Respostas dinâmicas do conjunto poltrona / ocupante / cinto de segurança, instalado em aeronave civil, submetido a um pouso de emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lúcia Nunes
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1598
Resumo: O propósito deste trabalho é estudar a resposta dinâmica do conjunto Poltrona / Ocupante / Cinto de Segurança instalado em aeronaves civis sujeitas a um pouso de emergência. Nos primeiros estudos relacionados a questões de segurança, havia preocupação somente quanto à resistência estrutura estática da poltrona e à resistência estática do cinto de segurança. O grande mérito da atualização dos requisitos de certificação de aeronaves civis foi o de passar a considerar o ocupante como um elemento definido pela totalidade de suas características, e não apenas como um boneco de testes desprovido de propriedades e limitações humanas. A partir desta nova visão de projeto, e tendo em vista proteger ainda mais o ocupante, desenvolveu-se o conceito de análise dinâmica do conjunto Poltrona / Ocupante / Cinto de Segurança. Baseado nesta filosofia de trabalho, vários programas computacionais foram criados como o SOM-LA / SOM-TA ("Seat / Occupant Model-Light Aircraft" / "Seat / Occupant Model-Transport Aircraft"), desenvolvido por Simula Inc., Arizona / FAA - Technical Center, New Jersey / FAA-CAMI, Oklahoma - USA. Através deste programa computacional, é possível prognosticar um nível quantitativo de segurança para o ocupante no caso de um pouso de emergência. A contribuição do trabalho é o abrangente entendimento do problema e de sua solução, bem como a análise dos diversos casos ilustrativos apresentados e interpretar os resultados do ponto de vista dos requisitos de homologação de aeronaves civis.
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