Segmentação de áreas urbanas em imagens aéreas para uso em navegação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1959 |
Resumo: | No que tange ao emprego militar, é recomendável que veículos aéreos não tripulados efetuem sua navegação de maneira autônoma e independente do GPS, pois os sinais deste podem ser bloqueados ou ser alvo de interferência. Dessa forma, uma boa alternativa é pautar a navegação desses veículos em visão computacional. Este trabalho vai ao encontro com as reais necessidades do projeto PITER, na busca de se segmentar imagens aéreas em porções urbanas e não urbanas, fazendo uso dos algoritmos não supervisionados Fuzzy C-Médias, Mistura de Gaussianas, Distância Euclidiana e K-Médias, além de ser utilizado o algoritmo de classificação por contexto após a classificação. Por fim, é mostrada qual combinação de algoritmos gera os melhores resultados. |
id |
ITA_83833986c71bb5f13002c66b87377fad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1959 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Segmentação de áreas urbanas em imagens aéreas para uso em navegaçãoImagensProcessamento de imagensAlgoritmosAeronave não-tripuladaNavegação autônomaReconhecimento de padrõesEngenharia eletrônicaNo que tange ao emprego militar, é recomendável que veículos aéreos não tripulados efetuem sua navegação de maneira autônoma e independente do GPS, pois os sinais deste podem ser bloqueados ou ser alvo de interferência. Dessa forma, uma boa alternativa é pautar a navegação desses veículos em visão computacional. Este trabalho vai ao encontro com as reais necessidades do projeto PITER, na busca de se segmentar imagens aéreas em porções urbanas e não urbanas, fazendo uso dos algoritmos não supervisionados Fuzzy C-Médias, Mistura de Gaussianas, Distância Euclidiana e K-Médias, além de ser utilizado o algoritmo de classificação por contexto após a classificação. Por fim, é mostrada qual combinação de algoritmos gera os melhores resultados.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRodrigo Arnaldo ScarpelElcio Hideiti ShiguemoriMateus Habermann2011-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1959reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:03:45Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1959http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:37:46.589Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Segmentação de áreas urbanas em imagens aéreas para uso em navegação |
title |
Segmentação de áreas urbanas em imagens aéreas para uso em navegação |
spellingShingle |
Segmentação de áreas urbanas em imagens aéreas para uso em navegação Mateus Habermann Imagens Processamento de imagens Algoritmos Aeronave não-tripulada Navegação autônoma Reconhecimento de padrões Engenharia eletrônica |
title_short |
Segmentação de áreas urbanas em imagens aéreas para uso em navegação |
title_full |
Segmentação de áreas urbanas em imagens aéreas para uso em navegação |
title_fullStr |
Segmentação de áreas urbanas em imagens aéreas para uso em navegação |
title_full_unstemmed |
Segmentação de áreas urbanas em imagens aéreas para uso em navegação |
title_sort |
Segmentação de áreas urbanas em imagens aéreas para uso em navegação |
author |
Mateus Habermann |
author_facet |
Mateus Habermann |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigo Arnaldo Scarpel Elcio Hideiti Shiguemori |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus Habermann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagens Processamento de imagens Algoritmos Aeronave não-tripulada Navegação autônoma Reconhecimento de padrões Engenharia eletrônica |
topic |
Imagens Processamento de imagens Algoritmos Aeronave não-tripulada Navegação autônoma Reconhecimento de padrões Engenharia eletrônica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
No que tange ao emprego militar, é recomendável que veículos aéreos não tripulados efetuem sua navegação de maneira autônoma e independente do GPS, pois os sinais deste podem ser bloqueados ou ser alvo de interferência. Dessa forma, uma boa alternativa é pautar a navegação desses veículos em visão computacional. Este trabalho vai ao encontro com as reais necessidades do projeto PITER, na busca de se segmentar imagens aéreas em porções urbanas e não urbanas, fazendo uso dos algoritmos não supervisionados Fuzzy C-Médias, Mistura de Gaussianas, Distância Euclidiana e K-Médias, além de ser utilizado o algoritmo de classificação por contexto após a classificação. Por fim, é mostrada qual combinação de algoritmos gera os melhores resultados. |
description |
No que tange ao emprego militar, é recomendável que veículos aéreos não tripulados efetuem sua navegação de maneira autônoma e independente do GPS, pois os sinais deste podem ser bloqueados ou ser alvo de interferência. Dessa forma, uma boa alternativa é pautar a navegação desses veículos em visão computacional. Este trabalho vai ao encontro com as reais necessidades do projeto PITER, na busca de se segmentar imagens aéreas em porções urbanas e não urbanas, fazendo uso dos algoritmos não supervisionados Fuzzy C-Médias, Mistura de Gaussianas, Distância Euclidiana e K-Médias, além de ser utilizado o algoritmo de classificação por contexto após a classificação. Por fim, é mostrada qual combinação de algoritmos gera os melhores resultados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1959 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Imagens Processamento de imagens Algoritmos Aeronave não-tripulada Navegação autônoma Reconhecimento de padrões Engenharia eletrônica |
_version_ |
1706809277254991872 |