Influência do borbulhamento de ar no sistema água e etanol: desenvolvimento do modelo de C. H. Weis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Célia Regina Andrade dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=811
Resumo: O conhecimento das pressões parciais do etanol e da água, em função da composição da respectiva mistura binária líquida, para dada temperatura, permite efetuar a integração numérica da equação diferencial que rege a troca de componentes entre a fase gasosa e a líquida. Para isto é suposto que o ar na saída da mistura etanol e água corresponda ao equilíbrio. A equação diferencial utilizada é uma variante da clássica equação de Rayleigh para destilação simples. Partindo de dados tabelados para 25C, relativos às pressões de vapor parciais em misturas binárias Etanol e Água, a equação considerada é integrada, para uma ampla faixa de umidade relativa do ar de entrada e para uma faixa de concentrações iniciais/finais da fase líquida no intervalo de 1 a 99% em massa de etanol. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que ocorre grande perda de massa na mistura etanol e água quando é usada uma solução alcoólica pouco hidratada (quase anidra), principalmente para baixos teores de umidade relativa presente no ar de entrada, no entanto para solução alcoólica muito hidratada a perda de massa é pequena, independente dos teores de umidade relativa.
id ITA_45dbb0036ab71cf6ec4a050b38c0089d
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:811
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Influência do borbulhamento de ar no sistema água e etanol: desenvolvimento do modelo de C. H. Weis.ÁguaÁlcool etílicoEquilíbrio líquido-vaporPressão de vaporMisturas bináriasMisturas líquidasIntegração numéricaTransformação líquido-vaporTransformações de faseFísico-QuímicaFísicaO conhecimento das pressões parciais do etanol e da água, em função da composição da respectiva mistura binária líquida, para dada temperatura, permite efetuar a integração numérica da equação diferencial que rege a troca de componentes entre a fase gasosa e a líquida. Para isto é suposto que o ar na saída da mistura etanol e água corresponda ao equilíbrio. A equação diferencial utilizada é uma variante da clássica equação de Rayleigh para destilação simples. Partindo de dados tabelados para 25C, relativos às pressões de vapor parciais em misturas binárias Etanol e Água, a equação considerada é integrada, para uma ampla faixa de umidade relativa do ar de entrada e para uma faixa de concentrações iniciais/finais da fase líquida no intervalo de 1 a 99% em massa de etanol. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que ocorre grande perda de massa na mistura etanol e água quando é usada uma solução alcoólica pouco hidratada (quase anidra), principalmente para baixos teores de umidade relativa presente no ar de entrada, no entanto para solução alcoólica muito hidratada a perda de massa é pequena, independente dos teores de umidade relativa.Instituto Tecnológico de AeronáuticaKoshun IhaCélia Regina Andrade dos Santos2009-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=811reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:58Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:811http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:27.458Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Influência do borbulhamento de ar no sistema água e etanol: desenvolvimento do modelo de C. H. Weis.
title Influência do borbulhamento de ar no sistema água e etanol: desenvolvimento do modelo de C. H. Weis.
spellingShingle Influência do borbulhamento de ar no sistema água e etanol: desenvolvimento do modelo de C. H. Weis.
Célia Regina Andrade dos Santos
Água
Álcool etílico
Equilíbrio líquido-vapor
Pressão de vapor
Misturas binárias
Misturas líquidas
Integração numérica
Transformação líquido-vapor
Transformações de fase
Físico-Química
Física
title_short Influência do borbulhamento de ar no sistema água e etanol: desenvolvimento do modelo de C. H. Weis.
title_full Influência do borbulhamento de ar no sistema água e etanol: desenvolvimento do modelo de C. H. Weis.
title_fullStr Influência do borbulhamento de ar no sistema água e etanol: desenvolvimento do modelo de C. H. Weis.
title_full_unstemmed Influência do borbulhamento de ar no sistema água e etanol: desenvolvimento do modelo de C. H. Weis.
title_sort Influência do borbulhamento de ar no sistema água e etanol: desenvolvimento do modelo de C. H. Weis.
author Célia Regina Andrade dos Santos
author_facet Célia Regina Andrade dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koshun Iha
dc.contributor.author.fl_str_mv Célia Regina Andrade dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Água
Álcool etílico
Equilíbrio líquido-vapor
Pressão de vapor
Misturas binárias
Misturas líquidas
Integração numérica
Transformação líquido-vapor
Transformações de fase
Físico-Química
Física
topic Água
Álcool etílico
Equilíbrio líquido-vapor
Pressão de vapor
Misturas binárias
Misturas líquidas
Integração numérica
Transformação líquido-vapor
Transformações de fase
Físico-Química
Física
dc.description.none.fl_txt_mv O conhecimento das pressões parciais do etanol e da água, em função da composição da respectiva mistura binária líquida, para dada temperatura, permite efetuar a integração numérica da equação diferencial que rege a troca de componentes entre a fase gasosa e a líquida. Para isto é suposto que o ar na saída da mistura etanol e água corresponda ao equilíbrio. A equação diferencial utilizada é uma variante da clássica equação de Rayleigh para destilação simples. Partindo de dados tabelados para 25C, relativos às pressões de vapor parciais em misturas binárias Etanol e Água, a equação considerada é integrada, para uma ampla faixa de umidade relativa do ar de entrada e para uma faixa de concentrações iniciais/finais da fase líquida no intervalo de 1 a 99% em massa de etanol. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que ocorre grande perda de massa na mistura etanol e água quando é usada uma solução alcoólica pouco hidratada (quase anidra), principalmente para baixos teores de umidade relativa presente no ar de entrada, no entanto para solução alcoólica muito hidratada a perda de massa é pequena, independente dos teores de umidade relativa.
description O conhecimento das pressões parciais do etanol e da água, em função da composição da respectiva mistura binária líquida, para dada temperatura, permite efetuar a integração numérica da equação diferencial que rege a troca de componentes entre a fase gasosa e a líquida. Para isto é suposto que o ar na saída da mistura etanol e água corresponda ao equilíbrio. A equação diferencial utilizada é uma variante da clássica equação de Rayleigh para destilação simples. Partindo de dados tabelados para 25C, relativos às pressões de vapor parciais em misturas binárias Etanol e Água, a equação considerada é integrada, para uma ampla faixa de umidade relativa do ar de entrada e para uma faixa de concentrações iniciais/finais da fase líquida no intervalo de 1 a 99% em massa de etanol. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que ocorre grande perda de massa na mistura etanol e água quando é usada uma solução alcoólica pouco hidratada (quase anidra), principalmente para baixos teores de umidade relativa presente no ar de entrada, no entanto para solução alcoólica muito hidratada a perda de massa é pequena, independente dos teores de umidade relativa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=811
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Água
Álcool etílico
Equilíbrio líquido-vapor
Pressão de vapor
Misturas binárias
Misturas líquidas
Integração numérica
Transformação líquido-vapor
Transformações de fase
Físico-Química
Física
_version_ 1706809263054127104