Avaliação comercial de sistemas aeronáuticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2913 |
Resumo: | O cálculo do custo operacional de uma aeronave é foco de inúmeros estudos listados na literatura. Tais estudos têm sua importância corroborada pela atual realidade do mercado aeronáutico, onde as operadoras estão cada vez mais pressionadas pelos altos custos, como o petróleo, que chega a antes inimagináveis US$ 80 por barril. Este trabalho visa estender o conceito de custo operacional para o projeto de sistemas aeronáuticos, tendo como foco determinar, ainda na fase de projeto, qual o custo operacional de uma arquitetura de sistema. Desse modo, é possível determinar qual, dentre as arquiteturas possíveis para um sistema, representa o menor custo operacional para a empresa aérea, no caso o cliente da fabricante da aeronave. O método proposto é adaptado à realidade do projeto de uma aeronave desenvolvida durante o Programa de Especialização em Engenharia, patrocinado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) em conjunto com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Inicialmente e objetivado para o cálculo do custo operacional de um sistema de comandos de vôo baseado na tecnologia fly-by-wire, o método proposto, denominado SYScost, pode, efetivamente, ser aplicado a qualquer sistema aeronáutico, desde um sistema de água e detritos até uma sistema de navegação. A simulação de Monte Carlo foi utilizada para incorporar aos cálculos as incertezas presentes em fases iniciais do projeto. O método foi aplicado ao cálculo do custo operacional de um sistema de comandos de vôo de uma aeronave regional de 50 lugares e os resultados obtidos mostram que o SYScost aparece como uma alternativa bastante eficiente ao método demonstrado. Os métodos apresentam abordagens complementares ao cálculo do custo operacional de sistemas aeronáuticos e podem, inclusive, ser mesclados dependendo do mercado e do volume de dados disponível para o cálculo. |
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O cálculo do custo operacional de uma aeronave é foco de inúmeros estudos listados na literatura. Tais estudos têm sua importância corroborada pela atual realidade do mercado aeronáutico, onde as operadoras estão cada vez mais pressionadas pelos altos custos, como o petróleo, que chega a antes inimagináveis US$ 80 por barril. Este trabalho visa estender o conceito de custo operacional para o projeto de sistemas aeronáuticos, tendo como foco determinar, ainda na fase de projeto, qual o custo operacional de uma arquitetura de sistema. Desse modo, é possível determinar qual, dentre as arquiteturas possíveis para um sistema, representa o menor custo operacional para a empresa aérea, no caso o cliente da fabricante da aeronave. O método proposto é adaptado à realidade do projeto de uma aeronave desenvolvida durante o Programa de Especialização em Engenharia, patrocinado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) em conjunto com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Inicialmente e objetivado para o cálculo do custo operacional de um sistema de comandos de vôo baseado na tecnologia fly-by-wire, o método proposto, denominado SYScost, pode, efetivamente, ser aplicado a qualquer sistema aeronáutico, desde um sistema de água e detritos até uma sistema de navegação. A simulação de Monte Carlo foi utilizada para incorporar aos cálculos as incertezas presentes em fases iniciais do projeto. O método foi aplicado ao cálculo do custo operacional de um sistema de comandos de vôo de uma aeronave regional de 50 lugares e os resultados obtidos mostram que o SYScost aparece como uma alternativa bastante eficiente ao método demonstrado. Os métodos apresentam abordagens complementares ao cálculo do custo operacional de sistemas aeronáuticos e podem, inclusive, ser mesclados dependendo do mercado e do volume de dados disponível para o cálculo. |
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