Simulação numérica do transiente térmico na cabine de uma aeronave.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=638 |
Resumo: | Neste trabalho simulou-se numericamente o transiente térmico na cabine de uma aeronave de passageiros utilizando o método dos parâmetros concentrados. Foram analisadas as condições de carga térmica de aquecimento e resfriamento para a aeronave em solo. Os coeficientes globais de troca de calor foram avaliados por meio da abordagem de resistências térmicas equivalentes e as áreas de troca de calor foram determinadas utilizando dados típicos dos elementos constituintes da cabine de uma aeronave para vôos de curta duração. No domínio computacional foram considerados alguns elementos como: piso, compartimento de bagagem, poltronas, fuselagem, e escoamento no interior da cabine. A evolução temporal da temperatura em cada um desses componentes foi representada por uma equação diferencial ordinária resultando em um conjunto de equações que foram resolvidas simultaneamente por meio de um método iterativo. Os resultados permitiram prever o tempo necessário para iniciar o acionamento do sistema de ar condicionado da aeronave a fim de melhorar as condições de conforto térmico dos passageiros antes do embarque e satisfazer o atendimento de requisitos do cliente/operador. O modelo proposto dos coeficientes globais em conjunto com a modelagem térmica da cabine de passageiros retratou o comportamento da temperatura de forma bastante satisfatória. Comparando-se com dados reais de aeronaves comerciais, verifica-se que o modelo proposto ée bastante consistente e mostrou-se uma ferramenta útil para projeto. |
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Simulação numérica do transiente térmico na cabine de uma aeronave.Aeronaves de transporteAnálise numéricaAquecimento transienteConforto térmicoSimulação computadorizadaTermodinâmicaTransporte de passageirosEngenharia aeronáuticaFísicaNeste trabalho simulou-se numericamente o transiente térmico na cabine de uma aeronave de passageiros utilizando o método dos parâmetros concentrados. Foram analisadas as condições de carga térmica de aquecimento e resfriamento para a aeronave em solo. Os coeficientes globais de troca de calor foram avaliados por meio da abordagem de resistências térmicas equivalentes e as áreas de troca de calor foram determinadas utilizando dados típicos dos elementos constituintes da cabine de uma aeronave para vôos de curta duração. No domínio computacional foram considerados alguns elementos como: piso, compartimento de bagagem, poltronas, fuselagem, e escoamento no interior da cabine. A evolução temporal da temperatura em cada um desses componentes foi representada por uma equação diferencial ordinária resultando em um conjunto de equações que foram resolvidas simultaneamente por meio de um método iterativo. Os resultados permitiram prever o tempo necessário para iniciar o acionamento do sistema de ar condicionado da aeronave a fim de melhorar as condições de conforto térmico dos passageiros antes do embarque e satisfazer o atendimento de requisitos do cliente/operador. O modelo proposto dos coeficientes globais em conjunto com a modelagem térmica da cabine de passageiros retratou o comportamento da temperatura de forma bastante satisfatória. Comparando-se com dados reais de aeronaves comerciais, verifica-se que o modelo proposto ée bastante consistente e mostrou-se uma ferramenta útil para projeto.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCláudia Regina de AndradeWallace Hessler Leal TurcioGustavo Cristiano Pereira2004-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=638reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:53Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:638http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:49.69Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Neste trabalho simulou-se numericamente o transiente térmico na cabine de uma aeronave de passageiros utilizando o método dos parâmetros concentrados. Foram analisadas as condições de carga térmica de aquecimento e resfriamento para a aeronave em solo. Os coeficientes globais de troca de calor foram avaliados por meio da abordagem de resistências térmicas equivalentes e as áreas de troca de calor foram determinadas utilizando dados típicos dos elementos constituintes da cabine de uma aeronave para vôos de curta duração. No domínio computacional foram considerados alguns elementos como: piso, compartimento de bagagem, poltronas, fuselagem, e escoamento no interior da cabine. A evolução temporal da temperatura em cada um desses componentes foi representada por uma equação diferencial ordinária resultando em um conjunto de equações que foram resolvidas simultaneamente por meio de um método iterativo. Os resultados permitiram prever o tempo necessário para iniciar o acionamento do sistema de ar condicionado da aeronave a fim de melhorar as condições de conforto térmico dos passageiros antes do embarque e satisfazer o atendimento de requisitos do cliente/operador. O modelo proposto dos coeficientes globais em conjunto com a modelagem térmica da cabine de passageiros retratou o comportamento da temperatura de forma bastante satisfatória. Comparando-se com dados reais de aeronaves comerciais, verifica-se que o modelo proposto ée bastante consistente e mostrou-se uma ferramenta útil para projeto. |
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