Representação semântica de trajetórias para detecção de anomalias marítimas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Augusto Neves de Carvalho Elias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3186
Resumo: A vigilância de uma área marítima é realizada utilizando vários sensores, cujos dados são fusionados a fim de obtermos uma melhor consciência situacional e detectarmos anomalias marítimas. Dados de anomalias marítimas podem ser escassos, fato que dificulta o estudo dessas anomalias. Uma alternativa adequada para o estudo dessas anomalias é a geração de dados por meio de simulação. Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo semântico capaz de representar e possibilitar inferências sobre embarcações em situações anômalas dentro de um cenário marítimo, a partir de anotações semânticas de trajetórias de embarcações. Para atingir esse objetivo, foi idealizada uma abordagem que envolve a construção de um modelo semântico, a elaboração de consultas e a execução dessas consultas ao modelo. Para testar a utilidade dessa abordagem, foram realizados experimentos utilizando dados sintéticos. Trajetórias podem receber anotações semânticas, de forma a marcar episódios de movimentação e de parada em seus dados espaço-temporais. Isso permite uma representação rica semanticamente para investigar padrões de comportamento de embarcações. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com uma abordagem para facilitar a análise semântica de trajetórias em cenários diversos.
id ITA_50ddf83eb127970e63b7448d24a34338
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3186
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Representação semântica de trajetórias para detecção de anomalias marítimasDetecçãoAnomaliasAmbientes marinhosEmbarcaçõesSimulação computadorizadaOntologias (inteligência artificial)Web semânticaEngenharia de softwareA vigilância de uma área marítima é realizada utilizando vários sensores, cujos dados são fusionados a fim de obtermos uma melhor consciência situacional e detectarmos anomalias marítimas. Dados de anomalias marítimas podem ser escassos, fato que dificulta o estudo dessas anomalias. Uma alternativa adequada para o estudo dessas anomalias é a geração de dados por meio de simulação. Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo semântico capaz de representar e possibilitar inferências sobre embarcações em situações anômalas dentro de um cenário marítimo, a partir de anotações semânticas de trajetórias de embarcações. Para atingir esse objetivo, foi idealizada uma abordagem que envolve a construção de um modelo semântico, a elaboração de consultas e a execução dessas consultas ao modelo. Para testar a utilidade dessa abordagem, foram realizados experimentos utilizando dados sintéticos. Trajetórias podem receber anotações semânticas, de forma a marcar episódios de movimentação e de parada em seus dados espaço-temporais. Isso permite uma representação rica semanticamente para investigar padrões de comportamento de embarcações. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com uma abordagem para facilitar a análise semântica de trajetórias em cenários diversos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJosé Maria Parente de OliveiraPaulo Augusto Neves de Carvalho Elias2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3186reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:08Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3186http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:23.672Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Representação semântica de trajetórias para detecção de anomalias marítimas
title Representação semântica de trajetórias para detecção de anomalias marítimas
spellingShingle Representação semântica de trajetórias para detecção de anomalias marítimas
Paulo Augusto Neves de Carvalho Elias
Detecção
Anomalias
Ambientes marinhos
Embarcações
Simulação computadorizada
Ontologias (inteligência artificial)
Web semântica
Engenharia de software
title_short Representação semântica de trajetórias para detecção de anomalias marítimas
title_full Representação semântica de trajetórias para detecção de anomalias marítimas
title_fullStr Representação semântica de trajetórias para detecção de anomalias marítimas
title_full_unstemmed Representação semântica de trajetórias para detecção de anomalias marítimas
title_sort Representação semântica de trajetórias para detecção de anomalias marítimas
author Paulo Augusto Neves de Carvalho Elias
author_facet Paulo Augusto Neves de Carvalho Elias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Maria Parente de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Augusto Neves de Carvalho Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Detecção
Anomalias
Ambientes marinhos
Embarcações
Simulação computadorizada
Ontologias (inteligência artificial)
Web semântica
Engenharia de software
topic Detecção
Anomalias
Ambientes marinhos
Embarcações
Simulação computadorizada
Ontologias (inteligência artificial)
Web semântica
Engenharia de software
dc.description.none.fl_txt_mv A vigilância de uma área marítima é realizada utilizando vários sensores, cujos dados são fusionados a fim de obtermos uma melhor consciência situacional e detectarmos anomalias marítimas. Dados de anomalias marítimas podem ser escassos, fato que dificulta o estudo dessas anomalias. Uma alternativa adequada para o estudo dessas anomalias é a geração de dados por meio de simulação. Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo semântico capaz de representar e possibilitar inferências sobre embarcações em situações anômalas dentro de um cenário marítimo, a partir de anotações semânticas de trajetórias de embarcações. Para atingir esse objetivo, foi idealizada uma abordagem que envolve a construção de um modelo semântico, a elaboração de consultas e a execução dessas consultas ao modelo. Para testar a utilidade dessa abordagem, foram realizados experimentos utilizando dados sintéticos. Trajetórias podem receber anotações semânticas, de forma a marcar episódios de movimentação e de parada em seus dados espaço-temporais. Isso permite uma representação rica semanticamente para investigar padrões de comportamento de embarcações. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com uma abordagem para facilitar a análise semântica de trajetórias em cenários diversos.
description A vigilância de uma área marítima é realizada utilizando vários sensores, cujos dados são fusionados a fim de obtermos uma melhor consciência situacional e detectarmos anomalias marítimas. Dados de anomalias marítimas podem ser escassos, fato que dificulta o estudo dessas anomalias. Uma alternativa adequada para o estudo dessas anomalias é a geração de dados por meio de simulação. Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo semântico capaz de representar e possibilitar inferências sobre embarcações em situações anômalas dentro de um cenário marítimo, a partir de anotações semânticas de trajetórias de embarcações. Para atingir esse objetivo, foi idealizada uma abordagem que envolve a construção de um modelo semântico, a elaboração de consultas e a execução dessas consultas ao modelo. Para testar a utilidade dessa abordagem, foram realizados experimentos utilizando dados sintéticos. Trajetórias podem receber anotações semânticas, de forma a marcar episódios de movimentação e de parada em seus dados espaço-temporais. Isso permite uma representação rica semanticamente para investigar padrões de comportamento de embarcações. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com uma abordagem para facilitar a análise semântica de trajetórias em cenários diversos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3186
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Detecção
Anomalias
Ambientes marinhos
Embarcações
Simulação computadorizada
Ontologias (inteligência artificial)
Web semântica
Engenharia de software
_version_ 1706809297281744896