Interface filamento-matriz e propriedades associadas em compósitos metal-metal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antônio de Pádua Lima Filho
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1780
Resumo: É apresentado um estudo experimental das ligas de alumínio com 4,5% de cobre, vazadas a 950C, numa lingoteira pré-aquecida a 800C e a 150C, com arranjos de arames de Nikrothal-20 de O, 55mm de diâmetro, alinhados e dispostos numa direção perpendicular ao fluxo de extração de calor. As amostras do compósito assim obtidas, foram analizadas por microscopia ótica e eletrônica, para caracterizar as variações metalúrgicas na interface matriz-reforço. Além disso, ensaios de tração na direção longitudinal e transversal aos reforços, seguida de análise fratográfica, foram realizados no compósito fundido e envelhecido artificialmente, para avaliar o comportamento mecânico do material (grau de aderência matriz/reforço). Análises pontoadas (micro-análises), efetuadas nas amostras dos compósitos resultantes, para acompanhar os perfis de difusidades dos elementos (AI, Cu, Fe, Cr, Ni, Si e Ti), na interface matriz/reforço, revelaram que o não molhamento, é devido à formação de uma camada espessa de óxido em torno dos reforços, principalmente na parte superior da lingoteira. Por outro lado, em outras regiões ao longo da placa do compósito fundido, o molhamento é efetivado. Através das curvas tensão-deformação do compósito obtido, observa-se que um acréscimo nos produtos de reação interfacial, provoca um aumento no módulo de elasticidade do material.
id ITA_8047404ce917231ef301da321e48b79b
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1780
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Interface filamento-matriz e propriedades associadas em compósitos metal-metalMateriais compósitosPropriedades mecânicasEnsaios de materiaisEngenharia de materiaisÉ apresentado um estudo experimental das ligas de alumínio com 4,5% de cobre, vazadas a 950C, numa lingoteira pré-aquecida a 800C e a 150C, com arranjos de arames de Nikrothal-20 de O, 55mm de diâmetro, alinhados e dispostos numa direção perpendicular ao fluxo de extração de calor. As amostras do compósito assim obtidas, foram analizadas por microscopia ótica e eletrônica, para caracterizar as variações metalúrgicas na interface matriz-reforço. Além disso, ensaios de tração na direção longitudinal e transversal aos reforços, seguida de análise fratográfica, foram realizados no compósito fundido e envelhecido artificialmente, para avaliar o comportamento mecânico do material (grau de aderência matriz/reforço). Análises pontoadas (micro-análises), efetuadas nas amostras dos compósitos resultantes, para acompanhar os perfis de difusidades dos elementos (AI, Cu, Fe, Cr, Ni, Si e Ti), na interface matriz/reforço, revelaram que o não molhamento, é devido à formação de uma camada espessa de óxido em torno dos reforços, principalmente na parte superior da lingoteira. Por outro lado, em outras regiões ao longo da placa do compósito fundido, o molhamento é efetivado. Através das curvas tensão-deformação do compósito obtido, observa-se que um acréscimo nos produtos de reação interfacial, provoca um aumento no módulo de elasticidade do material.Instituto Tecnológico de AeronáuticaOdmar Simões PiresAntônio de Pádua Lima Filho1991-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1780reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:49Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1780http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:37:14.736Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Interface filamento-matriz e propriedades associadas em compósitos metal-metal
title Interface filamento-matriz e propriedades associadas em compósitos metal-metal
spellingShingle Interface filamento-matriz e propriedades associadas em compósitos metal-metal
Antônio de Pádua Lima Filho
Materiais compósitos
Propriedades mecânicas
Ensaios de materiais
Engenharia de materiais
title_short Interface filamento-matriz e propriedades associadas em compósitos metal-metal
title_full Interface filamento-matriz e propriedades associadas em compósitos metal-metal
title_fullStr Interface filamento-matriz e propriedades associadas em compósitos metal-metal
title_full_unstemmed Interface filamento-matriz e propriedades associadas em compósitos metal-metal
title_sort Interface filamento-matriz e propriedades associadas em compósitos metal-metal
author Antônio de Pádua Lima Filho
author_facet Antônio de Pádua Lima Filho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Odmar Simões Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Antônio de Pádua Lima Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais compósitos
Propriedades mecânicas
Ensaios de materiais
Engenharia de materiais
topic Materiais compósitos
Propriedades mecânicas
Ensaios de materiais
Engenharia de materiais
dc.description.none.fl_txt_mv É apresentado um estudo experimental das ligas de alumínio com 4,5% de cobre, vazadas a 950C, numa lingoteira pré-aquecida a 800C e a 150C, com arranjos de arames de Nikrothal-20 de O, 55mm de diâmetro, alinhados e dispostos numa direção perpendicular ao fluxo de extração de calor. As amostras do compósito assim obtidas, foram analizadas por microscopia ótica e eletrônica, para caracterizar as variações metalúrgicas na interface matriz-reforço. Além disso, ensaios de tração na direção longitudinal e transversal aos reforços, seguida de análise fratográfica, foram realizados no compósito fundido e envelhecido artificialmente, para avaliar o comportamento mecânico do material (grau de aderência matriz/reforço). Análises pontoadas (micro-análises), efetuadas nas amostras dos compósitos resultantes, para acompanhar os perfis de difusidades dos elementos (AI, Cu, Fe, Cr, Ni, Si e Ti), na interface matriz/reforço, revelaram que o não molhamento, é devido à formação de uma camada espessa de óxido em torno dos reforços, principalmente na parte superior da lingoteira. Por outro lado, em outras regiões ao longo da placa do compósito fundido, o molhamento é efetivado. Através das curvas tensão-deformação do compósito obtido, observa-se que um acréscimo nos produtos de reação interfacial, provoca um aumento no módulo de elasticidade do material.
description É apresentado um estudo experimental das ligas de alumínio com 4,5% de cobre, vazadas a 950C, numa lingoteira pré-aquecida a 800C e a 150C, com arranjos de arames de Nikrothal-20 de O, 55mm de diâmetro, alinhados e dispostos numa direção perpendicular ao fluxo de extração de calor. As amostras do compósito assim obtidas, foram analizadas por microscopia ótica e eletrônica, para caracterizar as variações metalúrgicas na interface matriz-reforço. Além disso, ensaios de tração na direção longitudinal e transversal aos reforços, seguida de análise fratográfica, foram realizados no compósito fundido e envelhecido artificialmente, para avaliar o comportamento mecânico do material (grau de aderência matriz/reforço). Análises pontoadas (micro-análises), efetuadas nas amostras dos compósitos resultantes, para acompanhar os perfis de difusidades dos elementos (AI, Cu, Fe, Cr, Ni, Si e Ti), na interface matriz/reforço, revelaram que o não molhamento, é devido à formação de uma camada espessa de óxido em torno dos reforços, principalmente na parte superior da lingoteira. Por outro lado, em outras regiões ao longo da placa do compósito fundido, o molhamento é efetivado. Através das curvas tensão-deformação do compósito obtido, observa-se que um acréscimo nos produtos de reação interfacial, provoca um aumento no módulo de elasticidade do material.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1780
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Materiais compósitos
Propriedades mecânicas
Ensaios de materiais
Engenharia de materiais
_version_ 1706809274196295680