Guiagem e controle não-linear subótimo de veículos lançadores de satélites em malha fechada e em tempo quase real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1622 |
Resumo: | No presente trabalho uma nova técnica de programação não-linear, um método da projeção estocástica do gradiente, é aplicada para guiagem e controle não-linear em três dimensões de veículos lançadores de satélites, utilizando um modelo massa-ponto para o veículo. A validade do procedimento numérico é testada pela resolução de um problema de transferência orbital com baixo empuxo. Soluções sub-ótimas são obtidas para a trajetória ascendente do Veículo Lançador de Satélites pela prametrização da história de controle. Os vínculos são precisamente satisfeitos e a capacidade de satelização obtida pelo procedimento é comparável à solução ótima, obtida por procedimentos indiretos. Um procedimento de guiagem e controle em malha fechada é proposto, visando minimizar os efeitos das incertezas e perturbações típicas nas quais está sujeito o veículo durante o vôo. É testada a operação de mudança de objetivo durante o vôo e a utilização de tempo de queima livre para o último estágio. É mostrada a viabilidade da operação em tempo real pela implementação da técnica de processamento paralelo. |
id |
ITA_89d30c4450240b68533d4c249c486e1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1622 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Guiagem e controle não-linear subótimo de veículos lançadores de satélites em malha fechada e em tempo quase realMecânica de vôoOtimização de trajetóriaGuiamento (movimento)Veículos de lançamentoSatélites artificiaisMecânica (Física)AerodinâmicaFísicaEngenharia aeroespacialNo presente trabalho uma nova técnica de programação não-linear, um método da projeção estocástica do gradiente, é aplicada para guiagem e controle não-linear em três dimensões de veículos lançadores de satélites, utilizando um modelo massa-ponto para o veículo. A validade do procedimento numérico é testada pela resolução de um problema de transferência orbital com baixo empuxo. Soluções sub-ótimas são obtidas para a trajetória ascendente do Veículo Lançador de Satélites pela prametrização da história de controle. Os vínculos são precisamente satisfeitos e a capacidade de satelização obtida pelo procedimento é comparável à solução ótima, obtida por procedimentos indiretos. Um procedimento de guiagem e controle em malha fechada é proposto, visando minimizar os efeitos das incertezas e perturbações típicas nas quais está sujeito o veículo durante o vôo. É testada a operação de mudança de objetivo durante o vôo e a utilização de tempo de queima livre para o último estágio. É mostrada a viabilidade da operação em tempo real pela implementação da técnica de processamento paralelo.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAtair Rios NetoFernando Madeira1996-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1622reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:46Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1622http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:55.276Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guiagem e controle não-linear subótimo de veículos lançadores de satélites em malha fechada e em tempo quase real |
title |
Guiagem e controle não-linear subótimo de veículos lançadores de satélites em malha fechada e em tempo quase real |
spellingShingle |
Guiagem e controle não-linear subótimo de veículos lançadores de satélites em malha fechada e em tempo quase real Fernando Madeira Mecânica de vôo Otimização de trajetória Guiamento (movimento) Veículos de lançamento Satélites artificiais Mecânica (Física) Aerodinâmica Física Engenharia aeroespacial |
title_short |
Guiagem e controle não-linear subótimo de veículos lançadores de satélites em malha fechada e em tempo quase real |
title_full |
Guiagem e controle não-linear subótimo de veículos lançadores de satélites em malha fechada e em tempo quase real |
title_fullStr |
Guiagem e controle não-linear subótimo de veículos lançadores de satélites em malha fechada e em tempo quase real |
title_full_unstemmed |
Guiagem e controle não-linear subótimo de veículos lançadores de satélites em malha fechada e em tempo quase real |
title_sort |
Guiagem e controle não-linear subótimo de veículos lançadores de satélites em malha fechada e em tempo quase real |
author |
Fernando Madeira |
author_facet |
Fernando Madeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Atair Rios Neto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernando Madeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mecânica de vôo Otimização de trajetória Guiamento (movimento) Veículos de lançamento Satélites artificiais Mecânica (Física) Aerodinâmica Física Engenharia aeroespacial |
topic |
Mecânica de vôo Otimização de trajetória Guiamento (movimento) Veículos de lançamento Satélites artificiais Mecânica (Física) Aerodinâmica Física Engenharia aeroespacial |
dc.description.none.fl_txt_mv |
No presente trabalho uma nova técnica de programação não-linear, um método da projeção estocástica do gradiente, é aplicada para guiagem e controle não-linear em três dimensões de veículos lançadores de satélites, utilizando um modelo massa-ponto para o veículo. A validade do procedimento numérico é testada pela resolução de um problema de transferência orbital com baixo empuxo. Soluções sub-ótimas são obtidas para a trajetória ascendente do Veículo Lançador de Satélites pela prametrização da história de controle. Os vínculos são precisamente satisfeitos e a capacidade de satelização obtida pelo procedimento é comparável à solução ótima, obtida por procedimentos indiretos. Um procedimento de guiagem e controle em malha fechada é proposto, visando minimizar os efeitos das incertezas e perturbações típicas nas quais está sujeito o veículo durante o vôo. É testada a operação de mudança de objetivo durante o vôo e a utilização de tempo de queima livre para o último estágio. É mostrada a viabilidade da operação em tempo real pela implementação da técnica de processamento paralelo. |
description |
No presente trabalho uma nova técnica de programação não-linear, um método da projeção estocástica do gradiente, é aplicada para guiagem e controle não-linear em três dimensões de veículos lançadores de satélites, utilizando um modelo massa-ponto para o veículo. A validade do procedimento numérico é testada pela resolução de um problema de transferência orbital com baixo empuxo. Soluções sub-ótimas são obtidas para a trajetória ascendente do Veículo Lançador de Satélites pela prametrização da história de controle. Os vínculos são precisamente satisfeitos e a capacidade de satelização obtida pelo procedimento é comparável à solução ótima, obtida por procedimentos indiretos. Um procedimento de guiagem e controle em malha fechada é proposto, visando minimizar os efeitos das incertezas e perturbações típicas nas quais está sujeito o veículo durante o vôo. É testada a operação de mudança de objetivo durante o vôo e a utilização de tempo de queima livre para o último estágio. É mostrada a viabilidade da operação em tempo real pela implementação da técnica de processamento paralelo. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1622 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Mecânica de vôo Otimização de trajetória Guiamento (movimento) Veículos de lançamento Satélites artificiais Mecânica (Física) Aerodinâmica Física Engenharia aeroespacial |
_version_ |
1706809273015599104 |