Interação acusto-óptica em fibras cilíndricas com não-homogeneidade acústica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haroldo Takashi Hattori
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1742
Resumo: Dispositivos feitos totalmente em fibra optica possuem umagrande aplicacao nos campos de sensores e de comunicacoes. Dentre os diversos dispositivos a fibra existentes, sao largamente empregados aqueles que convertem um modo optico em outro devido a um efeito externo. Fez-se uma analise detalhada e generalizada da interacao de ondas acústicas flexurais com os modos opticos propagantes em um cilindro composto. A teoria pode ser aplicada tanto em materiais solidos quanto em fluidos, desde que sejam lineares, homogeneos, isotropicos e sem perdas. As densidades dos materiais do cilindro afetam significativamente os coeficientes de acoplamento entre os modos, enquanto que as velocidades transversais em cada material sao os fatores preponderantes na definicao da frequencia acústica necessaria a uma conversao eficiente dos modos opticos. Sem perda degeneralidade, concentrou-se este trabalho na conversao do modo optico LP01 em LP11 atraves do emprego do modo acustico flexural de ordem mais baixa.
id ITA_5d5e3960106f82301241e8eea36c9911
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1742
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Interação acusto-óptica em fibras cilíndricas com não-homogeneidade acústicaAcústicaOndasÓpticaFibras ópticasFísicaEngenharia eletrônicaDispositivos feitos totalmente em fibra optica possuem umagrande aplicacao nos campos de sensores e de comunicacoes. Dentre os diversos dispositivos a fibra existentes, sao largamente empregados aqueles que convertem um modo optico em outro devido a um efeito externo. Fez-se uma analise detalhada e generalizada da interacao de ondas acústicas flexurais com os modos opticos propagantes em um cilindro composto. A teoria pode ser aplicada tanto em materiais solidos quanto em fluidos, desde que sejam lineares, homogeneos, isotropicos e sem perdas. As densidades dos materiais do cilindro afetam significativamente os coeficientes de acoplamento entre os modos, enquanto que as velocidades transversais em cada material sao os fatores preponderantes na definicao da frequencia acústica necessaria a uma conversao eficiente dos modos opticos. Sem perda degeneralidade, concentrou-se este trabalho na conversao do modo optico LP01 em LP11 atraves do emprego do modo acustico flexural de ordem mais baixa.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJosé Edimar Barbosa OliveiraHaroldo Takashi Hattori1993-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1742reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1742http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:37:10.8Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Interação acusto-óptica em fibras cilíndricas com não-homogeneidade acústica
title Interação acusto-óptica em fibras cilíndricas com não-homogeneidade acústica
spellingShingle Interação acusto-óptica em fibras cilíndricas com não-homogeneidade acústica
Haroldo Takashi Hattori
Acústica
Ondas
Óptica
Fibras ópticas
Física
Engenharia eletrônica
title_short Interação acusto-óptica em fibras cilíndricas com não-homogeneidade acústica
title_full Interação acusto-óptica em fibras cilíndricas com não-homogeneidade acústica
title_fullStr Interação acusto-óptica em fibras cilíndricas com não-homogeneidade acústica
title_full_unstemmed Interação acusto-óptica em fibras cilíndricas com não-homogeneidade acústica
title_sort Interação acusto-óptica em fibras cilíndricas com não-homogeneidade acústica
author Haroldo Takashi Hattori
author_facet Haroldo Takashi Hattori
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Edimar Barbosa Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Haroldo Takashi Hattori
dc.subject.por.fl_str_mv Acústica
Ondas
Óptica
Fibras ópticas
Física
Engenharia eletrônica
topic Acústica
Ondas
Óptica
Fibras ópticas
Física
Engenharia eletrônica
dc.description.none.fl_txt_mv Dispositivos feitos totalmente em fibra optica possuem umagrande aplicacao nos campos de sensores e de comunicacoes. Dentre os diversos dispositivos a fibra existentes, sao largamente empregados aqueles que convertem um modo optico em outro devido a um efeito externo. Fez-se uma analise detalhada e generalizada da interacao de ondas acústicas flexurais com os modos opticos propagantes em um cilindro composto. A teoria pode ser aplicada tanto em materiais solidos quanto em fluidos, desde que sejam lineares, homogeneos, isotropicos e sem perdas. As densidades dos materiais do cilindro afetam significativamente os coeficientes de acoplamento entre os modos, enquanto que as velocidades transversais em cada material sao os fatores preponderantes na definicao da frequencia acústica necessaria a uma conversao eficiente dos modos opticos. Sem perda degeneralidade, concentrou-se este trabalho na conversao do modo optico LP01 em LP11 atraves do emprego do modo acustico flexural de ordem mais baixa.
description Dispositivos feitos totalmente em fibra optica possuem umagrande aplicacao nos campos de sensores e de comunicacoes. Dentre os diversos dispositivos a fibra existentes, sao largamente empregados aqueles que convertem um modo optico em outro devido a um efeito externo. Fez-se uma analise detalhada e generalizada da interacao de ondas acústicas flexurais com os modos opticos propagantes em um cilindro composto. A teoria pode ser aplicada tanto em materiais solidos quanto em fluidos, desde que sejam lineares, homogeneos, isotropicos e sem perdas. As densidades dos materiais do cilindro afetam significativamente os coeficientes de acoplamento entre os modos, enquanto que as velocidades transversais em cada material sao os fatores preponderantes na definicao da frequencia acústica necessaria a uma conversao eficiente dos modos opticos. Sem perda degeneralidade, concentrou-se este trabalho na conversao do modo optico LP01 em LP11 atraves do emprego do modo acustico flexural de ordem mais baixa.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1742
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Acústica
Ondas
Óptica
Fibras ópticas
Física
Engenharia eletrônica
_version_ 1706809274053689344