Uma linguagem de workflow para composição de Web Services - LCWS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Alexandre Hiane da Silva Maciel
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=94
Resumo: Empresas vêm realizando reavaliações de seus negócios para se tornarem mais produtivas e efetivas perante seus concorrentes. Assim, a automação de processo de negócios vem ganhando importância dentro de organizações, pois pode ser vista como uma tecnologia de componentes que substitui ou suplementa processos manuais, buscando eliminar intervenções humanas que não adicionem valor ao processo. Por isso, o gerenciamento Worklflow vem sendo cada vez mais explorado nos negócios numa grande variedade de empresas. A Internet tornou-se uma plataforma comum global na qual organizações disponibilizam seus recursos de negócio como serviços, o que faz da tecnologia Web Services um componente-chave para tais organizações. A composição de Web Services através de linguagens para modelagem Workflow é considerada um paradigma emergente que possibilita a integração tanto de aplicações internas, como de aplicações que transpõem as fronteiras organizacionais. Grande parte das linguagens para esse tipo de composição, apesar de possuírem uma boa documentação, mostrando como representar suas estruturas, não tratam de como interpretar tal representação e invocar os Web Services necessários na ordem definida no Workflow. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre Workflow e Web Services com o intuito de definir uma linguagem de Workflow que utilize Web Services como componentes. Foi desenvolvida uma arquitetura para um ambiente de execução para tal linguagem, de maneira a avaliar o estudo realizado, mostrando as vantagens da utililização desse tipo de tecnologia, como por exemplo, flexibilidade e reutilização.
id ITA_6954d6b3efb4300b1edef5f1ad523869
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:94
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Uma linguagem de workflow para composição de Web Services - LCWS.Linguagens de programaçãoRotinas de serviçoInternetOrganização de empresasServiço ao clienteArquitetura (computadores)Ambiente de programaçãoRedes de comunicaçãoComputaçãoAdministraçãoEmpresas vêm realizando reavaliações de seus negócios para se tornarem mais produtivas e efetivas perante seus concorrentes. Assim, a automação de processo de negócios vem ganhando importância dentro de organizações, pois pode ser vista como uma tecnologia de componentes que substitui ou suplementa processos manuais, buscando eliminar intervenções humanas que não adicionem valor ao processo. Por isso, o gerenciamento Worklflow vem sendo cada vez mais explorado nos negócios numa grande variedade de empresas. A Internet tornou-se uma plataforma comum global na qual organizações disponibilizam seus recursos de negócio como serviços, o que faz da tecnologia Web Services um componente-chave para tais organizações. A composição de Web Services através de linguagens para modelagem Workflow é considerada um paradigma emergente que possibilita a integração tanto de aplicações internas, como de aplicações que transpõem as fronteiras organizacionais. Grande parte das linguagens para esse tipo de composição, apesar de possuírem uma boa documentação, mostrando como representar suas estruturas, não tratam de como interpretar tal representação e invocar os Web Services necessários na ordem definida no Workflow. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre Workflow e Web Services com o intuito de definir uma linguagem de Workflow que utilize Web Services como componentes. Foi desenvolvida uma arquitetura para um ambiente de execução para tal linguagem, de maneira a avaliar o estudo realizado, mostrando as vantagens da utililização desse tipo de tecnologia, como por exemplo, flexibilidade e reutilização. Instituto Tecnológico de AeronáuticaEdgar Toshiro YanoLuiz Alexandre Hiane da Silva Maciel2004-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=94reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:40Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:94http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:16.858Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Uma linguagem de workflow para composição de Web Services - LCWS.
title Uma linguagem de workflow para composição de Web Services - LCWS.
spellingShingle Uma linguagem de workflow para composição de Web Services - LCWS.
