Modelagem dinâmica de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dayvis Dias da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2828
Resumo: Buscando melhorar a eficiência do sistema de controle ambiental aeronáutico, o seu projeto e análise são realizados com auxílio de ferramentas computacionais utilizando modelos dinâmicos deste sistema. Uma melhoria do modelo que representa o sistema de ar condicionado, parte do sistema de controle ambiental, é importante para as empresas fabricantes de aeronaves uma vez que resultados mais precisos das simulações permitem aos seus engenheiros agirem antecipadamente ajustando parâmetros importantes do sistema e as leis de controle para que se tenha um sistema estável sem necessidade de se realizar um número excessivo de ensaios em voo, reduzindo assim os custos de desenvolvimento. Utilizando-se a ferramenta Matlab/Simulink, o modelo matemático de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples foi desenvolvido e implementado. O modelo é capaz de representar a máquina de ar condicionado operando tanto em malha aberta (sem controle da temperatura do ar na saída da máquina) quanto em malha fechada (com controle da temperatura do ar de saída da máquina). As simulações foram realizadas submetendo o modelo a diversas condições de temperatura e pressão de entrada. Os resultados da simulação foram parcialmente validados através de comparação com os dados experimentais disponíveis.
id ITA_5fbb27d00c059a953e1c0b74a49a6870
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2828
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Modelagem dinâmica de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simplesAnálise numéricaEquipamentos de ar condicionadoCompartimentos de aeronavesModelos matemáticosSimulação computadorizadaControle ambientalEngenharia mecânicaEngenharia aeronáuticaAbsorvedores de radiaçãoBuscando melhorar a eficiência do sistema de controle ambiental aeronáutico, o seu projeto e análise são realizados com auxílio de ferramentas computacionais utilizando modelos dinâmicos deste sistema. Uma melhoria do modelo que representa o sistema de ar condicionado, parte do sistema de controle ambiental, é importante para as empresas fabricantes de aeronaves uma vez que resultados mais precisos das simulações permitem aos seus engenheiros agirem antecipadamente ajustando parâmetros importantes do sistema e as leis de controle para que se tenha um sistema estável sem necessidade de se realizar um número excessivo de ensaios em voo, reduzindo assim os custos de desenvolvimento. Utilizando-se a ferramenta Matlab/Simulink, o modelo matemático de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples foi desenvolvido e implementado. O modelo é capaz de representar a máquina de ar condicionado operando tanto em malha aberta (sem controle da temperatura do ar na saída da máquina) quanto em malha fechada (com controle da temperatura do ar de saída da máquina). As simulações foram realizadas submetendo o modelo a diversas condições de temperatura e pressão de entrada. Os resultados da simulação foram parcialmente validados através de comparação com os dados experimentais disponíveis.Instituto Tecnológico de AeronáuticaEdson Luiz ZaparoliWallace Hessler Leal TurcioDayvis Dias da Silva2010-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2828reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:59Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2828http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:12.69Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem dinâmica de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples
title Modelagem dinâmica de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples
spellingShingle Modelagem dinâmica de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples
Dayvis Dias da Silva
Análise numérica
Equipamentos de ar condicionado
Compartimentos de aeronaves
Modelos matemáticos
Simulação computadorizada
Controle ambiental
Engenharia mecânica
Engenharia aeronáutica
Absorvedores de radiação
title_short Modelagem dinâmica de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples
title_full Modelagem dinâmica de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples
title_fullStr Modelagem dinâmica de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples
title_full_unstemmed Modelagem dinâmica de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples
title_sort Modelagem dinâmica de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples
author Dayvis Dias da Silva
author_facet Dayvis Dias da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edson Luiz Zaparoli
Wallace Hessler Leal Turcio
dc.contributor.author.fl_str_mv Dayvis Dias da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Análise numérica
Equipamentos de ar condicionado
Compartimentos de aeronaves
Modelos matemáticos
Simulação computadorizada
Controle ambiental
Engenharia mecânica
Engenharia aeronáutica
Absorvedores de radiação
topic Análise numérica
Equipamentos de ar condicionado
Compartimentos de aeronaves
Modelos matemáticos
Simulação computadorizada
Controle ambiental
Engenharia mecânica
Engenharia aeronáutica
Absorvedores de radiação
dc.description.none.fl_txt_mv Buscando melhorar a eficiência do sistema de controle ambiental aeronáutico, o seu projeto e análise são realizados com auxílio de ferramentas computacionais utilizando modelos dinâmicos deste sistema. Uma melhoria do modelo que representa o sistema de ar condicionado, parte do sistema de controle ambiental, é importante para as empresas fabricantes de aeronaves uma vez que resultados mais precisos das simulações permitem aos seus engenheiros agirem antecipadamente ajustando parâmetros importantes do sistema e as leis de controle para que se tenha um sistema estável sem necessidade de se realizar um número excessivo de ensaios em voo, reduzindo assim os custos de desenvolvimento. Utilizando-se a ferramenta Matlab/Simulink, o modelo matemático de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples foi desenvolvido e implementado. O modelo é capaz de representar a máquina de ar condicionado operando tanto em malha aberta (sem controle da temperatura do ar na saída da máquina) quanto em malha fechada (com controle da temperatura do ar de saída da máquina). As simulações foram realizadas submetendo o modelo a diversas condições de temperatura e pressão de entrada. Os resultados da simulação foram parcialmente validados através de comparação com os dados experimentais disponíveis.
description Buscando melhorar a eficiência do sistema de controle ambiental aeronáutico, o seu projeto e análise são realizados com auxílio de ferramentas computacionais utilizando modelos dinâmicos deste sistema. Uma melhoria do modelo que representa o sistema de ar condicionado, parte do sistema de controle ambiental, é importante para as empresas fabricantes de aeronaves uma vez que resultados mais precisos das simulações permitem aos seus engenheiros agirem antecipadamente ajustando parâmetros importantes do sistema e as leis de controle para que se tenha um sistema estável sem necessidade de se realizar um número excessivo de ensaios em voo, reduzindo assim os custos de desenvolvimento. Utilizando-se a ferramenta Matlab/Simulink, o modelo matemático de uma máquina de ar condicionado aeronáutica ciclo simples foi desenvolvido e implementado. O modelo é capaz de representar a máquina de ar condicionado operando tanto em malha aberta (sem controle da temperatura do ar na saída da máquina) quanto em malha fechada (com controle da temperatura do ar de saída da máquina). As simulações foram realizadas submetendo o modelo a diversas condições de temperatura e pressão de entrada. Os resultados da simulação foram parcialmente validados através de comparação com os dados experimentais disponíveis.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2828
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Análise numérica
Equipamentos de ar condicionado
Compartimentos de aeronaves
Modelos matemáticos
Simulação computadorizada
Controle ambiental
Engenharia mecânica
Engenharia aeronáutica
Absorvedores de radiação
_version_ 1706809291820761088