Influência da razão de bloqueio no escoamento plano sobre corpos rombudos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1761 |
Resumo: | No presente trabalho, o efeito da razão de bloqueio nos parâmetros (coeficiente de pressão na base, os coeficientes de arrasto, sustentação, e momento, comprimento da região de formação, numero de Strouhal e largura de esteira media no final da região deformação) do escoamento plano sobre corpos rombudos e analisado.Foram ensaiadas quatro geometrias diferentes (cunha, cilindro circular, placa plana e aerofólio NACA 0012), para três razoes de bloqueio a dois números de Reynolds cada. Os principais pontos contidos neste trabalho são: (i) Uma nova técnica experimental para o estudo da configuração da esteira próxima e apresentada. (ii) São verificadas relações empíricas apresentadas em outros trabalhos, para geometrias especificas, que mostraram-se independentes do bloqueio no intuito de verificar se as mesmas podem ter um caráter genérico. (iii) E apresentado um novo parâmetro que relaciona o comprimento da região de formação com o numero de Strouhal, em função da razão do bloqueio. (iv) O método para correção do efeito de bloqueio recentemente apresentado por Girardi e testado para as geometrias presentes. (v) Observou-se também que o bloqueio influi diretamente na estrutura da esteira próxima de um corpo rombudo, aparentemente modificando sua topologia. |
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Influência da razão de bloqueio no escoamento plano sobre corpos rombudosCorpos rombudosEscoamento incompressívelÂngulos de ataqueAerodinâmicaFísicaNo presente trabalho, o efeito da razão de bloqueio nos parâmetros (coeficiente de pressão na base, os coeficientes de arrasto, sustentação, e momento, comprimento da região de formação, numero de Strouhal e largura de esteira media no final da região deformação) do escoamento plano sobre corpos rombudos e analisado.Foram ensaiadas quatro geometrias diferentes (cunha, cilindro circular, placa plana e aerofólio NACA 0012), para três razoes de bloqueio a dois números de Reynolds cada. Os principais pontos contidos neste trabalho são: (i) Uma nova técnica experimental para o estudo da configuração da esteira próxima e apresentada. (ii) São verificadas relações empíricas apresentadas em outros trabalhos, para geometrias especificas, que mostraram-se independentes do bloqueio no intuito de verificar se as mesmas podem ter um caráter genérico. (iii) E apresentado um novo parâmetro que relaciona o comprimento da região de formação com o numero de Strouhal, em função da razão do bloqueio. (iv) O método para correção do efeito de bloqueio recentemente apresentado por Girardi e testado para as geometrias presentes. (v) Observou-se também que o bloqueio influi diretamente na estrutura da esteira próxima de um corpo rombudo, aparentemente modificando sua topologia.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRoberto da Mota GirardiFabiano Luis de Souza1993-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1761reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1761http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:37:11.677Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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No presente trabalho, o efeito da razão de bloqueio nos parâmetros (coeficiente de pressão na base, os coeficientes de arrasto, sustentação, e momento, comprimento da região de formação, numero de Strouhal e largura de esteira media no final da região deformação) do escoamento plano sobre corpos rombudos e analisado.Foram ensaiadas quatro geometrias diferentes (cunha, cilindro circular, placa plana e aerofólio NACA 0012), para três razoes de bloqueio a dois números de Reynolds cada. Os principais pontos contidos neste trabalho são: (i) Uma nova técnica experimental para o estudo da configuração da esteira próxima e apresentada. (ii) São verificadas relações empíricas apresentadas em outros trabalhos, para geometrias especificas, que mostraram-se independentes do bloqueio no intuito de verificar se as mesmas podem ter um caráter genérico. (iii) E apresentado um novo parâmetro que relaciona o comprimento da região de formação com o numero de Strouhal, em função da razão do bloqueio. (iv) O método para correção do efeito de bloqueio recentemente apresentado por Girardi e testado para as geometrias presentes. (v) Observou-se também que o bloqueio influi diretamente na estrutura da esteira próxima de um corpo rombudo, aparentemente modificando sua topologia. |
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No presente trabalho, o efeito da razão de bloqueio nos parâmetros (coeficiente de pressão na base, os coeficientes de arrasto, sustentação, e momento, comprimento da região de formação, numero de Strouhal e largura de esteira media no final da região deformação) do escoamento plano sobre corpos rombudos e analisado.Foram ensaiadas quatro geometrias diferentes (cunha, cilindro circular, placa plana e aerofólio NACA 0012), para três razoes de bloqueio a dois números de Reynolds cada. Os principais pontos contidos neste trabalho são: (i) Uma nova técnica experimental para o estudo da configuração da esteira próxima e apresentada. (ii) São verificadas relações empíricas apresentadas em outros trabalhos, para geometrias especificas, que mostraram-se independentes do bloqueio no intuito de verificar se as mesmas podem ter um caráter genérico. (iii) E apresentado um novo parâmetro que relaciona o comprimento da região de formação com o numero de Strouhal, em função da razão do bloqueio. (iv) O método para correção do efeito de bloqueio recentemente apresentado por Girardi e testado para as geometrias presentes. (v) Observou-se também que o bloqueio influi diretamente na estrutura da esteira próxima de um corpo rombudo, aparentemente modificando sua topologia. |
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