Eletrodeposição de ligas magnéticas de CoPd e FePd para o emprego em dispositivos micro e nano eletromecânicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Merie Takata
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=419
Resumo: Devido à grande demanda em se obter materiais magnéticos para aplicação na área de leitura/gravação magnética e armazenamento de dados, filmes finos de ligas magnéticas tem sido extensivamente estudados como materiais promissores. Este trabalho trata do estudo da eletrodeposição galvanostática de ligas magnéticas de CoPd e FePd. Para a obtenção das ligas CoPd foram variados parâmetros como densidade de corrente, pH e concentração dos metais na solução. Dois aditivos foram utilizados nos banhos: para banhos de cloreto e sulfamato a glicina (Gly) e para sulfato o ácido 5-sulfosalicílico (5-ASS). O teor de Co nas ligas obtidas variou de 6,4 a 94,0 %at. e a eficiência de corrente máxima foi de 88,1 % para um banho de cloreto onde a razão molar [Co2
id ITA_4578ab6c0b73b47f2788e47f97c1c7de
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:419
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Eletrodeposição de ligas magnéticas de CoPd e FePd para o emprego em dispositivos micro e nano eletromecânicos.EletrodeposiçãoMateriais ferromagnéticosLigas de paládioLigas de cobaltoLigas de ferroDispositivos eletromecânicosFísica do estado sólidoEngenharia químicaDevido à grande demanda em se obter materiais magnéticos para aplicação na área de leitura/gravação magnética e armazenamento de dados, filmes finos de ligas magnéticas tem sido extensivamente estudados como materiais promissores. Este trabalho trata do estudo da eletrodeposição galvanostática de ligas magnéticas de CoPd e FePd. Para a obtenção das ligas CoPd foram variados parâmetros como densidade de corrente, pH e concentração dos metais na solução. Dois aditivos foram utilizados nos banhos: para banhos de cloreto e sulfamato a glicina (Gly) e para sulfato o ácido 5-sulfosalicílico (5-ASS). O teor de Co nas ligas obtidas variou de 6,4 a 94,0 %at. e a eficiência de corrente máxima foi de 88,1 % para um banho de cloreto onde a razão molar [Co2Instituto Tecnológico de AeronáuticaKoshun IhaFernanda Merie Takata2007-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=419reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:419http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:13.215Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Eletrodeposição de ligas magnéticas de CoPd e FePd para o emprego em dispositivos micro e nano eletromecânicos.
title Eletrodeposição de ligas magnéticas de CoPd e FePd para o emprego em dispositivos micro e nano eletromecânicos.
spellingShingle Eletrodeposição de ligas magnéticas de CoPd e FePd para o emprego em dispositivos micro e nano eletromecânicos.
Fernanda Merie Takata
Eletrodeposição
Materiais ferromagnéticos
Ligas de paládio
Ligas de cobalto
Ligas de ferro
Dispositivos eletromecânicos
Física do estado sólido
Engenharia química
title_short Eletrodeposição de ligas magnéticas de CoPd e FePd para o emprego em dispositivos micro e nano eletromecânicos.
title_full Eletrodeposição de ligas magnéticas de CoPd e FePd para o emprego em dispositivos micro e nano eletromecânicos.
title_fullStr Eletrodeposição de ligas magnéticas de CoPd e FePd para o emprego em dispositivos micro e nano eletromecânicos.
title_full_unstemmed Eletrodeposição de ligas magnéticas de CoPd e FePd para o emprego em dispositivos micro e nano eletromecânicos.
title_sort Eletrodeposição de ligas magnéticas de CoPd e FePd para o emprego em dispositivos micro e nano eletromecânicos.
author Fernanda Merie Takata
author_facet Fernanda Merie Takata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koshun Iha
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Merie Takata
dc.subject.por.fl_str_mv Eletrodeposição
Materiais ferromagnéticos
Ligas de paládio
Ligas de cobalto
Ligas de ferro
Dispositivos eletromecânicos
Física do estado sólido
Engenharia química
topic Eletrodeposição
Materiais ferromagnéticos
Ligas de paládio
Ligas de cobalto
Ligas de ferro
Dispositivos eletromecânicos
Física do estado sólido
Engenharia química
dc.description.none.fl_txt_mv Devido à grande demanda em se obter materiais magnéticos para aplicação na área de leitura/gravação magnética e armazenamento de dados, filmes finos de ligas magnéticas tem sido extensivamente estudados como materiais promissores. Este trabalho trata do estudo da eletrodeposição galvanostática de ligas magnéticas de CoPd e FePd. Para a obtenção das ligas CoPd foram variados parâmetros como densidade de corrente, pH e concentração dos metais na solução. Dois aditivos foram utilizados nos banhos: para banhos de cloreto e sulfamato a glicina (Gly) e para sulfato o ácido 5-sulfosalicílico (5-ASS). O teor de Co nas ligas obtidas variou de 6,4 a 94,0 %at. e a eficiência de corrente máxima foi de 88,1 % para um banho de cloreto onde a razão molar [Co2
description Devido à grande demanda em se obter materiais magnéticos para aplicação na área de leitura/gravação magnética e armazenamento de dados, filmes finos de ligas magnéticas tem sido extensivamente estudados como materiais promissores. Este trabalho trata do estudo da eletrodeposição galvanostática de ligas magnéticas de CoPd e FePd. Para a obtenção das ligas CoPd foram variados parâmetros como densidade de corrente, pH e concentração dos metais na solução. Dois aditivos foram utilizados nos banhos: para banhos de cloreto e sulfamato a glicina (Gly) e para sulfato o ácido 5-sulfosalicílico (5-ASS). O teor de Co nas ligas obtidas variou de 6,4 a 94,0 %at. e a eficiência de corrente máxima foi de 88,1 % para um banho de cloreto onde a razão molar [Co2
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=419
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Eletrodeposição
Materiais ferromagnéticos
Ligas de paládio
Ligas de cobalto
Ligas de ferro
Dispositivos eletromecânicos
Física do estado sólido
Engenharia química
_version_ 1706809257890938880