Dosimetria, desempenho e projeto de um sistema irradiador UV-A, utilizado em biologia espacial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Sampaio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=456
Resumo: Este trabalho trata das especificidades no desenvolvimento tecnológico-científico de um equipamento singular empregado em um experimento de biologia espacial a bordo da Estação Espacial Internacional - ISS, durante a missão Centenário da AEB (missão ISS-13), realizada em Março de 2006. O principal objetivo deste experimento, denominado DRM, foi correlacionar os mecanismos de reparo celular e a mutagênese com a microgravidade. Para tanto foi desenvolvido um equipamento irradiador compacto, chamado CIM, capaz de induzir danos ao DNA de quatro variantes genéticas da bactéria Escherichia Coli K-12 (AB1157, AB2463, AB2480 e P3478) no espaço. A indução de danos pelo sistema CIM é feita através de dispositivos que utilizam LEDs que emitem em 375 nm (UV-A). As restrições impostas a equipamentos utilizados em vôos espaciais tripulados, os fatores operacionais, bem como o protocolo do experimento DRM, são apresentados na descrição do equipamento CIM. Os testes de qualificação e aceitação e toda documentação exigida também são apresentados. Os procedimentos das medidas e cálculos utilizados para obtenção da irradiância gerada pelos LEDs UV-A são descritos. Uma revisão detalhada da literatura aponta para o ineditismo do experimento DRM e seus resultados confirmam a compatibilidade do equipamento CIM com vôos orbitais tripulados.
id ITA_314c0a23c715945558983b8de7a90efa
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:456
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Dosimetria, desempenho e projeto de um sistema irradiador UV-A, utilizado em biologia espacial.Estação espacial internacionalRadiação ultravioletaGravidade reduzidaVôo espacial tripuladoPesquisa experimentalSatélites artificiaisAmbientes aeroespaciaisDosimetriaEngenharia aeroespacialEste trabalho trata das especificidades no desenvolvimento tecnológico-científico de um equipamento singular empregado em um experimento de biologia espacial a bordo da Estação Espacial Internacional - ISS, durante a missão Centenário da AEB (missão ISS-13), realizada em Março de 2006. O principal objetivo deste experimento, denominado DRM, foi correlacionar os mecanismos de reparo celular e a mutagênese com a microgravidade. Para tanto foi desenvolvido um equipamento irradiador compacto, chamado CIM, capaz de induzir danos ao DNA de quatro variantes genéticas da bactéria Escherichia Coli K-12 (AB1157, AB2463, AB2480 e P3478) no espaço. A indução de danos pelo sistema CIM é feita através de dispositivos que utilizam LEDs que emitem em 375 nm (UV-A). As restrições impostas a equipamentos utilizados em vôos espaciais tripulados, os fatores operacionais, bem como o protocolo do experimento DRM, são apresentados na descrição do equipamento CIM. Os testes de qualificação e aceitação e toda documentação exigida também são apresentados. Os procedimentos das medidas e cálculos utilizados para obtenção da irradiância gerada pelos LEDs UV-A são descritos. Uma revisão detalhada da literatura aponta para o ineditismo do experimento DRM e seus resultados confirmam a compatibilidade do equipamento CIM com vôos orbitais tripulados.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRoberto D'AmoreHeitor Evangelista da SilvaMarcelo Sampaio2007-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=456reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:456http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:19.546Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Dosimetria, desempenho e projeto de um sistema irradiador UV-A, utilizado em biologia espacial.
title Dosimetria, desempenho e projeto de um sistema irradiador UV-A, utilizado em biologia espacial.
spellingShingle Dosimetria, desempenho e projeto de um sistema irradiador UV-A, utilizado em biologia espacial.
