Proposta de método para rebalanceamento de linhas de montagem de conjuntos estruturais aeronáuticos e sua aplicação em um caso real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André Cordeiro Reckevícius
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1306
Resumo: Na medida em que a manufatura enxuta ou Lean Manufacture é introduzida na indústria aeronáutica, processos originalmente concebidos no modelo em docas são transformados em linhas de fabricação ou montagem. Os processos dessa indústria têm características peculiares, sendo que a mais importante é o alto takt, ou seja, da ordem de dias. O objetivo deste trabalho é propor um método para rebalancear tais linhas de montagens, segundo um contexto industrial que impõe, ainda, um conjunto particular de premissas. O método proposto é chamado de MRL-ATT (Método de Rebalanceamento de Linha - Alto Tempo Takt) e pode ser entendido como um roteiro de atividades de um projeto. O método tem um enfoque abrangente do problema e foi desenvolvido a partir de diferentes teorias e ferramentas. Alguma delas originalmente criadas para as indústrias de baixo tempo takt (como a automobilística) tiveram de ser adaptadas para a indústria aeronáutica. O método foi aplicado em uma linha de montagem de um conjunto estrutural aeronáutico e obteve resultados superiores às metas pré-definidas.
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