Ensaio e análise de reparos estruturais típicos em revestimento de aeronaves tolerantes a dano.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10 |
Resumo: | Durante a vida operacional de uma aeronave, o revestimento da fuselagem é sujeito a falhas e danos estruturais. As falhas podem ser trincas que ocorrem devido a esforços aos quais o revestimento é submetido durante taxiamentos, decolagens, vôos e pousos da aeronave e danos que geralmente ocorrem devido a algum fator externo durante a operação e manutenção das aeronaves. Quando é verificado algum tipo de falha ou dano no revestimento, duas são as possibilidades para continuar com a aeronave operacional: análise para verificar se o dano é tolerável permanente ou temporariamente por um certo período de tempo ou ciclos de vôos ou instalação de um reparo estrutural. A análise para danos toleráveis deverá verificar se a estrutura possui ainda resistência residual e determinar os períodos de inspeção. Caso o dano ou falha na estrutura não seja tolerável, é necessário, então, a instalação de um reparo estrutural ou troca do painel. O reparo estrutural é feito de chapas metálicas ou de material composto unidas mecanicamente ao revestimento da aeronave através de rebites, prendedores ou até mesmo através de resinas estruturais. O reparo estrutural rebitado, apesar de aumentar a resistência da região danificada, gera concentradores de tensão que devem ser analisados, pois podem degradar a vida em fadiga e o comportamento da tolerância a dano.Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os resultados de ensaio e análise estrutural de algumas configurações de reparos metálicos rebitados ao revestimento de aeronaves. Foram feitos ensaios de quatro configurações típicas de reparos que são comumente utilizadas durante a manutenção de aeronaves. |
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Ensaio e análise de reparos estruturais típicos em revestimento de aeronaves tolerantes a dano.Análise estruturalEnsaios de fadigaFuselagensRevestimentoManutenção de aeronavesPropriedades mecânicasEngenharia estruturalEngenharia aeronáutica Durante a vida operacional de uma aeronave, o revestimento da fuselagem é sujeito a falhas e danos estruturais. As falhas podem ser trincas que ocorrem devido a esforços aos quais o revestimento é submetido durante taxiamentos, decolagens, vôos e pousos da aeronave e danos que geralmente ocorrem devido a algum fator externo durante a operação e manutenção das aeronaves. Quando é verificado algum tipo de falha ou dano no revestimento, duas são as possibilidades para continuar com a aeronave operacional: análise para verificar se o dano é tolerável permanente ou temporariamente por um certo período de tempo ou ciclos de vôos ou instalação de um reparo estrutural. A análise para danos toleráveis deverá verificar se a estrutura possui ainda resistência residual e determinar os períodos de inspeção. Caso o dano ou falha na estrutura não seja tolerável, é necessário, então, a instalação de um reparo estrutural ou troca do painel. O reparo estrutural é feito de chapas metálicas ou de material composto unidas mecanicamente ao revestimento da aeronave através de rebites, prendedores ou até mesmo através de resinas estruturais. O reparo estrutural rebitado, apesar de aumentar a resistência da região danificada, gera concentradores de tensão que devem ser analisados, pois podem degradar a vida em fadiga e o comportamento da tolerância a dano.Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os resultados de ensaio e análise estrutural de algumas configurações de reparos metálicos rebitados ao revestimento de aeronaves. Foram feitos ensaios de quatro configurações típicas de reparos que são comumente utilizadas durante a manutenção de aeronaves. Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos Eduardo ChavesAlfonso Celso Ferreira de Araújo2003-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:37Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:10http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:00.417Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Durante a vida operacional de uma aeronave, o revestimento da fuselagem é sujeito a falhas e danos estruturais. As falhas podem ser trincas que ocorrem devido a esforços aos quais o revestimento é submetido durante taxiamentos, decolagens, vôos e pousos da aeronave e danos que geralmente ocorrem devido a algum fator externo durante a operação e manutenção das aeronaves. Quando é verificado algum tipo de falha ou dano no revestimento, duas são as possibilidades para continuar com a aeronave operacional: análise para verificar se o dano é tolerável permanente ou temporariamente por um certo período de tempo ou ciclos de vôos ou instalação de um reparo estrutural. A análise para danos toleráveis deverá verificar se a estrutura possui ainda resistência residual e determinar os períodos de inspeção. Caso o dano ou falha na estrutura não seja tolerável, é necessário, então, a instalação de um reparo estrutural ou troca do painel. O reparo estrutural é feito de chapas metálicas ou de material composto unidas mecanicamente ao revestimento da aeronave através de rebites, prendedores ou até mesmo através de resinas estruturais. O reparo estrutural rebitado, apesar de aumentar a resistência da região danificada, gera concentradores de tensão que devem ser analisados, pois podem degradar a vida em fadiga e o comportamento da tolerância a dano.Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os resultados de ensaio e análise estrutural de algumas configurações de reparos metálicos rebitados ao revestimento de aeronaves. Foram feitos ensaios de quatro configurações típicas de reparos que são comumente utilizadas durante a manutenção de aeronaves. |
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