Emissão de fragmentos de massa intermediária de núcleos quentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiago de Jesus Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2245
Resumo: Uma das principais características da multifragmentação nuclear é a emissão de fragmentos complexos de massa intermediária. O modelo da multifragmentação estatística fornece uma boa descrição dessa emissão, mas não pode ser considerado um verdadeiro modelo de decaimento estatístico, uma vez que não contém larguras de decaimento ou tempos de vida. Foi desenvolvida uma extensão do modelo de multifragmentação estatística em que se torna um limite quase simultâneo do modelo de decaimento sequencial. Nessa extensão, as emissões dos fragmentos de massa intermediária são descritas por expressões quase idênticas às emissões de partículas leves. À baixas temperaturas, foi mostrado que expressões semelhantes fornecem uma boa descrição da emissão de fragmentos de massa intermediária muito leves, mas não da emissão de fragmentos mais pesados, que parece ser determinado pela densidade de transição no ponto de sela em vez de no ponto de cisão. Aqui, nós comparamos estas diferentes formulações da emissão de fragmentos de massa intermediária como função da energia de excitação.
id ITA_4a168414828ffcae2756a757e845442e
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2245
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Emissão de fragmentos de massa intermediária de núcleos quentesFísica nuclearEnergia intermediáriaFragmentaçãoDecaimentoFísicaUma das principais características da multifragmentação nuclear é a emissão de fragmentos complexos de massa intermediária. O modelo da multifragmentação estatística fornece uma boa descrição dessa emissão, mas não pode ser considerado um verdadeiro modelo de decaimento estatístico, uma vez que não contém larguras de decaimento ou tempos de vida. Foi desenvolvida uma extensão do modelo de multifragmentação estatística em que se torna um limite quase simultâneo do modelo de decaimento sequencial. Nessa extensão, as emissões dos fragmentos de massa intermediária são descritas por expressões quase idênticas às emissões de partículas leves. À baixas temperaturas, foi mostrado que expressões semelhantes fornecem uma boa descrição da emissão de fragmentos de massa intermediária muito leves, mas não da emissão de fragmentos mais pesados, que parece ser determinado pela densidade de transição no ponto de sela em vez de no ponto de cisão. Aqui, nós comparamos estas diferentes formulações da emissão de fragmentos de massa intermediária como função da energia de excitação.Instituto Tecnológico de AeronáuticaBrett Vern CarlsonTiago de Jesus Santos2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2245reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:44Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2245http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:38.733Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Emissão de fragmentos de massa intermediária de núcleos quentes
title Emissão de fragmentos de massa intermediária de núcleos quentes
spellingShingle Emissão de fragmentos de massa intermediária de núcleos quentes
Tiago de Jesus Santos
Física nuclear
Energia intermediária
Fragmentação
Decaimento
Física
title_short Emissão de fragmentos de massa intermediária de núcleos quentes
title_full Emissão de fragmentos de massa intermediária de núcleos quentes
title_fullStr Emissão de fragmentos de massa intermediária de núcleos quentes
title_full_unstemmed Emissão de fragmentos de massa intermediária de núcleos quentes
title_sort Emissão de fragmentos de massa intermediária de núcleos quentes
author Tiago de Jesus Santos
author_facet Tiago de Jesus Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brett Vern Carlson
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiago de Jesus Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Física nuclear
Energia intermediária
Fragmentação
Decaimento
Física
topic Física nuclear
Energia intermediária
Fragmentação
Decaimento
Física
dc.description.none.fl_txt_mv Uma das principais características da multifragmentação nuclear é a emissão de fragmentos complexos de massa intermediária. O modelo da multifragmentação estatística fornece uma boa descrição dessa emissão, mas não pode ser considerado um verdadeiro modelo de decaimento estatístico, uma vez que não contém larguras de decaimento ou tempos de vida. Foi desenvolvida uma extensão do modelo de multifragmentação estatística em que se torna um limite quase simultâneo do modelo de decaimento sequencial. Nessa extensão, as emissões dos fragmentos de massa intermediária são descritas por expressões quase idênticas às emissões de partículas leves. À baixas temperaturas, foi mostrado que expressões semelhantes fornecem uma boa descrição da emissão de fragmentos de massa intermediária muito leves, mas não da emissão de fragmentos mais pesados, que parece ser determinado pela densidade de transição no ponto de sela em vez de no ponto de cisão. Aqui, nós comparamos estas diferentes formulações da emissão de fragmentos de massa intermediária como função da energia de excitação.
description Uma das principais características da multifragmentação nuclear é a emissão de fragmentos complexos de massa intermediária. O modelo da multifragmentação estatística fornece uma boa descrição dessa emissão, mas não pode ser considerado um verdadeiro modelo de decaimento estatístico, uma vez que não contém larguras de decaimento ou tempos de vida. Foi desenvolvida uma extensão do modelo de multifragmentação estatística em que se torna um limite quase simultâneo do modelo de decaimento sequencial. Nessa extensão, as emissões dos fragmentos de massa intermediária são descritas por expressões quase idênticas às emissões de partículas leves. À baixas temperaturas, foi mostrado que expressões semelhantes fornecem uma boa descrição da emissão de fragmentos de massa intermediária muito leves, mas não da emissão de fragmentos mais pesados, que parece ser determinado pela densidade de transição no ponto de sela em vez de no ponto de cisão. Aqui, nós comparamos estas diferentes formulações da emissão de fragmentos de massa intermediária como função da energia de excitação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2245
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Física nuclear
Energia intermediária
Fragmentação
Decaimento
Física
_version_ 1706809282195881984