Calibração dos modelos de previsão de desempenho da AASHTO com base na pesquisa FHWA-LTPP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrea Barros dos Santos Oliveira Pedrosa
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2552
Resumo: A pesquisa analisa as fórmulas adotadas pelo Guia de Projeto de Pavimentos da AASHTO, que consiste no método de projeto mais utilizado em todo o mundo, em termos da sua relevância e confiabilidade em prever o desempenho real que os pavimentos apresentam em serviço. Para tanto, faz-se uso da base de dados DataPave 2.0 da pesquisa FHWA-LTPP, considerando apenas as seções de pavimentos situadas em áreas não sujeitas ao congelamento do solo de subleito, a fim de tornar o processo mais aplicável a condições climáticas existentes no Brasil. Os resultados obtidos mostraram que há sérias deficiências nos modelos da AASHTO quando se traduz suas previsões de perda gradual de serventia dos pavimentos em termos de crescimento gradual da irregularidade longitudinal. A comparação de suas previsões com o desempenho real das seções experimentais permitiu, contudo a obtenção de funções de transferência potencialmente capazes de representar uma calibração do ensaio acelerado da AASHO Road Test para condições existentes em rodovias em serviço.
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