hipermídia, uma atividade aqui denominada de pré-autoria, faz-se uso de ferramentas de apoio. SICH (Sistema de Implementação de Cursos Hipermídia) é um exemplo de um ambiente de apoio à pré-autoria de projetos de hiperbase de cursos hipermídia. Este trabalho apresenta um ambiente gráfico e interativo que permite desenvolver todas as etapas da pré-autoria de cursos hipermídia. O ambiente, denominado APACHE (Ambiente de Pré-autoria de Cursos Hipermídia Estendido), incorpora as funcionalidade do SICH, com algumas mudanças e adaptações, para a edição dos objetivos do curso e a construção da hiperbase, adicionando a edição de roteiros e avaliação segundo os objetivos definidos pelo autor do curso hipermídia. Além disso, oferece recursos que facilitam a navegação e orientação global no espaço de modelagem, evitando a sobrecarga cognitiva e visual do autor do projeto de roteiro. No APACHE a construção de projetos de roteiros está baseada nos nós da hiperbase e nós instrucionais, considerando aspectos didáticos, pedagógicos e motivacionais do autor. Neste ambiente, as operações com arquivos são feitas de forma automática e proporciona-se, adicionalmente, a facilidade de reusar os componentes do projeto da hiperbase na geração de novos cursos. Instituto Tecnológico de AeronáuticaClovis Torres FernandesDelfa Mercedes Huatuco Zuasnábar2000-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2385reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:46Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2385http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:59.333Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv APACHE: um ambiente de pré-autoria de cursos hipermídia estendidos.
title APACHE: um ambiente de pré-autoria de cursos hipermídia estendidos.
spellingShingle APACHE: um ambiente de pré-autoria de cursos hipermídia estendidos.
Delfa Mercedes Huatuco Zuasnábar
Ensino
Hipermídia
Desenvolvimento de software
Aprendizagem
Métodos educacionais
Engenharia de software
Educação
title_short APACHE: um ambiente de pré-autoria de cursos hipermídia estendidos.
title_full APACHE: um ambiente de pré-autoria de cursos hipermídia estendidos.
title_fullStr APACHE: um ambiente de pré-autoria de cursos hipermídia estendidos.
title_full_unstemmed APACHE: um ambiente de pré-autoria de cursos hipermídia estendidos.
title_sort APACHE: um ambiente de pré-autoria de cursos hipermídia estendidos.
author Delfa Mercedes Huatuco Zuasnábar
author_facet Delfa Mercedes Huatuco Zuasnábar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Clovis Torres Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfa Mercedes Huatuco Zuasnábar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Hipermídia
Desenvolvimento de software
Aprendizagem
Métodos educacionais
Engenharia de software
Educação
topic Ensino
Hipermídia
Desenvolvimento de software
Aprendizagem
Métodos educacionais
Engenharia de software
Educação
dc.description.none.fl_txt_mv Na atualidade, uma das mais freqüentes aplicações da tecnologia de sistemas hipermídia é no contexto educacional. Isto tem incentivado um grande número de pesquisas, visando desenvolver novas técnicas e métodos capazes de criar um ambiente favorável para busca de conhecimentos, remodelando, assim, as formas de aprendizagem. Dentre os ambientes hipermídia de aprendizagem interativos, destacam-se os assim chamados cursos hipermídia, onde os conteúdos didáticos relativos a um dado assunto são organizados na forma de roteiros. Para facilitar o planejamento e desenvolvimento de cursos hipermídia, uma atividade aqui denominada de pré-autoria, faz-se uso de ferramentas de apoio. SICH (Sistema de Implementação de Cursos Hipermídia) é um exemplo de um ambiente de apoio à pré-autoria de projetos de hiperbase de cursos hipermídia. Este trabalho apresenta um ambiente gráfico e interativo que permite desenvolver todas as etapas da pré-autoria de cursos hipermídia. O ambiente, denominado APACHE (Ambiente de Pré-autoria de Cursos Hipermídia Estendido), incorpora as funcionalidade do SICH, com algumas mudanças e adaptações, para a edição dos objetivos do curso e a construção da hiperbase, adicionando a edição de roteiros e avaliação segundo os objetivos definidos pelo autor do curso hipermídia. Além disso, oferece recursos que facilitam a navegação e orientação global no espaço de modelagem, evitando a sobrecarga cognitiva e visual do autor do projeto de roteiro. No APACHE a construção de projetos de roteiros está baseada nos nós da hiperbase e nós instrucionais, considerando aspectos didáticos, pedagógicos e motivacionais do autor. Neste ambiente, as operações com arquivos são feitas de forma automática e proporciona-se, adicionalmente, a facilidade de reusar os componentes do projeto da hiperbase na geração de novos cursos.
description Na atualidade, uma das mais freqüentes aplicações da tecnologia de sistemas hipermídia é no contexto educacional. Isto tem incentivado um grande número de pesquisas, visando desenvolver novas técnicas e métodos capazes de criar um ambiente favorável para busca de conhecimentos, remodelando, assim, as formas de aprendizagem. Dentre os ambientes hipermídia de aprendizagem interativos, destacam-se os assim chamados cursos hipermídia, onde os conteúdos didáticos relativos a um dado assunto são organizados na forma de roteiros. Para facilitar o planejamento e desenvolvimento de cursos hipermídia, uma atividade aqui denominada de pré-autoria, faz-se uso de ferramentas de apoio. SICH (Sistema de Implementação de Cursos Hipermídia) é um exemplo de um ambiente de apoio à pré-autoria de projetos de hiperbase de cursos hipermídia. Este trabalho apresenta um ambiente gráfico e interativo que permite desenvolver todas as etapas da pré-autoria de cursos hipermídia. O ambiente, denominado APACHE (Ambiente de Pré-autoria de Cursos Hipermídia Estendido), incorpora as funcionalidade do SICH, com algumas mudanças e adaptações, para a edição dos objetivos do curso e a construção da hiperbase, adicionando a edição de roteiros e avaliação segundo os objetivos definidos pelo autor do curso hipermídia. Além disso, oferece recursos que facilitam a navegação e orientação global no espaço de modelagem, evitando a sobrecarga cognitiva e visual do autor do projeto de roteiro. No APACHE a construção de projetos de roteiros está baseada nos nós da hiperbase e nós instrucionais, considerando aspectos didáticos, pedagógicos e motivacionais do autor. Neste ambiente, as operações com arquivos são feitas de forma automática e proporciona-se, adicionalmente, a facilidade de reusar os componentes do projeto da hiperbase na geração de novos cursos.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2385
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Ensino
Hipermídia
Desenvolvimento de software
Aprendizagem
Métodos educacionais
Engenharia de software
Educação
_version_ 1706809284283596800