Extensão do método da rede turbilhonar generalizado para a obtenção da resposta indicial de asas no regime supersônico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Giordano de Oliveira Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=575
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para a extensão do Método da Rede Turbilhonar Generalizado na obtenção da evolução temporal dos coeficientes de força e momento aerodinâmicos em regime de vôo supersônico não estacionário. É utilizado um modelo linearizado das equações básicas da mecânica dos fluidos para a obtenção da resposta indicial de asas planas e sem espessura. Os resultados são comparados aos existentes na literatura, obtidos por meio de cálculos analíticos, demonstrando a validade do método. São estudadas as influências das características geométricas da asa e do número de Mach na resposta aerodinâmica a uma variação em degrau de ângulo de ataque. Devido à linearidade do modelo, os resultados obtidos podem ser utilizados na obtenção da resposta a um movimento qualquer, por meio do princípio da superposição e da aplicação da integral de Duhamel.
id ITA_8652f398b00a60e12c219decc41e7871
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:575
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Extensão do método da rede turbilhonar generalizado para a obtenção da resposta indicial de asas no regime supersônico.Aerodinâmica não-estacionáriaMétodo de malha turbilhonarEscoamento supersônicoAsasCoeficientes aerodinâmicosFísicaEngenharia aeronáuticaEste trabalho apresenta uma metodologia para a extensão do Método da Rede Turbilhonar Generalizado na obtenção da evolução temporal dos coeficientes de força e momento aerodinâmicos em regime de vôo supersônico não estacionário. É utilizado um modelo linearizado das equações básicas da mecânica dos fluidos para a obtenção da resposta indicial de asas planas e sem espessura. Os resultados são comparados aos existentes na literatura, obtidos por meio de cálculos analíticos, demonstrando a validade do método. São estudadas as influências das características geométricas da asa e do número de Mach na resposta aerodinâmica a uma variação em degrau de ângulo de ataque. Devido à linearidade do modelo, os resultados obtidos podem ser utilizados na obtenção da resposta a um movimento qualquer, por meio do princípio da superposição e da aplicação da integral de Duhamel.Instituto Tecnológico de AeronáuticaPaulo Afonso de Oliveira SovieroBruno Giordano de Oliveira Silva2008-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=575reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:575http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:39.281Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Extensão do método da rede turbilhonar generalizado para a obtenção da resposta indicial de asas no regime supersônico.
title Extensão do método da rede turbilhonar generalizado para a obtenção da resposta indicial de asas no regime supersônico.
spellingShingle Extensão do método da rede turbilhonar generalizado para a obtenção da resposta indicial de asas no regime supersônico.
Bruno Giordano de Oliveira Silva
Aerodinâmica não-estacionária
Método de malha turbilhonar
Escoamento supersônico
Asas
Coeficientes aerodinâmicos
Física
Engenharia aeronáutica
title_short Extensão do método da rede turbilhonar generalizado para a obtenção da resposta indicial de asas no regime supersônico.
title_full Extensão do método da rede turbilhonar generalizado para a obtenção da resposta indicial de asas no regime supersônico.
title_fullStr Extensão do método da rede turbilhonar generalizado para a obtenção da resposta indicial de asas no regime supersônico.
title_full_unstemmed Extensão do método da rede turbilhonar generalizado para a obtenção da resposta indicial de asas no regime supersônico.
title_sort Extensão do método da rede turbilhonar generalizado para a obtenção da resposta indicial de asas no regime supersônico.
author Bruno Giordano de Oliveira Silva
author_facet Bruno Giordano de Oliveira Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo Afonso de Oliveira Soviero
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno Giordano de Oliveira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aerodinâmica não-estacionária
Método de malha turbilhonar
Escoamento supersônico
Asas
Coeficientes aerodinâmicos
Física
Engenharia aeronáutica
topic Aerodinâmica não-estacionária
Método de malha turbilhonar
Escoamento supersônico
Asas
Coeficientes aerodinâmicos
Física
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho apresenta uma metodologia para a extensão do Método da Rede Turbilhonar Generalizado na obtenção da evolução temporal dos coeficientes de força e momento aerodinâmicos em regime de vôo supersônico não estacionário. É utilizado um modelo linearizado das equações básicas da mecânica dos fluidos para a obtenção da resposta indicial de asas planas e sem espessura. Os resultados são comparados aos existentes na literatura, obtidos por meio de cálculos analíticos, demonstrando a validade do método. São estudadas as influências das características geométricas da asa e do número de Mach na resposta aerodinâmica a uma variação em degrau de ângulo de ataque. Devido à linearidade do modelo, os resultados obtidos podem ser utilizados na obtenção da resposta a um movimento qualquer, por meio do princípio da superposição e da aplicação da integral de Duhamel.
description Este trabalho apresenta uma metodologia para a extensão do Método da Rede Turbilhonar Generalizado na obtenção da evolução temporal dos coeficientes de força e momento aerodinâmicos em regime de vôo supersônico não estacionário. É utilizado um modelo linearizado das equações básicas da mecânica dos fluidos para a obtenção da resposta indicial de asas planas e sem espessura. Os resultados são comparados aos existentes na literatura, obtidos por meio de cálculos analíticos, demonstrando a validade do método. São estudadas as influências das características geométricas da asa e do número de Mach na resposta aerodinâmica a uma variação em degrau de ângulo de ataque. Devido à linearidade do modelo, os resultados obtidos podem ser utilizados na obtenção da resposta a um movimento qualquer, por meio do princípio da superposição e da aplicação da integral de Duhamel.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=575
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Aerodinâmica não-estacionária
Método de malha turbilhonar
Escoamento supersônico
Asas
Coeficientes aerodinâmicos
Física
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809260186271744