Estudo da ressonância solo em um modelo simplificado de helicóptero com rotor bi-pá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel José Arcos
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1647
Resumo: Este trabalho descreve a análise e simulação do fenômeno de resonância solo em helicópteros com rotores de duas pás. Este problema pode ser resolvido por uma análise de autovalores, no sistema girante, considerando-se propriedades isotrópicas do suporte e, pela aplicação da teoria de Floquet, no sistema não-girante, considerando-se propriedades anisotrópicas do suporte. Os resultados obtidos, via simulação, incluem os diagramas para as variações da freqüência e do amortecimento modais, em função da freqüência angular de rotação do rotor, com ênfase na região de instabilidade, e sua comparação com os diagramas clássicos apresentados por Coleman e Feingold para assegurar a validade, do ponto de vista teórico, do modelamento adotado.
id ITA_7307424604f0ece6b16f93fb4b89e590
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1647
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Estudo da ressonância solo em um modelo simplificado de helicóptero com rotor bi-páHelicópterosPás de rotoresRotoresTeoria de FloquetAeronaves de asas rotativasFísicaEngenharia aeronáuticaEngenharia mecânicaEste trabalho descreve a análise e simulação do fenômeno de resonância solo em helicópteros com rotores de duas pás. Este problema pode ser resolvido por uma análise de autovalores, no sistema girante, considerando-se propriedades isotrópicas do suporte e, pela aplicação da teoria de Floquet, no sistema não-girante, considerando-se propriedades anisotrópicas do suporte. Os resultados obtidos, via simulação, incluem os diagramas para as variações da freqüência e do amortecimento modais, em função da freqüência angular de rotação do rotor, com ênfase na região de instabilidade, e sua comparação com os diagramas clássicos apresentados por Coleman e Feingold para assegurar a validade, do ponto de vista teórico, do modelamento adotado.Instituto Tecnológico de AeronáuticaDonizeti de AndradeDaniel José Arcos1996-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1647reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:46Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1647http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:54.113Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da ressonância solo em um modelo simplificado de helicóptero com rotor bi-pá
title Estudo da ressonância solo em um modelo simplificado de helicóptero com rotor bi-pá
spellingShingle Estudo da ressonância solo em um modelo simplificado de helicóptero com rotor bi-pá
Daniel José Arcos
Helicópteros
Pás de rotores
Rotores
Teoria de Floquet
Aeronaves de asas rotativas
Física
Engenharia aeronáutica
Engenharia mecânica
title_short Estudo da ressonância solo em um modelo simplificado de helicóptero com rotor bi-pá
title_full Estudo da ressonância solo em um modelo simplificado de helicóptero com rotor bi-pá
title_fullStr Estudo da ressonância solo em um modelo simplificado de helicóptero com rotor bi-pá
title_full_unstemmed Estudo da ressonância solo em um modelo simplificado de helicóptero com rotor bi-pá
title_sort Estudo da ressonância solo em um modelo simplificado de helicóptero com rotor bi-pá
author Daniel José Arcos
author_facet Daniel José Arcos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Donizeti de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel José Arcos
dc.subject.por.fl_str_mv Helicópteros
Pás de rotores
Rotores
Teoria de Floquet
Aeronaves de asas rotativas
Física
Engenharia aeronáutica
Engenharia mecânica
topic Helicópteros
Pás de rotores
Rotores
Teoria de Floquet
Aeronaves de asas rotativas
Física
Engenharia aeronáutica
Engenharia mecânica
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho descreve a análise e simulação do fenômeno de resonância solo em helicópteros com rotores de duas pás. Este problema pode ser resolvido por uma análise de autovalores, no sistema girante, considerando-se propriedades isotrópicas do suporte e, pela aplicação da teoria de Floquet, no sistema não-girante, considerando-se propriedades anisotrópicas do suporte. Os resultados obtidos, via simulação, incluem os diagramas para as variações da freqüência e do amortecimento modais, em função da freqüência angular de rotação do rotor, com ênfase na região de instabilidade, e sua comparação com os diagramas clássicos apresentados por Coleman e Feingold para assegurar a validade, do ponto de vista teórico, do modelamento adotado.
description Este trabalho descreve a análise e simulação do fenômeno de resonância solo em helicópteros com rotores de duas pás. Este problema pode ser resolvido por uma análise de autovalores, no sistema girante, considerando-se propriedades isotrópicas do suporte e, pela aplicação da teoria de Floquet, no sistema não-girante, considerando-se propriedades anisotrópicas do suporte. Os resultados obtidos, via simulação, incluem os diagramas para as variações da freqüência e do amortecimento modais, em função da freqüência angular de rotação do rotor, com ênfase na região de instabilidade, e sua comparação com os diagramas clássicos apresentados por Coleman e Feingold para assegurar a validade, do ponto de vista teórico, do modelamento adotado.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1647
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Helicópteros
Pás de rotores
Rotores
Teoria de Floquet
Aeronaves de asas rotativas
Física
Engenharia aeronáutica
Engenharia mecânica
_version_ 1706809272979947520