Marcelo Sampaio
Estação espacial internacional
Radiação ultravioleta
Gravidade reduzida
Vôo espacial tripulado
Pesquisa experimental
Satélites artificiais
Ambientes aeroespaciais
Dosimetria
Engenharia aeroespacial
title_short Dosimetria, desempenho e projeto de um sistema irradiador UV-A, utilizado em biologia espacial.
title_full Dosimetria, desempenho e projeto de um sistema irradiador UV-A, utilizado em biologia espacial.
title_fullStr Dosimetria, desempenho e projeto de um sistema irradiador UV-A, utilizado em biologia espacial.
title_full_unstemmed Dosimetria, desempenho e projeto de um sistema irradiador UV-A, utilizado em biologia espacial.
title_sort Dosimetria, desempenho e projeto de um sistema irradiador UV-A, utilizado em biologia espacial.
author Marcelo Sampaio
author_facet Marcelo Sampaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roberto D'Amore
Heitor Evangelista da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Estação espacial internacional
Radiação ultravioleta
Gravidade reduzida
Vôo espacial tripulado
Pesquisa experimental
Satélites artificiais
Ambientes aeroespaciais
Dosimetria
Engenharia aeroespacial
topic Estação espacial internacional
Radiação ultravioleta
Gravidade reduzida
Vôo espacial tripulado
Pesquisa experimental
Satélites artificiais
Ambientes aeroespaciais
Dosimetria
Engenharia aeroespacial
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho trata das especificidades no desenvolvimento tecnológico-científico de um equipamento singular empregado em um experimento de biologia espacial a bordo da Estação Espacial Internacional - ISS, durante a missão Centenário da AEB (missão ISS-13), realizada em Março de 2006. O principal objetivo deste experimento, denominado DRM, foi correlacionar os mecanismos de reparo celular e a mutagênese com a microgravidade. Para tanto foi desenvolvido um equipamento irradiador compacto, chamado CIM, capaz de induzir danos ao DNA de quatro variantes genéticas da bactéria Escherichia Coli K-12 (AB1157, AB2463, AB2480 e P3478) no espaço. A indução de danos pelo sistema CIM é feita através de dispositivos que utilizam LEDs que emitem em 375 nm (UV-A). As restrições impostas a equipamentos utilizados em vôos espaciais tripulados, os fatores operacionais, bem como o protocolo do experimento DRM, são apresentados na descrição do equipamento CIM. Os testes de qualificação e aceitação e toda documentação exigida também são apresentados. Os procedimentos das medidas e cálculos utilizados para obtenção da irradiância gerada pelos LEDs UV-A são descritos. Uma revisão detalhada da literatura aponta para o ineditismo do experimento DRM e seus resultados confirmam a compatibilidade do equipamento CIM com vôos orbitais tripulados.
description Este trabalho trata das especificidades no desenvolvimento tecnológico-científico de um equipamento singular empregado em um experimento de biologia espacial a bordo da Estação Espacial Internacional - ISS, durante a missão Centenário da AEB (missão ISS-13), realizada em Março de 2006. O principal objetivo deste experimento, denominado DRM, foi correlacionar os mecanismos de reparo celular e a mutagênese com a microgravidade. Para tanto foi desenvolvido um equipamento irradiador compacto, chamado CIM, capaz de induzir danos ao DNA de quatro variantes genéticas da bactéria Escherichia Coli K-12 (AB1157, AB2463, AB2480 e P3478) no espaço. A indução de danos pelo sistema CIM é feita através de dispositivos que utilizam LEDs que emitem em 375 nm (UV-A). As restrições impostas a equipamentos utilizados em vôos espaciais tripulados, os fatores operacionais, bem como o protocolo do experimento DRM, são apresentados na descrição do equipamento CIM. Os testes de qualificação e aceitação e toda documentação exigida também são apresentados. Os procedimentos das medidas e cálculos utilizados para obtenção da irradiância gerada pelos LEDs UV-A são descritos. Uma revisão detalhada da literatura aponta para o ineditismo do experimento DRM e seus resultados confirmam a compatibilidade do equipamento CIM com vôos orbitais tripulados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=456
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Estação espacial internacional
Radiação ultravioleta
Gravidade reduzida
Vôo espacial tripulado
Pesquisa experimental
Satélites artificiais
Ambientes aeroespaciais
Dosimetria
Engenharia aeroespacial
_version_ 1706809258112188416