Luiz Alexandre Hiane da Silva Maciel
Linguagens de programação
Rotinas de serviço
Internet
Organização de empresas
Serviço ao cliente
Arquitetura (computadores)
Ambiente de programação
Redes de comunicação
Computação
Administração
title_short Uma linguagem de workflow para composição de Web Services - LCWS.
title_full Uma linguagem de workflow para composição de Web Services - LCWS.
title_fullStr Uma linguagem de workflow para composição de Web Services - LCWS.
title_full_unstemmed Uma linguagem de workflow para composição de Web Services - LCWS.
title_sort Uma linguagem de workflow para composição de Web Services - LCWS.
author Luiz Alexandre Hiane da Silva Maciel
author_facet Luiz Alexandre Hiane da Silva Maciel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edgar Toshiro Yano
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Alexandre Hiane da Silva Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagens de programação
Rotinas de serviço
Internet
Organização de empresas
Serviço ao cliente
Arquitetura (computadores)
Ambiente de programação
Redes de comunicação
Computação
Administração
topic Linguagens de programação
Rotinas de serviço
Internet
Organização de empresas
Serviço ao cliente
Arquitetura (computadores)
Ambiente de programação
Redes de comunicação
Computação
Administração
dc.description.none.fl_txt_mv Empresas vêm realizando reavaliações de seus negócios para se tornarem mais produtivas e efetivas perante seus concorrentes. Assim, a automação de processo de negócios vem ganhando importância dentro de organizações, pois pode ser vista como uma tecnologia de componentes que substitui ou suplementa processos manuais, buscando eliminar intervenções humanas que não adicionem valor ao processo. Por isso, o gerenciamento Worklflow vem sendo cada vez mais explorado nos negócios numa grande variedade de empresas. A Internet tornou-se uma plataforma comum global na qual organizações disponibilizam seus recursos de negócio como serviços, o que faz da tecnologia Web Services um componente-chave para tais organizações. A composição de Web Services através de linguagens para modelagem Workflow é considerada um paradigma emergente que possibilita a integração tanto de aplicações internas, como de aplicações que transpõem as fronteiras organizacionais. Grande parte das linguagens para esse tipo de composição, apesar de possuírem uma boa documentação, mostrando como representar suas estruturas, não tratam de como interpretar tal representação e invocar os Web Services necessários na ordem definida no Workflow. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre Workflow e Web Services com o intuito de definir uma linguagem de Workflow que utilize Web Services como componentes. Foi desenvolvida uma arquitetura para um ambiente de execução para tal linguagem, de maneira a avaliar o estudo realizado, mostrando as vantagens da utililização desse tipo de tecnologia, como por exemplo, flexibilidade e reutilização.
description Empresas vêm realizando reavaliações de seus negócios para se tornarem mais produtivas e efetivas perante seus concorrentes. Assim, a automação de processo de negócios vem ganhando importância dentro de organizações, pois pode ser vista como uma tecnologia de componentes que substitui ou suplementa processos manuais, buscando eliminar intervenções humanas que não adicionem valor ao processo. Por isso, o gerenciamento Worklflow vem sendo cada vez mais explorado nos negócios numa grande variedade de empresas. A Internet tornou-se uma plataforma comum global na qual organizações disponibilizam seus recursos de negócio como serviços, o que faz da tecnologia Web Services um componente-chave para tais organizações. A composição de Web Services através de linguagens para modelagem Workflow é considerada um paradigma emergente que possibilita a integração tanto de aplicações internas, como de aplicações que transpõem as fronteiras organizacionais. Grande parte das linguagens para esse tipo de composição, apesar de possuírem uma boa documentação, mostrando como representar suas estruturas, não tratam de como interpretar tal representação e invocar os Web Services necessários na ordem definida no Workflow. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre Workflow e Web Services com o intuito de definir uma linguagem de Workflow que utilize Web Services como componentes. Foi desenvolvida uma arquitetura para um ambiente de execução para tal linguagem, de maneira a avaliar o estudo realizado, mostrando as vantagens da utililização desse tipo de tecnologia, como por exemplo, flexibilidade e reutilização.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=94
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Linguagens de programação
Rotinas de serviço
Internet
Organização de empresas
Serviço ao cliente
Arquitetura (computadores)
Ambiente de programação
Redes de comunicação
Computação
Administração
_version_ 1706809253475385344