Estudo comparativo entre técnicas de reparos de orifícios em juntas mecânicas de compósitos laminados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christiane Sales Reis
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=259
Resumo: Quando peças aeronáuticas são danificadas, muitas vezes é mais econômico repará-las do que substituí-las. No intuito de analisar o efeito de discrepâncias na posição nominal de orifícios em juntas mecânicas de compósitos laminados, este trabalho compara duas técnicas de reparo estrutural, sendo elas denominadas reparo convencional e reparo por spot-face, com o objetivo de restaurar as propriedades mecânicas de modo a não refugar a peça. O método convencional usa tecido seco picado na região interna do orifício, com o acréscimo de uma camada de material pré-impregnado em cada lado do laminado. Esta técnica é largamente utilizada em função de sua eficiência na restauração das propriedades mecânicas. O método spot-face consiste em preencher a região do orifício com um empilhamento de camadas de nivelamento, seguida de camadas de reparo de material pré-impregnado. A resina adesiva é responsável pela colagem desta estrutura no orifício da peça. Esta técnica é mais simples e mais rápida do que o reparo convencional. Este trabalho compara a resistência de juntas reparadas pelos dois processos. O ensaio de bearing foi o escolhido para avaliar a resistência mecânica dos orifícios de juntas de compósitos reparados. Os corpos-de-prova foram fabricados com materiais pré-impregnados de carbono e fibra de vidro e resina epóxi com orifício de diâmetro 3/16"(5,1mm). O uso da técnica spot-face nos reparos em peças de carbono não leva a uma perda considerável das propriedades mecânicas. Por se uma técnica mais rápida do que a convencional, o seu uso reduz consideravelmente o tempo gasto comparado ao reparo convencional. Quanto ao uso do método spot-face em peças reparadas com fibra de vidro, é necessário um critério mais rigoroso para sua utilização, já que ocorre uma queda média de resistência a bearing em relação à técnica convencional de 12,7%.
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