Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias Jorge Roque Pinheiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=763
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar diferentes controladores preditivos para sistemas de ventilação mecânica empregando uma metodologia multi-objetivo. Para isso, é utilizado um modelo para o sistema respiratório, que descreve as trocas gasosas ocorridas nos pulmões, no cérebro e nos tecidos corporais do indivíduo. Restrições foram impostas às variáveis manipuladas tendo em vista valores fisiologicamente aceitáveis. Os controladores foram implementados empregando a técnica de Controle por Matriz Dinâmica (Dynamic Matrix Control, DMC), tendo por finalidade regular a saturação de oxigênio no sangue arterial. Três abordagens foram comparadas: a primeira utiliza a fração inspirada de oxigênio como variável de controle, a segunda utiliza a ventilação total, e a terceira emprega ambas. Os resultados foram avaliados em termos de sensibilidade a ruído de medida e a uma perturbação paramétrica na dinâmica do sistema. Com base em tais critérios, fronteiras de Pareto foram estimadas para as três abordagens consideradas, variando-se os horizontes de predição e controle, bem como o peso do controle na função de custo. Como resultado, observou-se uma superioridade do controlador multivariável.
id ITA_65e67781174707b496cbe6fbdf7c9ccf
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:763
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo.Controle preditivoVentilaçãoIdentificação de sistemasControladoresSistema respiratórioControleEste trabalho tem por objetivo avaliar diferentes controladores preditivos para sistemas de ventilação mecânica empregando uma metodologia multi-objetivo. Para isso, é utilizado um modelo para o sistema respiratório, que descreve as trocas gasosas ocorridas nos pulmões, no cérebro e nos tecidos corporais do indivíduo. Restrições foram impostas às variáveis manipuladas tendo em vista valores fisiologicamente aceitáveis. Os controladores foram implementados empregando a técnica de Controle por Matriz Dinâmica (Dynamic Matrix Control, DMC), tendo por finalidade regular a saturação de oxigênio no sangue arterial. Três abordagens foram comparadas: a primeira utiliza a fração inspirada de oxigênio como variável de controle, a segunda utiliza a ventilação total, e a terceira emprega ambas. Os resultados foram avaliados em termos de sensibilidade a ruído de medida e a uma perturbação paramétrica na dinâmica do sistema. Com base em tais critérios, fronteiras de Pareto foram estimadas para as três abordagens consideradas, variando-se os horizontes de predição e controle, bem como o peso do controle na função de custo. Como resultado, observou-se uma superioridade do controlador multivariável.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRoberto Kawakami Harrop GalvãoTakashi YoneyamaElias Jorge Roque Pinheiro2009-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=763reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:55Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:763http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:11.065Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo.
title Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo.
spellingShingle Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo.
Elias Jorge Roque Pinheiro
Controle preditivo
Ventilação
Identificação de sistemas
Controladores
Sistema respiratório
Controle
title_short Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo.
title_full Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo.
title_fullStr Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo.
title_full_unstemmed Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo.
title_sort Controle preditivo de ventiladores mecânicos para assistência respiratória empregando otimização multi-objetivo.
author Elias Jorge Roque Pinheiro
author_facet Elias Jorge Roque Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roberto Kawakami Harrop Galvão
Takashi Yoneyama
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias Jorge Roque Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Controle preditivo
Ventilação
Identificação de sistemas
Controladores
Sistema respiratório
Controle
topic Controle preditivo
Ventilação
Identificação de sistemas
Controladores
Sistema respiratório
Controle
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo avaliar diferentes controladores preditivos para sistemas de ventilação mecânica empregando uma metodologia multi-objetivo. Para isso, é utilizado um modelo para o sistema respiratório, que descreve as trocas gasosas ocorridas nos pulmões, no cérebro e nos tecidos corporais do indivíduo. Restrições foram impostas às variáveis manipuladas tendo em vista valores fisiologicamente aceitáveis. Os controladores foram implementados empregando a técnica de Controle por Matriz Dinâmica (Dynamic Matrix Control, DMC), tendo por finalidade regular a saturação de oxigênio no sangue arterial. Três abordagens foram comparadas: a primeira utiliza a fração inspirada de oxigênio como variável de controle, a segunda utiliza a ventilação total, e a terceira emprega ambas. Os resultados foram avaliados em termos de sensibilidade a ruído de medida e a uma perturbação paramétrica na dinâmica do sistema. Com base em tais critérios, fronteiras de Pareto foram estimadas para as três abordagens consideradas, variando-se os horizontes de predição e controle, bem como o peso do controle na função de custo. Como resultado, observou-se uma superioridade do controlador multivariável.
description Este trabalho tem por objetivo avaliar diferentes controladores preditivos para sistemas de ventilação mecânica empregando uma metodologia multi-objetivo. Para isso, é utilizado um modelo para o sistema respiratório, que descreve as trocas gasosas ocorridas nos pulmões, no cérebro e nos tecidos corporais do indivíduo. Restrições foram impostas às variáveis manipuladas tendo em vista valores fisiologicamente aceitáveis. Os controladores foram implementados empregando a técnica de Controle por Matriz Dinâmica (Dynamic Matrix Control, DMC), tendo por finalidade regular a saturação de oxigênio no sangue arterial. Três abordagens foram comparadas: a primeira utiliza a fração inspirada de oxigênio como variável de controle, a segunda utiliza a ventilação total, e a terceira emprega ambas. Os resultados foram avaliados em termos de sensibilidade a ruído de medida e a uma perturbação paramétrica na dinâmica do sistema. Com base em tais critérios, fronteiras de Pareto foram estimadas para as três abordagens consideradas, variando-se os horizontes de predição e controle, bem como o peso do controle na função de custo. Como resultado, observou-se uma superioridade do controlador multivariável.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=763
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Controle preditivo
Ventilação
Identificação de sistemas
Controladores
Sistema respiratório
Controle
_version_ 1706809262492090368